Arrow Global Portugal

Arrow lança a From: para gerir o seu portefólio imobiliário em Portugal

Fundada em 2005 e com sede no Reino Unido, a Arrow Global, gestora europeia especializada em crédito e imobiliário, gere cerca de 125 mil milhões de euros em ativos, dos quais mais de 13 mil milhões em Portugal, através da Arrow Global Portugal. A empresa anuncia, agora, o lançamento da From:, “a nova plataforma B2C que coloca o cliente no centro do desenvolvimento do seu portefólio imobiliário”. Ajudará a “maximizar o valor e o potencial dos seus ativos imobiliários”, segundo adianta em comunicado. O objetivo é “alcançar a venda de 2.500 unidades em três anos”.
Pedro Fontainhas, presidente da APR

Branded residences em Portugal: “Fenómeno está em franco crescimento”

Uma penthouse de dois andares no Parque das Nações (Lisboa) com vista para o rio Tejo é o cenário da conversa com Pedro Fontainhas, Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Turismo Residencial e Resorts (APR). O luxo marca presença em todos os cantos do apartamento, que tem, por exemplo, um elevador para fazer a ligação entre os dois andares. Falamos de uma branded residence (residência de marca) que se encontra no último andar do Martinhal Lisbon Oriente e que está disponível no mercado para venda (o valor é desconhecido) e arrendamento, neste caso por cerca de 9.500 euros por noite. E sim, já teve inquilinos. “É um fenómeno mais recente em Portugal, mas que está igualmente em franco crescimento”, diz Pedro Fontainhas, em relação a este tipo de produto imobiliário.

Os negócios imobiliários que marcaram o ano de 2024

O ano de 2024 mostrou que Portugal continua a ser um destino atrativo e uma espécie de porto seguro para os investidores imobiliários nacionais e internacionais. Uma terra de oportunidades, apesar das incertezas existentes e das críticas de alguns players do setor, nomeadamente às burocracias existentes e à instabilidade fiscal. Foram vários, de resto, os negócios que movimentaram milhões de euros ao longo do ano. Passamos em revista algumas dessas transações.
Comprar casa na Finlândia

Finlândia quer impedir cidadãos russos de comprar imóveis

O Governo da Finlândia apresentou um projeto de lei para impedir a compra de propriedades por cidadãos estrangeiros. A iniciativa surge para garantir a segurança do país nórdico, numa altura em que crescem as preocupações com a compra de imóveis por cidadãos e empresas russas.
Investidores estrangeiros de olho em Portugal

Crise na habitação: "Há investidores interessados em combater problema"

Esta é a história de duas advogadas portuguesas que se juntaram para apoiar investidores estrangeiros. Catarina Almeida Garrett e Filipa Pinto de Carvalho criaram, em 2016, a sociedade AGPC (de Almeida Garrett e Pinto de Carvalho), que está “orientada essencialmente para assessorar o cliente e investidor internacional”, nomeadamente no setor imobiliário, revela Catarina em entrevista ao idealista/news. “Temos acompanhado de perto as operações imobiliárias e ajudado os investidores a adaptarem-se às novas legislações”, acrescenta, salientando que há muitos clientes/investidores estrangeiros “interessados em combater o problema” da crise na habitação no qual se encontra o país. 
Pedro Coelho, CEO da Square Asset Managment

“Para o imobiliário haver uma inflação controlada e a 2% até é bom”

A Square Asset Management (Square AM) foi constituída como sociedade independente regulamentada há 22 anos, em 2002. Três anos mais tarde, em 2005, foi lançado o fundo de rendimento aberto CA Património Crescente, o maior fundo imobiliário nacional, e mais recentemente o Property Core Real Estate Fund. Pedro Coelho recebe-nos, sorridente e de braços abertos, no escritório da Square AM, localizado no 14º piso da Torre 3 das Amoreiras, naquela que é uma das melhores vistas sobre Lisboa, como faz questão de referir. “Para o imobiliário haver uma inflação controlada e a 2% até é bom”, diz, com o Tejo como pano de fundo, o CEO da sociedade em entrevista ao idealista/news. “Há uma parte de uma geração nova que não sabe bem viver com a inflação e está habituada a preços fixos, digamos assim. Os mais antigos já tiveram inflações muito mais altas”, argumenta. 
Terrenos do Oeiras Tech City

RE Capital e REIG compram "ambicioso projeto" em Oeiras ao Novo Banco

A RE Capital, empresa imobiliária especializada em reaproveitamento de imóveis, com presença em Londres (Reino Unido), Lisboa, Luxemburgo e Genebra (Suíça), e o seu parceiro de investimento Real Estate Investement Group (REIG) compraram o Oeiras Tech City, que estava na posse do Novo Banco. Em causa está um inovador empreendimento de uso misto – residencial e comercial – “no coração do concelho de Oeiras”, perto de Lisboa, refere a empresa em comunicado. 
Portugal atrai investidores imobiliários

Portugal atrai investidores: entre os destinos mais procurados em 2024

A atividade de investimento imobiliário a nível global deverá aumentar em 2024, atingindo um pico no terceiro trimestre, antecipa o Savills World Research. Segundo o mais recente relatório da consultora imobiliária, Portugal “estará entre os destinos mais procurados para investimento devido ao seu potencial turístico”. 

Resort Palmares Ocean Living & Golf comprado por 400 milhões de euros

A Arrow Global, gestora europeia de ativos alternativos integrados verticalmente, comprou, em colaboração com uma construtora portuguesa, o resort turístico Palmares Ocean Living & Golf, localizado no Algarve. “O investimento foi realizado através dos fundos geridos pela Arrow Global, correspondendo o investimento combinado (aquisição e desenvolvimento futuro) a cerca de 400 milhões de euros”, refere em comunicado a empresa. 
Estrangeiros vêm para Portugal e portugueses emigram

Isenções fiscais atraem estrangeiros – e portugueses emigram…

As isenções fiscais concedidas a cidadãos estrangeiros que venham residir, investir ou trabalhar em Portugal fizeram com que muitas pessoas escolhessem o país para viver. O outro lado da moeda é a fuga de residentes, nomeadamente jovens, que fazem as malas rumo a outros destinos em busca de melhores condições de vida e de trabalho e/ou salariais. Um cenário que parece ter ganho força com a cada vez maior tendência de Portugal ser um dos locais de eleição para nómadas locais.
Estrangeiros investem em imobiliário

Estrangeiros investem valor recorde no imobiliário em Portugal

A restrição do financiamento bancário e o fim dos vistos gold em Portugal para compra de imóveis geraram um clima de incerteza para os investidores estrangeiros. Mas os dados agora publicados pelo Banco de Portugal (BdP) revelam que, até setembro, os investidores estrangeiros estiveram mais ativos que nunca no nosso país. Isto porque o investimento direto estrangeiro no imobiliário atingiu um valor recorde no verão de 2023 somando 30.447 milhões de euros, mais 14% face ao mesmo período do ano passado.
Há milhares pedidos de residência pendentes

Nova agência herda do SEF 327 mil pedidos de residência pendentes

A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que começou formalmente a trabalhar dia 29 de outubro de 2023, herdou 327 mil pedidos de residência pendentes que estavam na posse do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que ficou oficialmente extinto com a entra em funções da AIMA. Um número que representa mais do dobro dos títulos concedidos pelo SEF em todo o ano de 2022.
Logística em alta em Portugal

Vai nascer no Grande Porto um complexo logístico com 16.570 m2

É mais um negócio que comprova que Portugal continua no radar dos investidores imobiliários estrangeiros, neste caso nos que apostam no segmento da logística. Em causa está a construção de um complexo logístico em Paredes, no Grande Porto, que terá 16.570 metros quadrados (m2), incluindo escritórios e zonas comuns. O Gandra North Green Logistics Park, como se chamará, está totalmente arrendado e é o terceiro investimento logístico dos alemães da Aquila Group em Portugal – através da marca Green Logistics. 
Fim dos vistos gold em Espanha

Vistos gold: Governo espanhol estuda endurecer ou acabar com programa

Os vistos gold estão por um fio na Europa. A União Europeia (UE) tem pressionado cada vez mais os seus Estados-membros a acabar com esse programa que considera “antidemocrático”. E há já vários países a querer pôr um fim ao programa golden visa, como é o caso de Portugal. Em Espanha, o Governo também quer endurecer os critérios de concessão de autorizações de residência a estrangeiros que comprem casas no país. E em cima da mesa está até a hipótese acabar de vez com o programa vistos gold em Espanha.
Amancio Ortega investe forte no setor imobiliário fora de Espanha

Amancio Ortega (dono da Zara) compra antiga sede da BBC por 93 milhões

O fundador do grupo Inditex (dono da Zara e da Massimo Dutti), Amancio Ortega, continua a investir forte no mercado imobiliário fora de Espanha, tendo fechado a compra, recentemente – através da sua empresa de investimentos Pontegadea –, da antiga sede da BBC em Londres (Reino Unido) por cerca de 82 milhões de libras (93 milhões de euros).

Apartamento no Dubai custou 51 milhões de euros – um valor recorde

O mercado residencial de luxo dos Emirados Árabes Unidos tornou-se o novo local de peregrinação dos mais ricos do mundo. No Dubai, o segmento de habitação premium associado a marcas de luxo como Four Seasons, Bulgari ou Cavalli disparou no ano passado. A venda de um apartamento com a assinatura Baccarat foi recentemente fechada por 203,1 milhões de dirhams, cerca de 50,8 milhões de euros. Um novo recorde. 
Alguns países e/ou regiões querem proibir a venda de casas a estrangeiros

Proibir compra de casas a estrangeiros? Comissão Europeia diz que não

A Comissão Europeia estipulou que para que um Estado-membro da União Europeia (UE) possa limitar a compra de casa a não residentes (estrangeiros) tenha de haver “razões imperiosas de interesse geral” reconhecidas na jurisprudência do Tribunal de Justiça da UE (TJUE). Disso mesmo deu conta a comissária europeia para os Serviços Financeiros, Estabilidade Financeira e União dos Mercados de Capitais, Mairead McGuinness, em resposta a uma questão parlamentar da eurodeputada espanhola das ilhas baleares Rosa Estaràs, do Partido Popular (PP).
Portugal terá a maior participação de sempre no MIPIM

MIPIM 2023: Portugal abre portas ao investimento imobiliário

Portugal volta a marcar presença em força naquela que é considerada a maior e mais importante feira do setor imobiliário do mundo, o MIPIM, que “abre portas” esta terça-feira e termina sexta-feira (17 de março de 2023), realizando-se como sempre em Cannes (França). “Esta será sem dúvida a maior participação de sempre de Portugal no MIPIM e isso deve-se ao reconhecimento pelo setor da importância da feira. Quem vai uma vez continua a ir e espalha a palavra, pelo que o evento vai crescendo”, diz ao idealista/news Rui Coelho, representante do MIPIM em Portugal.