Comentários: 0
Imobiliária de Santander e Apollo quer comprar "banco mau" do Banif
Altamira

Depois da ofensiva da banca espanhola ao sistema financeiro português, chega a vez do ataque das plataformas imobiliárias do país vizinho ao mercado nacional. A imobiliária Altamira está em negociações exclusivas para comprar a Oitante, o chamado banco mau do Banif, que ficou com os ativos que o Santander não quis ao adquirir a instituição portuguesa. Em causa está a aquisição de um contrato de gestão de ativos avaliados em mais de 1.000 milhões de euros.

Propriedade do fundo Apollo (85% do capital) e do Banco Santander (15%), a plataforma espanhola destacou-se na corrida em que participaram ainda a Servihabitat, de TPG e CaixaBank, e Hipoges, participada a 40% por Cerberus, depois de um processo de várias meses.

Mas a operação - que está a ser coordenada desde Espanha por parte de Alantra (antiga N+1) - ainda não estará fechada, estando dependente das negociações das "letras pequenas", segundo conta o diário digital espanhol Voz Populi.

Altamira abre internacionalização com Portugal

O negócio pressupõe o primeiro passo na internacionalização da Altamira, uma estratégia que a empresa está a desenhar para exportar a experiência na gestão da crise espanhola para outros países. Desta forma, além de Portugal, a companhia ao longo do último ano terá estudado operações em outros países europeus, de acordo com o mesmo jornal.

A ideia de base é repliar, a outra escala, o modelo de Allfunds Bank. Com esta filial, Santander criou um líder internacional no negócio de venda de fundos de investimento e recentemente conseguiu 470 milhões de euros com a venda dos seus 25%. Com Altamira o objetivo é criar um líder na gestão e venda de ativos imobiliários.

Aliás, o Voz Populi escreve que, nos últimos meses, Santander chegou inclusivamente a negociar a recompra de 85% de Apollo em Altamira, mas não chegou a acordo com o fundo por divergência de preços.

El proceso está siendo coordinado desde España por parte de Alantra (la antigua N+1).
Altamira ganó casi 25 millones de euros en 2015, con una cifra de negocios de 267 millones. Además de los activos de Santander, esta plataforma gestiona créditos y pisos de Sareb y de Apollo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta