O Dia Mundial da Bicicleta é celebrado anualmente a 3 de junho, uma data que reúne entusiastas das duas rodas em todo o mundo para celebrar este versátil meio de transporte.
Toda a gente já percorreu uma ciclovia pelo menos uma vez na vida: alguns para ir ao trabalho, alguns para se locomover pela cidade, alguns para desfrutar de belas vistas naturais.
Quanto se fala nos Países Baixos é inevitável não pensar (entre outras coisas) em bicicletas. O país, conhecido como o reino das tulipas, é famoso mundialmente por ser um verdadeiro paraíso para os ciclistas. Não é de admirar, por isso mesmo, que mais de metade dos holandeses (54%) use a bicicleta com frequência, nomeadamente como meio de transporte pelo menos duas vezes por semana.
Em 2023, as exportações de bicicletas na União Europeia (UE) recuaram 10% face ao ano anterior, para 1,03 mil milhões de euros. Já as importações desceram 21%, para 1,98 mil milhões de euros. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat.
Recentemente, foram atualizados os apoios à compra de bicicletas, não só para incentivar os portugueses a adotarem a bicicleta como o seu principal meio de transporte, como também para impulsionar a indústria e promover um estilo de vida mais saudável e sustentável.
Fundo ambiental bicic
É caso para dizer que a tradição ainda é o que era. Em 2021, à semelhança do que aconteceu nos dois anos anteriores, Portugal foi o campeão europeu de produção de bicicletas. Ao todo, foram produzidas na União Europeia (UE) 13,5 milhões de bicicletas no ano passado, com Portugal a liderar o ranking (2,9 milhões). Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat.
A Câmara de Aljezur, no distrito de Faro, aprovou os projetos de execução que vão permitir construir cerca de 76 quilómetros (kms) de ciclovias no litoral do concelho, localizado no sudoeste do Algarve, anunciou o município.A autarquia precisou que o projeto de execução das Ciclovias do Litoral Sudo
Ir do centro de Vila Nova de Famalicão ao centro de Póvoa de Varzim de bicicleta? Sim, já é possível. Em causa está uma ecopista com 27 quilómetros que foi inaugurada recentemente. Trata-se de um projeto que “teve um custo total de cerca de 4,3 milhões de euros, parte financiados por Fundos Estruturais do Programa Operacional Norte 2020”, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).
O Aquaparque do Restelo, em Lisboa, fechou portas há quase 30 anos, mais concretamente em 1993, estando sem utilização desde então. No terreno onde se encontrava o parque aquático foi criado um parque infantil que continua, no entanto, por estrear. E, sabe-se agora, vai ser palco de uma escola para aprender a andar de bicicleta.
Uma ciclovia com 83 km, obra consignada esta semana, que atravessa os municípios da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira, e uma nova ponte com via ciclável, vão implicar um investimento total de mais de seis milhões de euros.A obra da rota Eurovelo 1 – um projeto da Comunidade Intermunicipal da Região
Portugal continuou a ser, em 2020, o campeão europeu de produção de bicicletas. Um “título” que conquistou em 2019 e que “revalidou” no ano passado, tendo produzido cerca de 2,6 milhões de bicicletas, segundo o Eurostat.
Os planos para a ciclovia da Avenida Almirante Reis mudaram. A atual pista dois sentidos que ocupa uma via de trânsito vai afinal ser substituída por duas pistas com sentido único, uma de cada lado do separador central. As obras ainda devem arrancar este ano, nomeadamente no troço da avenida sem ciclovia, entre o Areeiro e a Alameda.
A pandemia da Covid-19 veio provocar alterações a vários níveis, nomeadamente na forma como nos deslocamos. A bicicleta, por exemplo, assume-se cada vez mais como alternativa aos transportes públicos, contribuindo para o necessário distanciamento, mas também para o nosso bem-estar e saúde. E a verdade é que Portugal está na linha da frente no que à produção deste tipo de veículos diz respeito: foi o principal produtor de bicicletas na União Europeia (UE) em 2019.
Cerca de 200 quilómetros de ciclovias por toda a cidade em 2021, mais estacionamento e apoios para comprar bicicletas, passeios e esplanadas maiores e até novas ruas só para peões.
Para um passeio, para fazer desporto ou até para ir para o trabalho. A bicicleta é vista, por muitas pessoas, como um meio de transporte perfeito. E depois de algum tempo fechada em casa, por causa da pandemia, voltou a sair à rua.
Deixa-te surpreender por um turismo de aventuras e leva a tua bike para desvendar novos trilhos e paisagens. Seja em família ou entre amigos, cada pedalada pode ser uma nova historia.
Utilizar a bicicleta como meio de transporte é cada vez mais comum, principalmente nas grandes cidades. Ainda assim, nem sempre é fácil encontrar o sítio ideal para guardá-la. Se a deixarmos na rua podemos correr o risco de sermos roubados, e a verdade é que na ausência de um jardim, quintal ou garagem, pode ser difícil encontrar o sítio perfeito para armazená-la. Uma missão impossível? Nem por isso.
A fase piloto do projeto da Gira.Bicicletas de Lisboa, que decorreu nas dez estações do Parque das Nações, deve terminar no final deste mês. Nessa altura, arranca “a operação comercial com as mais de 1.400 bicicletas”, adiantou Luís Natal Marques, presidente do conselho de administração da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), responsável por este projeto de bike sharing (bicicletas partilhadas).
A rede de bicicletas partilhadas da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) começou a ser testada esta quarta-feira (dia 21) por voluntários e convidados que darão sugestões ao projeto. Trata-se de uma fase piloto que deveria ter arrancado em março.
A Câmara Municipal de Sintra (CMS) prevê lançar empreitadas para a construção de 39 quilómetros de ciclovias até 2019, num investimento de cinco milhões de euros. A primeira ligará o bairro da Portela a Mem Martins.
E se, em 2019, deixassem de circular carros no centro de Oslo, capital da Noruega? O plano da nova direção municipal da cidade, que visa reduzir a poluição por monóxido de carbono, fará com que Oslo seja a primeira capital europeia a ter uma proibição permanente para a circulação de veículos.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever