
Quantas vezes já te deparaste com dezenas e dezenas de talões na carteira que um dia vão todos diretamente para o caixote do lixo? E quantas vezes te deste conta que um talão de troca foi no meio dos outros talões? Nós sabemos que é muito fácil perder um talão de compra, especialmente se tiveres apostado num dia dedicado apenas a compras, onde adquiriste produtos nas mais variadas lojas, e por isso estamos aqui para te ajudar.
As normas gerais das lojas não fogem da regra de apresentação de talão de compra e do período de 15 dias após a compra para a troca de um produto mas sabes que tens outras opções? Sim, nem sempre será fácil que os comerciantes aceitem o teu ponto de vista mas gostamos de acreditar que não custa nada. Confere as nossas dicas e informações que deves ter de antemão para trocar um artigo sem talão de compra.
A troca de artigos é obrigatória?

Sim e não. Uma loja física apenas é obrigada a trocar um artigo/bem que apresente um claro defeito (Decreto-Lei n.º84/2008, de 21 de maio).
Se estás a tentar trocar porque o tamanho não é o adequado, porque não gostaste ou por outro motivo, a troca pode ser recusada. Lembra-te que nestes casos a troca, reembolso ou emissão de um vale é uma política de cada loja.
Nas compras online há espaço para troca ou devolução?

Nas compras online a troca e devolução também existe! Não há ainda regras gerais quanto há devolução, pelo que é bastante importante que verifiques sempre as condições do site de onde compras. As empresas costumam deixar a nota do que podes trocar/devolver um produto, de que modo, em que condições e até se é algo isento de custo ou se terás taxas extras.
Mas, de forma geral, às compras online aplica-se a regra de possibilidade de devolução de um artigo, desde que seja feito nos 14 dias seguidos após a recepção da encomenda na morada pedida. Este período é considerado o prazo de reflexão, que dá o direito do consumidor mudar de ideias e por isso devolver o produto sem qualquer tipo de penalização - é o chamado direito à livre resolução do contrato.
Perdi o talão de compra, como é que faço a troca?
Uma vez que a maioria das lojas físicas aceita trocas que vão além de uma questão de defeito do produto, é normal que peçam o comprovativo de compra nesse estabelecimento (ou cadeia de lojas). Por isso tem em mente que esse vai ser sempre o primeiro pedido.

Caso não o tenhas existem quatro hipóteses para comprovares a tua compra:
Cartão Cliente
A maior parte das lojas hoje em dia possui cartão de fidelidade e isso faz com que seja mais fácil controlares os teus movimentos nessa loja. Nalguns casos, poderás usar esta ferramenta como prova uma vez que o funcionário pode ver o teu historial no computador.
- Talão Multibanco
A opção ideal para quando pagas as compras através de cartão de débito ou crédito. Só tens de tirar um registo das transações do Multibanco, e terás o talão com o NIF do comerciante, nome do consumidor e número do cartão multibanco com que fizeste a compra.
- Talão de Transação
Sabes aquele papel pequenino que vem sempre a acompanhar o talão de compra quando pagas com cartão multibanco? Sim, ele também serve como comprovativo de compra pelo que se por algum motivo o guardares mas perderes o talão de compra podes usá-lo para fazer o teu pedido.
- Número de Contribuinte
Não é tão fácil, e a verdade é que muitas lojas podem recusar procurar por este método, ou até mesmo o funcionário não ter acesso, mas o NIF é uma forma de comprovar a compra. Sim, claro que para isto implica que deves pedir o teu contribuinte na compra inicial. Basta que haja registo de fatura com NIF no sistema e é o comprovativo certo. Esta é a opção de topo no caso de compras com dinheiro.
As lojas aceitam trocas sem talão de compra?

Como já referimos acima, depende da política privada de cada loja/comerciante. Se há defeito são obrigadas, havendo um comprovativo de compra (mesmo que não implique o talão em si), mas se não depende das suas regras. Não entres a atacar, nem com uma atitude de exigência. Mantém uma postura calma, um diálogo fluído e explica simplesmente a questão.
De qualquer modo, há dicas que deves seguir que te vão ajudar nestes momentos de impasse.
- Políticas de devolução/troca: informa-te se a loja realmente aceita devoluções e/ou trocas e as suas regras. De nada vale ires fazer um pedido se a regra geral já dita que isso não acontece, seja com talão ou não;
- Faz a troca o quanto antes: além da questão do prazo normal de trocas, o facto de ser necessário recorrer ao sistema convém que seja num curto espaço de tempo. Os funcionários estarão muito mais recetivos nesses casos;
- O artigo tem de estar impecável: sejamos sinceros, com ou sem talão de troca, diríamos que esta é uma boa prática para quando vais trocar um artigo.
Uma dica final: mantém-te calmo(a). O funcionário poderá não conseguir ajudar-te logo e não há necessidade de criar confusão. Ele pode simplesmente nunca ter apanhado uma situação do género e o melhor é conversar e mostrar as provas que tens contigo. Afinal de contas, a lei não obriga a esta troca e por isso apenas com conversa a bom porto é que conseguirás fazer a troca que tanto procuras.
Com ou sem talão, posso trocar qualquer artigo?

Não. Mesmo que sigas todos os passos que referimos nos pontos anteriores, tem conta que há sempre excepções e alguns artigos são mesmo muito difíceis de trocar. Como deves entender, produtos de higiene íntima ou roupa interior são facilmente os que encontram mais entraves. Deixamos-te aqui uma lista do que é mais difícil de trocar:
- Roupa interior - a não ser que compres pacotes de roupa interior, que estejam selados, este é dos artigos mais difíceis de trocar. Há histórias de quem use e tente trocar sem lavar, algo que é altamente anti-higiénico;
- Roupa de verão - pelas mesmas razões acima, os biquínis e fatos de banho também têm quase sempre regras de não troca/devolução;
- Produtos de abertura fácil - falamos daqueles que nem sempre é fácil verificar se já foi usado. É um risco para a empresa aceitar este tipo de trocas porque não se sabe se o produto ainda está apto a ser utilizado;
- Eletrodomésticos - a não ser que tenhas tudo embalado e selado, esta área é bastante difícil de pedir troca. Por norma apenas existe a possibilidade se houver prova de que o eletrodoméstico tem algum tipo de avaria/defeito de origem, e que não indique que possa ter mau uso. Nem mesmo o facto de levares o produto dentro da caixa original é sinónimo de assegurares a troca. Mas se for por dano, lembra-te que aqui podes aplicar o pedido de garantia legal de dois anos.
- Jogos e DVDs - a troca destes produtos, quando abertos, é quase sempre impossível. Uma loja não tem interesse em realizar trocas, sem indicação de defeito, porque depois não pode voltar a comercializar o produto. Daí veres tantos avisos que trocas só com embalagem selada.
- Gadgets - a mesma ideia de cima aplica-se a gadgets como auscultadores, ratos de computador, usb pen's, discos rígidos ou powerbanks por exemplo. Um artigo aberto, ainda que não tenha marcas de uso, não é atrativo para voltar a colocar à venda.
Por isso, já sabes! Antes de comprares algum produto das categorias acima, pondera muito bem a compra.
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