
Situado em plena Av. 5 de Outubro, no coração de Lisboa, é um dos mais emblemáticos imóveis da capital. Em 1929 recebeu o Prémio Valmor, por ser um notável exemplo de Art Deco funcional, e agora está no mercado à venda por cinco milhões de euros.
A icónica moradia familiar, projetada pelo grande arquiteto de Lisboa do séc. XX Porfírio Pardal Monteiro, faz parte do portfólio da Portugal Sotheby's International Realty, segundo escreve o Diário Imobiliário.
Com uma área bruta construída de 1.360 metros quadrados (m2), a casa de influência vienense conta com seis quartos, sete casas-de-banho, num terreno de 1.938 m2.
De linhas simples e sobriedade decorativa, a casa é descrita pelo portal como um dos marcos mais significativos da viragem operada no panorama arquitetónico português da época. O júri que, à época lhe atribuiu a distinção, caraterizava-o como um “belo exemplar da arquitetura moderna, impondo-se pelo equilíbrio das suas proporções, pela harmonia da sua decoração e pelo cuidadoso estudo dos pormenores”.
Porfírio Pardal Monteiro foi quem, no início do séc. XX mais construiu na capital, demarcando-se como primeiro moderno. Diário de Notícias, Hotel Tivoli, Reitoria da Universidade de Lisboa, Hotel Ritz, Gares Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbidos, Instituto Superior Técnico, Faculdade de Letras, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Biblioteca Nacional de Portugal são alguns dos mais notáveis edifícios de Lisboa e fazem parte da sua obra.






Para poder comentar deves entrar na tua conta