Comentários: 0

A taxa de desemprego de maio desceu para 9,2%, o valor mais baixo desde 2008 (8,9%), revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE), estimando para junho uma nova descida para 9%. O secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, citado pela Lusa, sublinha que este resultado é um sinal claro da vitalidade da economia portuguesa e garante que a ambição do Governo é elevada, sobretudo no combate ao desemprego jovem.

A estimativa provisória da população desempregada de maio foi de 473,7 mil pessoas, tendo diminuído 3,3% em relação ao mês precedente (menos 16,2 mil pessoas), enquanto a população empregada foi estimada em 4,670 milhões de pessoas, tendo aumentado 0,1% (mais 5,9 mil pessoas) face ao mês anterior.

De acordo com o INE, em junho, a taxa de desemprego das mulheres (9,5%) excedeu a dos homens (8,5%) e ambas tiveram um decréscimo face ao mês anterior de 0,2 pontos percentuais.

A taxa de desemprego dos jovens situou-se em 23,4% e baixou 0,5 pontos percentuais em relação ao mês precedente. A taxa de desemprego dos adultos, por sua vez, foi de 7,9% e diminuiu 0,2 pontos percentuais em relação a maio.

O Presidente da República também felicitiou os resultados, segundo escreve a agência de notícias. "É a continuação de uma evolução já prevista", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade