Descobre a melhor forma de escolheres o futuro lavatório da tua casa de banho, desde o modelo ao material usado.
Comentários: 0
Come scegliere il lavabo del bagno
Canva.com
Francesca Failla (Colaborador do idealista news)

Há um elemento de mobiliário essencial que não pode faltar na casa de banho de qualquer casa: o lavatório. Utilizado para limpar as mãos antes de comer ou para fazer a barba, este é um item indispensável. Existem diferentes modelos, designs e cores. Por isso, na hora de comprar um, pode ser útil saber como escolher o lavatório de casa de banho ideal.

Que tipos de lavatórios de casa de banho existem?

Quando chega a altura de perceber como escolher o lavatório para a casa de banho e se começa a procurar na internet ou em lojas especializadas quais as alternativas que o mercado oferece, rapidamente se percebe que existem muitos modelos à escolha.

Antes de fazeres uma compra, porém, é bom teres em conta uma série de fatores:

  • o espaço disponível;
  • quantas pessoas utilizarão a casa de banho;
  • a finalidade da casa de banho: principal ou de serviço.
Como escolher o lavatório da casa de banho
Canva.com

Lavatório de bancada

Os lavatórios de bancada são a escolha ideal para quem pretende criar uma casa de banho moderna e elegante. Existem diferentes formas, aliás podem ter:

  • um formato quadrado: a escolha perfeita para um design minimalista, mas sofisticado;
  • um design oval: a solução certa para quem quer dar um toque de elegância à sua casa de banho. Além disso, graças às suas linhas suaves, consegue harmonizar-se com qualquer tipo de mobiliário;
  • formato redondo: a opção ideal para quem tem uma casa de banho pequena. Na verdade, as suas formas compactas, mas profundas são muito confortáveis;
  • um formato retangular: a alternativa para quem tem muito espaço disponível e procura um estilo contemporâneo.

Lavatório suspenso

Este tipo de lavatório de casa de banho está fixado diretamente na parede e é uma das soluções mais elegantes e, ao mesmo tempo, mais prática que pode ser encontrada no mercado. O sifão é visível e pode ser feito em qualquer formato, tudo depende do teu gosto.

Se preferires formas mais clássicas, podes optar por um sifão com um design arredondado, enquanto se pretendes uma solução mais criativa podes pensar em escolher um com um estilo fora do comum.

Lavatório embutido

Os lavatórios de casa de banho embutidos são a solução perfeita quando se pretende integrar a cuba do lavatório dentro de um móvel. Com base na forma como está posicionado, podemos falar sobre:

  • embutido acima da bancada: a borda do lava-loiça fica acima do tampo;
  • embutido sob o tampo: o lavatório é posicionado sob o tampo;
  • semi-encastrado: uma parte da instalação permanece dentro do móvel, enquanto uma parte permanece saliente.

Lavatório integrado na parte superior

Este tipo de lava-loiça é normalmente feito com o mesmo material do tampo, para dar uma sensação de continuidade, pelo menos visualmente. É uma das composições mais apreciadas pelos especialistas em design.

Lavatório independente

Lavatórios independentes são, simplesmente, pias inteiras que estão diretamente no chão, onde se encontram os canos. Estas louças sanitárias, dada a sua forma, podem ser posicionadas em qualquer lugar, mesmo no centro da casa de banho. Além disso, podem assumir diversas formas.

Lavatório de coluna

Os lavatórios com pedestal são os mais clássicos de todos, mas também os mais retro. São geralmente feitos de cerâmica branca e são suportados por uma coluna que cobre os escapes.

Lavatório de meia coluna

Os lavatórios semi-pedestal são um meio-termo entre os lavatórios de pedestal e os suspensos. Na verdade, a sua estrutura esconde os tubos e o sifão, mas expõe todo o espaço por baixo, que se desejares pode ser “preenchido” com um armário para guardar detergentes ou artigos de higiene pessoal.

Quais são os melhores lavatórios?

Para melhor escolheres o lavatório da casa de banho, também pode ser útil saberes quais são as melhores soluções do mercado. Entre os vários modelos disponíveis, os lavatórios de bancada estão certamente entre as soluções mais ideais.

São feitos em qualquer formato: circular, elíptico, quadrado, retangular e até irregular. São versáteis e extremamente funcionais, podendo também ser personalizados de acordo com as suas solicitações.

Como se mede um lavatório?

Na hora de tirar as medidas a um lavatório, é preciso ter muito cuidado, para não cometer erros e acabar, por exemplo, com um lavatório excessivamente grande para a sua casa de banho. Basicamente, as medidas a anotar são as seguintes:

  • comprimento: deve ser medido de uma ponta à outra da superfície onde pretende instalar o lava-loiça;
  • largura: é uma boa ideia calcular a distância entre a parede e o ponto onde pretende que o lava-loiça chegue;
  • distância do fundo da banheira ao chão: medida que, por exemplo, ajuda a calcular se há espaço suficiente para instalar os tubos.

Existem também dimensões standard, segundo as quais:

  • a largura de um lavatório varia entre 50cm a 65cm;
  • a profundidade de um lavatório varia entre aproximadamente 42 cm a 50 cm.

Em casas mais espaçosas, que têm casas de banho amplas, costuma haver também lavatórios grandes, até 100cm. Mas como saber qual é realmente o tamanho ideal? Um truque útil poderá ser ver se ambas as mãos cabem e se, ao lavá-las, a água salpica ou não.

Como escolher o lavatório da casa de banho
Canva.com

Qual o melhor material para o lavatório da casa de banho?

“Como devo escolher o lavatório para casa de banho?”, falta apenas considerar um aspeto para melhor responder a esta questão: o material. Na verdade, os lavatórios são feitos numa grande variedade de materiais. Os mais comuns são:

  • cerâmica: dura muito tempo e é fácil de limpar. Por este motivo, escolher um lava-loiça de cerâmica pode ser útil quando não quer perder muito tempo a limpar louças sanitárias;
  • pedra: tem origem natural e consegue combinar harmoniosamente elegância com robustez, conferindo ao lavatório um aspeto estético decididamente notável;
  • grés: visualmente tem um grande impacto e permite criar acabamentos únicos;
  • marmoresina: na superfície parece mármore, mas não é. Na verdade, este produto é criado através da utilização de pós e resinas;
  • resina: resistente, higiénica e fácil de limpar;
  • cristal: a sua delicadeza é ideal para quem pretende criar um ambiente requintado e elegante.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta