Moradia Prémio Valmor, na Avenida da República, foi comprada por sociedade do fundo ECS, gerida por Gracinda Raposo.
Comentários: 0
Crédito Agrícola vendeu edifício em Lisboa à mãe de gestor de Licínio Pina
planicie.pt

A cúpula da Caixa Central de Crédito Agrícola, liderada por Licínio Pina, volta a estar no centro do furacão mediático e financeiro. Depois de saber-se que o presidente do banco, Licínio Pina, pagava um salário à mulher - por alegado apoio psicológico num emprego fictício - agora foi tornado público que a instituição vendeu um imóvel à mãe do gestor Sérgio Frade. Ambos os procedimentos tiveram luz verde do Banco de Portugal (BdP).

Neste segundo caso, noticiado pelo Público, estará em causa a venda de uma "moradia na Avenida da República, em Lisboa, a uma empresa ligada ao fundo de capital de risco, ECS, gerida por Gracinda Raposo, mãe de Sérgio Frade, que, por sua vez, era (e é) administrador da equipa de Licínio Pina".

O edifício, que recebeu o Prémio Valmor e está classificado como imóvel de interesse público, estava parqueado no balanço da Caixa Central, por via da liquidação do CBI (Central Banco de Investimento). O CBI era detido em mais de 60% pela Caixa Central, a sua principal fonte de recursos.

O jornal detalha que, em setembro de 2013, no quadro da reorganização do grupo, foi deliberada a venda de ativos imobiliários, entre os quais estava este imóvel. Foi depois, no final de 2014, que uma empresa do fundo de capital de risco ECS - controlada e gerida pelo antigo governador do BdP, António Sousa - fechou negócio com o banco, num modelo de arrendamento-venda.

Acontece que, de acordo com o que escreve ainda o Público, a sociedade compradora era gerida por Gracinda Raposo, mãe de Sérgio Raposo Frade, que, por sua vez, pertencia (e pertence) ao conselho de administração do vendedor, chefiado por Licínio Pina. Gracinda Raposo, acrescenta o jornal, é também administradora executiva da ECS.

A EY, por sua vez, no âmbito de uma auditoria solicitada pelo Banco de Portugal, considerou que Sérgio Frade não deveria ter participado na reunião que aprovou a operação.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade