Bombeiros da Guarda

Câmara da Guarda compra imóvel para criar Museu do Bombeiro

A Câmara da Guarda quer criar um museu dedicado aos bombeiros voluntários num edifício que vai adquirir no centro histórico da cidade, por 340 mil euros. A proposta de compra do imóvel situado na Rua 31 de Janeiro foi, esta terça-feira, dia 23 de dezembro de 2025, aprovada, por unanimidade, na reunião quinzenal do executivo, antecipada devido à quadra festiva.
Bairro ilegal da Penajóia

Governo garante a Almada plano para resolver bairro ilegal de Penajoia

A presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, disse esta quarta-feira, dia 17 de dezembro de 2025, que o Ministério das Infraestruturas vai agendar para janeiro uma reunião para apresentar um plano para a resolução do problema do bairro de génese ilegal de Penajoia. Em declarações à agência Lusa, Inês de Medeiros explicou que a garantia lhe foi dada durante uma reunião com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, realizada esta quarta-feira, dia 17 de dezembro de 2025, a pedido do governante.
Cabo Carvoeiro

Edifício histórico em Peniche ganha nova vida com projeto educativo

O Município e a Associação para o Desenvolvimento de Peniche (ADEPE) vão, na próxima quinta-feira, dia 18 de dezembro de 2025, estabelecer uma parceria com vista à transformação do espaço “Nau dos Corvos” em centro interpretativo do mar. O acordo para a cedência e recuperação do imóvel, bem como para a instalação do Centro Mar Oeste, foi aprovado por unanimidade na última reunião da câmara municipal.
Cascais

Pacote fiscal de Cascais: IMI sobe mas primeiras habitações pagam menos

A Câmara de Cascais aprovou esta segunda-feira, dia 15 de dezembro de 2025, o pacote fiscal para 2026, aumentando a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 0,35% para prédios urbanos, mas com redução para o valor mínimo para habitação própria e permanente. De acordo com a proposta de pacote fiscal municipal para 2026, o executivo liderado por Nuno Piteira Lopes (PSD) aprovou aumentar a taxa do IMI para 0,35%, referente a 2025, e a cobrar no próximo ano, quando este ano a taxa cobrada foi de 0,33%, referente ao ano anterior (que pode variar entre 0,30 e 0,45%).
Elvas

Câmara de Elvas aposta em habitação com orçamento de 44,5 milhões para 2026

O orçamento para 2026 da Câmara de Elvas, distrito de Portalegre, ascende a 44,5 milhões de euros, com a habitação e a reabilitação de escolas e lares de idosos como principais apostas, segundo o que foi divulgado na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025. As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2026 foram aprovados, por maioria, em reunião de câmara, no dia 10 de dezembro de 2025, com quatro votos a favor – dos dois eleitos do Movimento Cívico Por Elvas (MCPE) e dos dois do PS – e três votos contra – dos dois eleitos do Chega e do eleito da coligação PSD/CDS-PP/PPM.
Arcos de Valdevez

Apoios na habitação: 115 autarquias distinguidas com bandeira verde

Mais de 1,8 milhões de famílias residem nos 115 municípios que este ano recebem a bandeira verde de “Autarquia Familiarmente Responsável” pelo investimento realizado em políticas de apoio à família, com especial enfoque dado à crise na habitação. Trata-se de um aumento de 5% face às 110 entidades premiadas no ano passado.
Jorge Carvalho

Habitação e mobilidade são prioridades do novo presidente do Funchal

O novo presidente da Câmara do Funchal, Jorge Carvalho, eleito pelo PSD/CDS-PP, afirmou esta segunda-feira, dia 27 de outubro de 2025, que todos os setores da governação são importantes, mas destacou a habitação e a mobilidade como duas áreas “verdadeiramente fundamentais e prioritárias”. No seu discurso de tomada de posse como presidente do município funchalense, que decorreu nos Paços do Concelho, Jorge Carvalho salientou que “a habitação é sem dúvida uma das prioridades”, referindo que o seu executivo vai “encontrar as soluções que os funchalenses exigem, a começar pela revisão do PDM [Plano Diretor Municipal]”.
Câmara Municipal de Espinho

Atrasos em licenças podem custar milhões à Câmara Municipal de Espinho

O promotor imobiliário GRUPO RIO notificou judicialmente a Câmara Municipal de Espinho da intenção de exigir uma indemnização de 14 milhões de euros, devido ao atraso na emissão de licenças que inviabilizam a construção de dois blocos com 144 apartamentos, colocando em risco contratos já celebrados com compradores.
Luís Montenegro

Autárquicas: PSD reconquista presidência da ANMP e vence maiores câmaras

O PSD venceu o maior número de câmaras nas eleições autárquicas de domingo (12 de outubro de 2025), recuperando a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que pertencia ao PS desde 2013, e triunfou nos cinco municípios mais populosos do país. No total nacional, o PSD com listas próprias, ou em coligações, venceu em 136 municípios contra 128 do PS, quando em 2021 tinha triunfado em 114, contra 149 dos socialistas.
Autárquicas 2025

Autárquicas 2025: os resultados nas principais câmaras municipais

As eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025 reforçaram a posição do Partido Social Democrata (PSD), que assegurou a liderança de algumas câmaras municipais, conquistando 136 municípios, um aumento de 22 câmaras em relação a 2021. Em contrapartida, o Partido Socialista (PS) recuou, ficando com 127 câmaras municipais.
Estádio Rio Ave FC

Rio Ave recebe luz verde para ampliar complexo desportivo

A Câmara Municipal de Vila do Conde, no distrito do Porto, aprovou no dia 24 de julho de 2025, em reunião do executivo, a doação de terrenos para a ampliação do complexo desportivo do Rio Ave, anunciou o clube da I Liga de futebol. Em causa está uma parcela com 17 mil metros quadrados (m2), contígua à parte norte do estádio, onde está projetada a construção de um campo de treinos com relva natural, de apoio às várias equipas, e um mini-estádio, também com relva natural.
Alojamento Local

Milhares de proprietários de AL aderiram ao seguro obrigatório

Milhares de proprietários de alojamento local (AL) fizeram, nas últimas semanas, o registo do seguro de responsabilidade civil extracontratual, exigido por lei. Para já, segundo a Associação Nacional de Municípios e várias autarquias contactadas pela agência Lusa, ainda não há registos de cancelamentos de licenças. Nos concelhos de Lisboa, Cascais (distrito de Lisboa) e Lagos (distrito de Faro), após notificações enviadas pelas câmaras municipais a titulares de AL em falta com a submissão do seguro, foram já feitos cerca de 17 mil registos, de acordo com os dados avançados à Lusa.
João Silva Lopes

Património: Governo transfere 22 imóveis do Estado para as autarquias

O secretário de Estado do Tesouro e das Finanças disse esta quinta-feira (27 de fevereiro de 2025), em Coimbra, que os municípios estão na primeira linha para encontrarem as melhores soluções para os imóveis públicos sem utilização ou devolutos. Falando na sede da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, na cerimónia de transferência de 22 imóveis do Estado para as autarquias, João Silva Lopes salientou o papel muito relevante que o património imobiliário do Estado pode desempenhar, através da sua afetação a diferentes finalidades de interesse público.
IMI em Portugal

IMI: preço por metro quadrado mantém-se nos 665 euros em 2025

O preço por metro quadrado (m2) para efeitos de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e da avaliação fiscal dos imóveis vai manter-se inalterado nos 665 euros em 2025, sendo este o terceiro ano com o mesmo valor, segundo uma portaria publicada esta quarta-feira (22 de janeiro de 2025).
Casas no Pombal

Pombal investe 22,5 milhões em habitação no âmbito do 1º Direito

A Câmara Municipal do Pombal (CMP) e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinaram um acordo de colaboração no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1º Direito que prevê um investimento total de cerca de 22,5 milhões de euros durante os próximos seis anos Trata-se de um acordo – já foi homologado pela secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues – que garantirá o acesso à habitação digna a 193 famílias.
Arrendamento acessível e a custos controlados em Oeiras

Apoio ao arrendamento em Oeiras: Câmara vai construir 92 casas

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinam esta quinta-feira (23 de junho de 2022) contratos de financiamento para a construção de 92 casas de arrendamento apoiado, numa cerimónia transmitida em direto no Facebook do município. Segundo a autarquia, estes contratos decorrem da aprovação da candidatura apresentada pelo Município ao Programa 1º Direito – Programa de Apoio ao acesso à Habitação, no âmbito do investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).