Comentários: 0

Os portugueses estão, com base no seu poder de compra, a pagar a segunda gasolina com maior carga fiscal da União Europeia. Já o gasóleo nacional ocupa no quinto lugar em termos de impostos mais caros, segundo um estudo da Deloitte, que já considera o aumento do imposto sobre produtos petrolíferos de seis cêntimos, aprovado pelo Governo.

Só a Roménia, segundo noticia o Observador, tem uma carga fiscal mais pesada, incorporando o efeito do poder de compra.

“Até ao recente aumento da tributação dos combustíveis em Portugal, encontrávamo-nos em 5º lugar no que se refere à gasolina e em 12º no gasóleo, o que significou um salto de três posições quanto ao primeiro combustível e de sete no que se refere ao segundo”, refere Afonso Arnaldo, fiscalista da Deloitte, citado em comunicado pelo jornal. Estas contas têm por base o imposto petrolífero, mas também o IVA.

O estudo da Deloitte alerta, ainda, para a disparidade entre a carga fiscal sobre os combustíveis entre Portugal e Espanha, país onde muitos condutores, sobretudo de pesados, vão abastecer para pagar impostos mais leves e preços mais baixos. 

Os impostos portugueses representam mais de 60% do atual preço médio por litro da gasolina, tendo agora também ultrapassado a barreira dos 50% quanto ao gasóleo, recorda o Observador.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta