Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Bancos

Últimas notícias sobre "Bancos" publicadas em idealista.pt/news

Bancos continuam a abrir a torneira do crédito à habitação em plena pandemia

O 'stock' dos empréstimos concedidos pelos bancos aos particulares para efeitos de crédito à habitação voltou a subir em outubro, em plena pandemia, para 94.237 milhões de euros. Trata-se do valor mais elevado desde fevereiro de 2017 e acima dos 93.998 milhões de euros de setembro e dos 93.309 milhões de euros de outubro de 2019. Os dados são do Banco de Portugal (BdP) e revelam que o conjunto total de financiamentos aos particulares aumentou para quase 120.042 milhões de euros, o valor mais elevado desde novembro de 2015.

Notícia sobre:

Prazo para aderir a moratórias do crédito à habitação alargado até 31 de março de 2021

O prazo para aderir às moratórias bancárias, que permitem suspender o pagamento das prestações dos empréstimos, nomeadamente do crédito à habitação, terminou dia 30 de setembro, apesar do regime estar em vigor até setembro de 2021. As famílias e empresas ainda poderão, no entanto, aceder às moratórias, tendo o prazo de adesão sido alargado até março do próximo ano. Em causa está uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) apresentada pelo PSD e que foi aprovada na especialidade, no Parlamento, na terça-feira (24 de novembro de 2020).

Notícia sobre:

Taxa de juro do crédito à habitação desce em outubro – capital em dívida e prestação sobem

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação foi 0,932% em outubro, menos 3,4 pontos base que no mês anterior (0,966%). Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro desceu de 0,966% em setembro para 0,914% em outubro. Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (23 de novembro de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Banco Santander Consumer Portugal muda-se para Carcavelos, para os terrenos da antiga fábrica Legrand

O Banco Santander Consumer Portugal (BSCP) tem uma nova sede: o Alagoa Office & Retail Center, em Carcavelos, nos terrenos da antiga fábrica Legrand. Trata-se de um “espaço inovador, moderno e colaborativo” que dispõe de 2.900 metros quadrados (m2) e que tem capacidade para receber até 250 pessoas, refere o banco, salientando que “as novas instalações permitem uma melhor comunicação entre equipas, fomentando o trabalho e a interação contínua entre áreas funcionais”. 

Notícia sobre:

Futuro da avaliação imobiliária em debate: “Um dos desafios continua a ser os honorários”

O estado atual da atividade da avaliação imobiliária, em tempos de pandemia da Covid-19, e o futuro da profissão em Portugal estarão em discussão esta sexta-feira (6 de novembro de 2020) à tarde. A Associação Profissional das Sociedades de Avaliação (ASAVAL), que celebra dez anos de existência, realiza um congresso online, em formato webinar – a participação é gratuita –, sob o tema “10 anos de atividade ASAVAL: o estado da arte e expetativas para a próxima década”. “Um dos desafios continua a ser a sustentabilidade, uma vez que apesar de ligeiramente revistos nos últimos dois anos, os honorários praticados pelo setor financeiro continuam desfasados do que é exigido de perícia técnica e responsabilidade aos peritos avaliadores”, conta ao idealista/news Paulo Barros Trindade, presidente da direção da associação.

Notícia sobre:

Crédito à habitação “reage” a pandemia: bancos emprestaram 970 milhões de euros em setembro

Os bancos emprestaram 970 milhões de euros para a compra de casa em setembro, mais 116 milhões que no mês anterior (854 milhões) e mais 55 milhões que no período homólogo (915 milhões). É preciso recuar até janeiro – antes do aparecimento da pandemia da Covid-19 – para encontrar um valor superior de novo crédito à habitação concedido (977 miilhões).

Notícia sobre:

Portugueses vão menos ao banco em tempos de pandemia – e usam mais o telemóvel

O ‘mobile’ é o canal bancário que mais cresce em Portugal, com mais 7,3% que há 12 meses e mais 16,7% que há 24 meses. Em causa estão dados mensais do estudo Basef Banca da Marktest, que mostram que a ida ao banco em tempos de pandemia de Covid-19 está a perder “terreno”.

Notícia sobre:

Taxas de juro negativas nos empréstimos da casa até 2030 - por causa da Covid-19

As taxas Euribor – as mais usadas em Portugal para efeitos de concessão de crédito à habitação – continuam em queda e em terreno negativo, um cenário que se deverá prolongar por mais alguns anos, até 2030, devido à crise pandémica da Covid-19. Esta é, pelo menos, a previsão de alguns dos intervenientes do setor financeiro. E é uma boa notícia para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa, já que a prestação continará a baixar – ou pelo menos não tenderá a aumentar.

Notícia sobre:

O que é (e como obter) o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?

O que é o Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal (BdP) e para que serve este documento? Trata-se, na prática, de uma informação que agrega todos os teus créditos e que identifica qual o banco ou instituição financeira onde tens empréstimos, bem como quais são as tuas obrigações mensais. 

Notícia sobre: