Empresa de property management de origem holandesa quer ser líder de gestão imobiliária europeia em 2020 e triplicar o volume de negócios.
Comentários: 0
MVGM entra em Portugal: compra negócio de gestão de imóveis da JLL que vale 1.100 milhões
Miguel Kreiseler, managing director da MVGM Portugal, e Walter Sas, diretor da MVGM International MVGM

A MVGM, empresa de property management de origem holandesa, acabou de “aterrar” em território português, depois de fechar a compra do negócio europeu de gestão de imóveis da JLL. Em Portugal, a holandesa vai ficar a gerir uma carteira de 75 projetos, entre escritórios, centros comerciais e residencial, num total 850.000 metros quadrados (m2) avaliados em 1.100 milhões de euros.

Com a integração do negócio europeu de gestão imobiliária da JLL, a MVGM aumenta significativamente a sua presença na Europa – já é a maior gestora imobiliária da Holanda e um dos principais operadores da Alemanha. Nas últimas semanas, concluiu as aquisições do negócio de property management da JLL na Holanda, Alemanha, Roménia, Eslováquia, República Checa, Bélgica e Luxemburgo, aos quais se juntam agora Portugal, Espanha e Polónia. Torna-se, assim, num dos "cinco maiores 'players'europeus na gestão imobiliária.

Na sessão de apresentação aos jornalistas, Miguel Kreiseler, Managing Director da MVGM Portugal, revela que o objetivo da empresa é ser “líder de gestão imobiliária na Europa” e “triplicar o volume de negócios”.

Residencial é aposta forte

A carteira de projetos portuguesa, que transitou da JLL – tal como a equipa constituída por 37 pessoas – divide-se em escritórios (55%), retalho (40%) e residencial (5%), mas a estratégia passa por reforçar este último segmento. “Em Portugal a área residencial é muito forte e pode ser uma porta de entrada para a MVGM”, adiantou o responsável, referindo a “oportunidade significativa de crescimento”. O primeiro passo, garante, é “estabilizar a equipa e clientes”, para depois começar a olhar para as áreas de negócio.

Frisa, contudo, que a empresa não pretende comprar ou construir edifícios. O objetivo é trabalhar, por exemplo, “em parceria com os promotores na área da gestão”, e fazer o que já se faz na Holanda: “Aconselhar sobre as zonas, se em determinado local da cidade são necessários mais T3 ou T4, este tipo de serviços ou outros. Não vamos desenvolver projetos, mas vamos trabalhar de braço dado com os promotores”, salienta.

Entre os projetos que vão ficar sob a gestão da holandesa estão o Palácio Sotto Mayor (Lisboa), o Ferrara Plaza (Paços de Ferreira), o Edifício da NOS (Lisboa), o Edifício Zenith (Oeiras) e o Campera Outlet (Carregado).

“Ao juntar-nos à MVGM esperamos aumentar o nosso impacto no mercado português, explorando o potencial do setor e oferecendo aos nossos clientes a mais-valia da combinação do conhecimento internacional com as competências locais”, refere Miguel Kreiseler.

Mais de 30 escritórios à nível global

Com mais de 1.500 colaboradores, a MGVM está agora presente em 10 países europeus, com 38 escritórios. A empresa trabalha com investidores nacionais e internacionais, bancos, fundos de investimento, instituições financeiras, associações de proprietários, empreendedores, companhias de seguros, governos e agências governamentais.

Tem agora sob gestão mais de 18,5 milhões de m2 de escritórios e espaços comerciais - 12 milhões de m2 dos quais provenientes da JLL-, mas também 90.000 unidades residenciais e 3.200 associações de proprietários.

Operação juridicamente assessorada pela Cuatrecasas

A sociedade de advogados assessorou o comprador na realização da auditoria legal ao negócio da JLL em Portugal e Espanha, bem como na preparação da documentação contratual, que inclui também uma parceria estratégica entre a MVGM e a JLL.

A assessoria realizada pela Cuatrecasas envolveu uma equipa multijurisdicional, em Lisboa e Barcelona, liderada respetivamente pelos sócios João Mattamouros Resende e Bernat Mullerat. Entre os advogados portugueses envolvidos estão também Francisco Martins Caetano e Margarida Sapateiro, associados das áreas de M&A e imobiliário, e Sandra Silveira, consultora da área de laboral.

Uma vez que a operação abrangeu várias jurisdições europeias para além de Portugal e Espanha, trabalharam também nela outros escritórios de advogados.

“Esta é mais uma operação de M&A assessorada pela Cuatrecasas, sociedade de advogados que tem vindo a liderar o ranking no mercado ibérico em volume de operações de fusões e aquisições entre 2013 e 2017 e até ao 3.º trimestre de 2019, de acordo com a agência de informação ­financeira Mergermarket”, aponta a sociedade em comunicado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade