
A Câmara Municipal de Vila do Conde, no distrito do Porto, aprovou na quarta-feira, dia 24 de julho de 2025, em reunião do executivo, a doação de terrenos para a ampliação do complexo desportivo do Rio Ave, anunciou o clube da I Liga de futebol.
Em causa está uma parcela com 17.000 metros quadrados (m2), contígua à parte norte do estádio, onde está projetada a construção de um campo de treinos com relva natural, de apoio às várias equipas, e um mini-estádio, também com relva natural.
Para esta zona, estão ainda previstas áreas ajardinadas, de lazer e estacionamento, numa intervenção que se enquadra num plano de desenvolvimento global para o complexo desportivo do clube.
Numa segunda fase, o Rio Ave pretende, nos próximos anos, construir um novo edifício anexo ao estádio, com instalações de apoio ao futebol profissional, uma nova bancada nascente e renovar os dois principais relvados sintéticos da academia.
Nova centralidade urbana impulsionada pelo desporto
“É com enorme satisfação que o Rio Ave reconhece esta medida, que permitirá projetar de imediato o crescimento e ampliação do seu complexo desportivo, o que será fundamental para expandir, melhorar e reforçar a sua aposta na formação desportiva”, reagiu o clube vila-condense, em comunicado.
O emblema da foz do Ave agradeceu a disponibilidade da autarquia liderada por Vítor Costa para a doação dos terrenos, considerando que o projeto "vai criar uma nova centralidade urbana" em Vila do Conde.
“A atual direção, presidida por Alexandrina Cruz, tem procurado sensibilizar a autarquia para a importância deste passo, não apenas para o crescimento e afirmação do clube, mas também para a requalificação da zona nascente da cidade, uma porta de entrada privilegiada no centro urbano”, pode ler-se no mesmo texto.
O presidente da câmara, Vítor Costa, revelou que a medida foi aprovada pelos elementos do PS e do PSD, com voto contra do movimento NAU, sublinhando que a decisão “representa um compromisso claro com o desenvolvimento desportivo, social e urbano do concelho”.
“O Rio Ave é um símbolo de excelência e dedicação, e a sua ação vai muito além do futebol profissional. É responsável por promover a prática desportiva a centenas de crianças e jovens, contribuindo de forma decisiva para a formação cívica e coesão social no território. O município tem, por isso, o dever cívico de apoiar instituições que trabalham diariamente pelas pessoas e para as pessoas”, referiu o autarca, em nota enviada à Lusa.
Vítor Costa esclareceu que a doação dos terrenos foi “validada pelos serviços técnicos de Planeamento e Urbanismo” e resultou de uma “decisão de visão e responsabilidade, assente em critérios técnicos e estratégicos”.
“O projeto apresentado para esta área, situada na zona norte-nascente de Vila do Conde, será uma mais-valia para a cidade. Além de reforçar a missão do clube, contribuirá para a valorização urbana e económica de um território que esteve durante décadas subaproveitado. Trata-se da criação de uma nova centralidade urbana, com impacto direto na mobilidade, economia local e qualidade de vida da população”, concluiu o autarca.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta