A empresa já adquiriu 100 parcelas e propôs a compra das restantes aos respetivos proprietários.
Comentários: 0
mina de litio
Getty Images

A britânica Savannah Resources deu início ao processo de expropriação de 472 terrenos em Boticas, distrito de Vila Real, necessários para a construção da mina de lítio do Barroso. Com um total de quase 600 hectares exigidos para a área de concessão, a empresa já adquiriu 100 parcelas e propôs a compra das restantes aos respetivos proprietários, que têm 30 dias para responder. Caso as propostas sejam rejeitadas, a Savannah poderá recorrer à expropriação, mediante declaração de utilidade pública.

Os valores das propostas variam significativamente, desde ofertas simbólicas, como 3,69 euros por uma parcela pertencente à Junta de Freguesia de Vilar e Viveiro, até montantes superiores a 78 mil euros, atribuídos a terrenos comunitários dos baldios de Covas do Barroso, revela o Jornal de Negócios, que avança a notícia. No total, os terrenos estão avaliados em mais de três milhões de euros.

A Savannah insiste na urgência do projeto, argumentando a sua relevância estratégica para o setor mineiro e a transição energética.

Apesar dos esforços para alcançar acordos amigáveis – com preços médios de 2 a 2,5 euros por metro quadrado, e já tendo investido 2,1 milhões de euros – a oposição local continua. Muitos proprietários e associações têm criticado a falta de transparência no processo, bem como o impacto ambiental e social da mina. Recentemente, o Governo foi acusado de facilitar o acesso a terrenos privados, após autorizar uma servidão administrativa para 46 hectares, que não inclui as parcelas agora em causa, tal como escreve a publicação.

O Ministério do Ambiente e a Direção-Geral de Energia e Geologia mantêm-se em silêncio sobre os próximos passos, afirmando apenas que acompanham o processo para evitar abusos. A declaração de utilidade pública ainda não foi formalmente solicitada pela empresa, o que significa que o aval final dependerá de decisão governamental. Enquanto isso, a Savannah continua a negociar com proprietários, tentando limitar o número de expropriações.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta