Comentários: 0
Fundação Champalimaud constrói novo centro do cancro do pâncreas em Belém
Fundação Champalimaud

Será no terreno situado ao lado do atual edifício da Fundação Champalimaud, na zona de Belém, frente ao rio Tejo, em Lisboa, que vai ser construído o novo centro de pesquisa e tratamento do cancro do pâncreas. O projeto vai implicar um investimento de 50 milhões de euros, recebidos dos fundadores da Danone, a família Botton.

A abertura do novo centro que deverá chamar-se centro “Botton-Champalimaud, e cujo arquiteto falta ainda eleger, está prevista para outubro de 2020, dez anos depois da inauguração do “Centro Champalimaud para o Desconhecido”. A sede da Fundação Champalimaud teve a assinatura de Charles Correa, falecido em julho de 2015, por muitos considerados o maior arquiteto da Índia.

A doação de 50 milhões de euros foi feita por Mauricio Botton Carasso e a mulher, Charlotte Botton, familiares dos fundadores da empresa Danone, fundada em Espanha em 1919. Mauricio Botton Carasso é considerado um dos homens mais ricos do país vizinho.

Segundo a Fundação, citada pela Lusa, “é a primeira vez que uma família estrangeira confia a uma instituição filantrópica portuguesa uma responsabilidade desta natureza”.

Mauricio Botton Carasso, nascido em França, é da terceira geração da família de judeus sefarditas, sendo neto de Isaac Carasso, fundador da Danone, de acordo com informação fornecida pela Fundação Champalimaud.

A família de origem grega foi para Barcelona durante a I Guerra Mundial, no entanto, vários elementos da família tiveram de fugir mais tarde ao antissemitismo nazi.

O cancro do pâncreas é atualmente, de acordo com a agência de notícias, responsável pela morte de cerca de 1.300 pessoas em Portugal e mais de 330 mil pessoas no mundo.

A incidência do cancro do pâncreas tem vindo a aumentar, surgindo todos os anos perto de 280 mil novos casos a nível mundial.

Hoje em dia, o cancro do pâncreas é a quinta causa mais frequente de morte por cancro, prevendo alguns especialistas que passe a ser a quarta causa dentro de cerca de uma década.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade