Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Desemprego

Últimas notícias sobre "Desemprego" publicadas em idealista.pt/news

Há menos casais desempregados em Portugal

Notícia sobre:

Desemprego desce e já há mais pessoas empregadas que em 2019

Os mais recentes indicadores relativos ao emprego em Portugal são animadores, sendo possível antever que o país está a regressar aos níveis pré-pandemia. No segundo trimestre deste ano, o número de pessoas empregadas cresceu 0,8% face ao mesmo trimestre de 2019 e a taxa de desemprego fixou-se em 6,7%, menos que no trimestre anterior (7,1%), mas mais 1% e 0,3% que nos trimestres homólogos de 2020 e 2021, respetivamente, segundo dados divulgados esta quarta-feira (11 de agosto de 2021) pelo INE. Segundo Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, os números mostram capacidade de criação de emprego, o que é “um sinal de vitalidade da economia”.

Notícia sobre:

Taxa de desemprego a recuar em 2021 – desceu para 7,1% no primeiro trimestre

A taxa de desemprego fixou-se em 7,1% no primeiro trimestre de 2021, tendo descido 0,2% face ao trimestre anterior e aumentado 0,3% face ao trimestre homólogo, segundo dados divulgados na semana passada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

O impacto dos confinamentos no (des)emprego

A pandemia da Covid-19 chegou a Portugal há já mais de um ano, em março de 2020, e deixou – e continua a deixar – marcas no mercado laboral. Uma das conclusões a retirar da crise pandémica é que o segundo confinamento, no início deste ano, penalizou mais o emprego permanente, isto apesar da quebra no emprego ter sido menor que a verificada na primavera de 2020, no primeiro confinamento.

Notícia sobre:

Desempregados inscritos no IEFP sobem há quatro meses: foram mais de 432 mil em março

Voltado um ano de pandemia, o cenário do desemprego em Portugal continental e regiões autónomas continua a agravar-se. Março foi o quarto mês consecutivo a registar um aumento do número de desempregados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), atingindo um total de 432.851. Este número representa uma subida de 0,2% face a fevereiro.

Notícia sobre:

Taxa de desemprego “estabiliza”: mantém-se nos 6,9% em janeiro e fevereiro

A taxa de desemprego em Portugal foi de 6,9% em janeiro de 2021, o mesmo valor que no mês precedente, e mais 0,1% que no período homólogo, segundo dados divulgados esta segunda-feira (5 de abril de 2021) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que estima uma nova manutenção da taxa de desemprego nos 6,9% em fevereiro.

Notícia sobre:

Número de desempregados inscritos no IEFP sobe em flecha no novo confinamento

Em fevereiro de 2020, estavam registados no IEFP 431.843 desempregados, número que representa 71,2% de um total de 606.540 pedidos de emprego. Segundo o instituto, o total de desempregados registados em Portugal foi superior face ao verificado no mesmo mês do ano passado (+116.281/+36,8%) e no mês anterior, ou seja, em janeiro deste ano (+7.484/1,8%).

Notícia sobre:

Lisboa e Porto, as cidades mais atrativas para viver – “ganha-se mais”, mas o desemprego é maior

As cidades que têm um rendimento familiar mais elevado são as mais atrativas para a população viver, mas são, também, as que têm as taxas de desemprego mais altas. As duas principais cidades do país, Lisboa e Porto, integram este lote. Esta é uma das conclusões a retirar do Relatório Anual do Mercado Residencial 2020 Portugal, publicado recentemente pelo idealista e baseado em dados do INE, da Pordata, do IEFP e do idealista/data.

Notícia sobre: