Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Câmaras municipais

Últimas notícias sobre "Câmaras municipais" publicadas em idealista.pt/news

Quanto ganham presidentes da câmara e vereadores?

O salário dos presidentes da câmara e dos vereadores varia consoante o concelho, sendo quanto menos eleitores tiverem menos ganham os autarcas. É sem surpresa, por isso, que os presidentes das câmaras de Lisboa e Porto ganham quase 4.000 euros brutos, um valor que ultrapassa no total os 5.220 euros tendo em conta também as despesas de representação. De recordar que as eleições autárquicas estão aí à porta: realizam-se já no dia 26 de setembro.

Notícia sobre:

Reabilitação urbana: IFRRU 2020 conta com 304 contratos avaliados em 890 milhões

No passado mês de abril, o Instrumento Financeiro Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU) 2020 contou com 304 contratos, atingindo um volume de investimento superior a 890 milhões de euros. Este valor vai ser aplicado na reabilitação integral de edifícios e melhoria do seu desempenho energético.

Notícia sobre:

Quanto gastaram as autarquias com a pandemia e que municípios tiveram mais despesas?

Quanto gastaram as autarquias com a pandemia e que municípios tiveram mais despesas? Segundo o Tribunal de Contas (TdC), entre março e setembro de 2020, as autarquias locais do continente pagaram 166,1 milhões de euros em despesas relacionadas com o combate à Covid-19, sendo o ranking liderado por Cascais, com uma despesa de quase 20,3 milhões de euros. 

Notícia sobre:

Palacete dos Condes de Sampayo em Alhos Vedros vai ser restaurado

O Palacete dos Condes de Sampayo, em Alhos Vedros, na Moita (Setúbal), vai ser restaurado. Trata-se de um edifício histórico contíguo ao Moinho de Maré de Alhos Vedros, revela a Câmara Municipal da Moita em comunicado.

Notícia sobre:

TOP 10 das autarquias com maiores passivos e mais receitas vindas de impostos e taxas

Os municípios arrecadaram 3.470,2 milhões de euros em impostos e taxas em 2018, o montante mais elevado de sempre. A câmara de Lisboa é a que tem o maior passivo e a de Portimão aquela onde o valor das receitas de impostos, taxas e licenças mais pesa.

Notícia sobre:

Cofres das câmaras engordam à boleia do imobiliário: IMI e IMT geram 29,4% das receitas

Os cofres de muitas autarquias estão a aumentar à boleia do dinamismo do setor imobiliário, nomeadamente através do IMI e do IMT. A cobrança anual destes impostos soma mais 669 milhões que há uma década e já conta quase tanto como as transferências do Estado.

Notícia sobre:

IMI: mais de 8.000 proprietários de casas devolutas recebem fatura a triplicar

Em abril, 8.239 proprietários foram chamados a pagar o IMI por um valor três vezes mais alto. Em causa está a aplicação legal, por parte de 54 autarquias, de uma taxa de IMI agravada aos donos de imóveis em ruínas ou devolutos, nesses municípios.

Notícia sobre:

Só 22 autarquias agravam IMI para proprietários de prédios devolutos

Apenas 22 dos 308 municípios decidiram aplicar uma penalização aos proprietários de imóveis em ruínas ou devolutos. A maioria das autarquias – a quem cabe essa decisão – opta por por não penalizar os proprietários que tenham casas desocupadas. Lisboa, Coimbra, Setúbal e Funchal estão entre os municípios que escolheram aplicar a taxa agravada.

Notícia sobre: