Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Carga fiscal

Últimas notícias sobre "Carga fiscal" publicadas em idealista.pt/news

Casas que deixem de estar em AL têm de ser logo arrendadas para escapar a mais-valias

As casas retiradas do Alojamento locaL (AL) deixam de estar sujeitas ao pagamento de mais-valias se forem colocadas no arrendamento habitacional durante cinco anos consecutivos e desde que a afetação aos rendimentos prediais seja imediata. A garantia foi dada pelo contabilista Paulo Marques.

Notícia sobre:

Carga fiscal disparou a partir de 2013 – assim evoluiu desde 1995

A carga fiscal estabilizou no ano passado em Portugal, mantendo-se, no entanto, em máximos históricos: manteve-se em 34,8% do PIB. Trata-se de um valor ligeiramente inferior ao verificado na média dos países da UE28 (39,4%), segundo dados divulgados esta segunda-feira (11 de maio de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

A evolução da carga fiscal em Portugal nos últimos 50 anos

Nos últimos 53 anos – entre 1965 e 2017 –, a carga fiscal mais que duplicou, tendo passado de 15,7% para 35,4%. Trata-se de um aumento de 19,7%, o terceira mais alto da OCDE. Só Grécia e Espanha tiveram aumentos superiores.

Notícia sobre:

Carga fiscal bateu recorde no ano passado: assim evoluiu desde 1995

A carga fiscal subiu para 35,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018 e atingiu um valor recorde: é o valor mais alto desde pelo menos 1995, confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Aumento dos impostos penalizou salários mais baixos

O aumento da carga fiscal em Portugal sobre os rendimentos do trabalho, entre 2013 e 2017, penalizou sobretudo os trabalhadores com salários mais baixos – ainda que a subida tenha sido mais ligeira noutros Estados-membros

Notícia sobre:

Carga fiscal aumentou em Portugal, mas continua abaixo da média europeia

A carga fiscal em Portugal aumentou no ano passado, atingindo 36,9% do PIB, segundo dados divulgados pelo Eurostat. Apesar da subida, a carga tributária em território nacional continua abaixo da média europeia: o peso dos impostos chega aos 40,2% do PIB na União Europeia (UE) e aos 41,4% na Zona Euro.

Notícia sobre:

Casais com dois filhos e salários médios pagam mais impostos que noutros países da UE

Portugal é, entre os países europeus com economias de riqueza que possa ser comparada à nacional, uma das nações onde um casal com rendimentos médios e dois filhos está sujeito a mais impostos sobre o trabalho. Esta é uma das conclusões do Conselho das Finanças Públicas (CFP) que consta no relatório “Riscos Orçamentais e Sustentabilidade das Finanças Públicas”.

Notícia sobre:

Portugal tem a 16ª carga fiscal mais alta da OCDE

Portugal melhorou a posição no ranking de países da OCDE com maior carga fiscal sobre o trabalhador, mas está ainda entre aqueles onde a tributação do trabalho mais cresceu, e se manteve, no período após a crise de dívida europeia.

Notícia sobre:

AIMI: casais têm até 31 de maio para decidir se querem tributação conjunta

Os casais e unidos de facto que em 2017 não indicaram querer tributação conjunta sobre o Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) vão ter de o fazer este ano, através de uma declaração eletrónica que deverá ser submetida no Portal das Finanças até 31 de maio.

Notícia sobre:

AIMI: herdeiros têm até final do mês para confirmar a sua quota-parte

Depois da tributação, as quotas. Os titulares das heranças indivisas tiveram de dizer ao Fisco como queriam ser tributados no Adicional ao Imposto Municipal de Imóveis (AIMI). E agora é chegada a altura de confirmarem junto das Finanças a quota-parte que lhes corresponde. Têm até 30 de abril para o fazer.

Notícia sobre: