Bruxelas propõe reduzir o IVA na construção e limitar rendas temporárias
Uma comissão do Parlamento Europeu aprovou esta terça-feira, dia 10 de fevereiro de 2026, um relatório que propõe uma taxa de IVA entre 2% e 5% para a construção de habitação e em que se admite a necessidade de medidas para limitar as rendas de curta duração. Este relatório, que visa responder à crise na habitação, foi aprovado esta segunda-feira na Comissão Especial sobre a Crise da Habitação, com 23 votos a favor, seis contra e quatro abstenções.
Eurodeputados aprovam medidas para combater crise habitacional na UE
O Parlamento Europeu deu um passo decisivo na resposta à crise habitacional que afeta milhões de europeus. Esta segunda-feira, dia 9 de fevereiro de 2026, a Comissão Especial adotou as recomendações finais sobre a crise da habitação, propondo medidas para garantir habitação digna, sustentável e acessível em toda a União Europeia (UE).
Esquiar na Europa sem gastar muito: os destinos mais baratos
Viajar para esquiar pode parecer um luxo reservado a quem tem um grande orçamento, especialmente quando pensamos nos Alpes suíços ou franceses. Mas a Europa está repleta de estâncias de esqui com custos diários muito mais acessíveis, onde é possível desfrutar da neve, das pistas e de paisagens de montanha com preços bastante mais baixos. Descobre quais são os destinos de esqui mais económicos da Europa.
Portugal no top 3 de subida dos preços das casas na Europa até 2028
Depois de passar os últimos dois anos a aumentar a dois dígitos, os preços das casas em Portugal deverão abrandar o ritmo de subida já em 2026 e nos dois anos seguintes, antecipa a S&P Global. Mas, ainda assim, Portugal continuará a estar no top 3 de maiores subidas nos preços das casas na Europa até 2028.
BCE volta a manter juros – mas poderá agir face à valorização do euro
O Banco Central Europeu (BCE) continua numa “boa posição”, motivo pelo qual decidiu manter as suas taxas de juro diretoras inalteradas pela quinta vez consecutiva na reunião desta quinta-feira, dia 5 de fevereiro.
Os melhores destinos para viajar em 2026 – há um em Portugal
Num mundo em que as fronteiras voltam a abrir-se em força e viajar ganha um novo significado, os turistas procuram cada vez mais experiências autênticas, sustentáveis e capazes de deixar marca. É neste contexto que a National Geographic acaba de revelar a sua mais aguardada lista dos melhores destinos para viajar em 2026 – e um é português.
Primeira aldeia regenerativa tokenizada da Europa nasce no Alentejo
Cerca de 48% dos residentes urbanos em Portugal veem com bons olhos a troca da cidade pela vida no campo, considerando que há mais vantagens no meio rural.
Limehome prepara expansão para 2026 com novo investidor estratégico
O ano de 2025 foi um ano recorde para a Limehome, com mais de 3.500 novas unidades com contrato assinado por toda a Europa e ultrapassando as 12.500 em operação e sob contrato.
Retalho: Portugal registará em 2025 a maior subida em vendas na Europa
O mercado português deverá fechar o ano com o maior crescimento a nível de vendas a retalho no continente europeu, estimando-se uma subida de 4,8%, que supera o Luxemburgo (4,4%) e a República Checa (4,1%).
Mercado imobiliário na Europa: 2026 será um ano de crescimento?
2026 não será apenas mais um ano para o imobiliário europeu. Será, sim, o ano em que o crescimento deste mercado vai retomar. É o que diz o relatório "European IG Real Estate 2026 Outlook", do Barclays, que descreve um setor que voltou a crescer após um período de "sobrevivência".
Escritórios: Lisboa é a 16ª cidade europeia mais resiliente à IA
Numa era marcada pela acelerada transformação digital, Lisboa é 16ª cidade da Europa com maior resiliência face à Inteligência Artificial (IA) no mercado de escritórios, distinguindo-se pelo dinamismo dos seus polos empresariais e pela qualidade do talento tecnológico disponível.Segundo o estudo mai
Universidades portuguesas e mulheres dominam pedidos de patentes na Europa
Em Portugal, a inovação vive um bom momento, com um crescimento contínuo nos pedidos de patentes. Em 2024, empresas e inventores portugueses submeteram 347 pedidos de patente europeia, mais 4,8% do que no ano anterior, segundo a Organização Europeia de Patentes (OEP).
Setor da construção na Europa com tendência de crescimento até 2028
O setor da construção civil na Europa estabilizou e apresenta sinais de recuperação nas principais economias, prevendo-se um crescimento mais sólido entre 2026 e 2028, além de um renascimento de novos projetos de construção residencial e um maior crescimento na construção de edifícios de escritórios.
Envelhecimento da população leva à procura de casas mais pequenas
Muito se pode aprender sobre o impacto das tendências demográficas na habitação com o Japão, um dos países mais envelhecidos do mundo. A procura de habitação tende a mudar, voltando-se para casas mais pequenas. E haverá mais casas grandes abandonadas, sobretudo, nas áreas rurais.
Escritórios na Europa: 75% estão arrendados em localizações centrais
Os Central Business Districts (CBDs) têm registado uma crescente ênfase em todo o continente europeu.
"Emergência" da habitação é prioridade para novo presidente da CESE
O novo presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE) disse esta quarta-feira (dia 22 de outubro) querer colocar "a sociedade civil no coração da Europa", defendendo como prioridades responder à "emergência" da crise habitacional e o combate à pobreza."A sociedade civil deve estar no coração
Lisboa é a cidade mais popular entre detentores de elevado património
As mudanças no regime tributário, o aumento da tensão geopolítica e as alterações no panorama dos vistos têm acelerado a migração de riqueza, com a Europa a emergir como destino eleito, devido à estabilidade política, estilo de vida e boa governação, e com Lisboa a liderar as cidades preferidas.
Países da Europa com mais cães em casa: Portugal ocupa o 4º lugar
O amor, a lealdade e o carinho que um cão transmite, enche qualquer casa de alegria e felicidade. Esta imagem, partilhada pela conta de Instagram The World in Maps, mostra a percentagem de lares que têm pelo menos um companheiro de quatro patas, segundo dados da Federação Europeia de Alimentos para Animais de Companhia (FEDIAF)
Lisboa entre as capitais europeias onde custo de vida supera salário
Os rendimentos e o custo de vida variam muito entre as capitais europeias.
Destinos europeus para férias: estes são os países mais visitados em 2024
Portugal destaca-se como um dos destinos turísticos mais procurados no verão, ao lado de países como Espanha, França e Itália. Com a recuperação total do setor após a pandemia, estima-se que 1,47 mil milhões de pessoas tenham viajado internacionalmente em 2024. A Europa lidera como principal destino mundial, concentrando mais de metade das chegadas. No entanto, o crescimento do turismo tem gerado desafios, como o aumento dos preços da habitação em cidades como Lisboa, devido à proliferação de alojamentos locais.
As 10 cidades europeias mais bonitas para visitar no verão
O verão é a estação ideal para explorar as cidades europeias — um verdadeiro caleidoscópio de destinos capazes de agradar a todos os tipos de viajantes. De Lisboa, com os seus elétricos, a Copenhaga, capital da sustentabilidade, passando pelos festivais de Edimburgo e Málaga, até às atmosferas medievais de Tallinn e Gante, o continente enche-se de eventos, sabores e experiências inesquecíveis. Há também pérolas menos conhecidas, como Graz e Dubrovnik, enquanto Nápoles encanta com a sua combinação de história e calor mediterrânico.
Investimento imobiliário em Portugal subiu 78% para 1.230 milhões
O investimento imobiliário em Portugal subiu 78%, em termos homólogos, no primeiro semestre deste ano, para 1.230 milhões de euros, de acordo com dados da consultora imobiliária CBRE.
Crédito da casa em Portugal: valor total sobe mais rápido que na Europa
A procura por crédito habitação em Portugal está em alta há vários meses. E esta tendência tem feito subir o montante total de empréstimos para compra de casa mês após mês, atingido um novo máximo desde o final de 2013 em junho.
Europa vê na dívida imobiliária uma aposta segura em tempos incertos
No primeiro semestre de 2025, o mercado imobiliário europeu demonstrou uma resiliência notável face a um ambiente macroeconómico instável e ao aumento das tensões geopolíticas, de acordo com o último relatório da gestora de activos DWS. A combinação de taxas de juro mais baixas, fundamentos sólidos do sector e condições de financiamento favoráveis reavivou o interesse dos investidores, particularmente em estratégias de empréstimos integrais e subordinados em mercados-chave como o Reino Unido, a Alemanha, a França e o Sul da Europa.
As 10 cidades europeias onde a taxa turística mais pesa no orçamento
Com a retoma do turismo a nível mundial após a pandemia, são cada vez mais os destinos que implementam ou aumentam taxas turísticas para reforçar as economias locais e mitigar os impactos negativos do turismo massificado. Estas taxas, muitas vezes vistas como pequenas, podem rapidamente acumular-se ao longo de uma estadia, chegando, em alguns casos, a várias centenas de euros a mais que o previsto.