Obras de musealização do imóvel algarvio estão a seguir a bom ritmo. E abertura está prevista para abril de 2022.
Comentários: 0
Banhos Islâmicos de Loulé
Projeto dos Banhos Islâmicos de Loulé Câmara Municipal de Loulé

Os Banhos Islâmicos de Loulé, um dos mais completos da Península Ibérica, vão ser promovidos a monumento nacional. O procedimento de classificação já foi aberto na semana passada, segundo publicação em Diário da República. Esta é mesmo a “categoria mais elevada no âmbito da classificação do património cultural e isso é verdadeiramente diferenciador do património”, afirmou Dália Paulo, diretora municipal da Câmara de Loulé.

O pedido de classificação já havia sido feito em maio desde ano pela autarquia e obteve luz verde por parte da Direcção-Geral do Património Cultural a 25 de outubro de 2021. E o objetivo da autarquia passa por “conceder ainda mais valor“ aos Banhos Islâmicos, afirmou a diretora municipal.

Trata-se de uma arquitetura que, por si só, é importante para o concelho de Loulé, para a região do Algarve e até para o país, por serem, neste momento, “os únicos banhos islâmicos conhecidos em território português e aqueles que têm, ao nível da sua planta, uma das mais completas da Península Ibérica”, destaca ainda Dália Paulo em declarações à Lusa.

Agora, com o procedimento de classificação aberto, os Banhos Islâmicos de Loulé ficam com “o mesmo grau de proteção daqueles que já estão classificados”, refere ainda diretora municipal. Segundo a legislação, este processo pode demorar um ano até ser concluído.

Banhos islâmicos em Loulé
Mercado Municipal de Loulé wikimedia_commons

Abertura em abril de 2022

Sobre o processo de musealização dos Banhos Islâmicos de Loulé, anunciado em meados de 2019 e com um prazo de execução de dois anos e meio, Dália Paulo assegurou que “não atrasou, a obra não parou um dia, e mesmo em plena pandemia [da Covid-19] continuou”.

“Nós neste momento estamos, no que à obra de arquitetura diz respeito, numa fase muito, muito adiantada e estamos já a trabalhar também para preparar os conteúdos museológicos e a história que vamos contar através daquele lugar, porque falamos sempre dos banhos islâmicos, mas aquilo é um complexo que tem também a Casa dos Barreto e conta-nos duas histórias”, afirmou.

A abertura do espaço ao público já está, por isso, a ser preparada e a Câmara e Loulé conta fazê-la “no dia mundial dos museus e sítios em 2022, que é a 18 de abril”, estimou a diretora municipal.

Este será o início do projeto chamado “Quarteirão Cultural”, que vai “ser um complexo cultural que vai ser um âncora do território e muito importante para a candidatura do geoparque mundial que os três municípios estão a preparar” para apresentar à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, sublinhou.

Património cultural de Loulé
Castelo de Loulé wikimedia_commons
*Com Lusa
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta