Comentários: 0
Guia imperdível sobre água: assim se verifica a qualidade da água da torneira
GTRES

A água que sai pela torneira da tua casa parece-te “suja” ou turva? Podes ficar descansado porque não há sinais de alarme. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada aos consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, ajudamos-te a verificar a qualidade da água que tens em casa.

Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Moro na região de Leiria e, com alguma frequência, a água da torneira parece estar “suja”. Como posso saber se a água que sai da torneira em casa é de confiança? Noto também alguma dificuldade na lavagem da roupa. Isto é, parece que a água não dissolve o detergente. Podem esclarecer-me?

A primeira informação que te queremos dar é a de que a qualidade da água para consumo humano em todo o território nacional é excelente. É segura entre 99,9% e 100%, em todos os parâmetros analisados pelas entidades responsáveis pela qualidade da água. 

Podes verificar, facilmente e ao detalhe, como está a qualidade da água na tua área de residência. Basta aceder ao site dos serviços municipalizados do teu concelho. 

Apesar desta boa notícia, ocasionalmente a água poderá sair com cor, com cheiro ou turva ou até branca da torneira. Provavelmente, deve existir ar dissolvido na água, devido às oscilações de pressão nas tubagens e nos reservatórios. É um fenómeno pontual e não afeta a qualidade. Se se deixar a água repousar alguns instantes num copo transparente, voltará a ficar límpida.

Noutras ocasiões a água também poderá aparecer castanha ou avermelhada, situação que ocorre da formação e do arrastamento de depósitos de ferro nas tubagens. Para voltar a ficar clara, basta deixar correr a água durante algum tempo e usá-la só depois deste procedimento.

Caso notes sabor a cloro, também não há problema. Este químico é usado para purificar a água, eliminando bactérias e microrganismos que podem contaminar o abastecimento e causar doenças. A receita, para que o cheiro ou o sabor passem, é simples: agitar a água, de forma a libertar o cloro mais rapidamente, ou guardá-la no frigorífico, bem acondicionada.

Quanto à lavagem da roupa, sabemos que em certas regiões do país, onde a água é mais dura, o consumidor pode precisar de mais detergente para lavar a roupa, sendo comum encontrar marcas de detergente que aconselham a dose a usar de acordo com a dureza da água.

A água é dura quando tem grandes concentrações de sais dissolvidos, como cálcio e magnésio. Pode, por isso, não dissolver bem sabão, detergentes e ou até champôs, e pode causar acumulações de calcário nos equipamentos. A ERSAR tem um mapa online com a dureza da água por regiões, que poderás consultar.  

Sabe tudo aqui

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta