Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Crise

Últimas notícias sobre "Crise" publicadas em idealista.pt/news

Quanto se ganha em lay-off? Há um simulador da Segurança Social que ajuda a fazer contas

Os trabalhadores das empresas que adiram ao regime de lay-off, criado pelo Governo para responder à pandemia do novo coronavírus, podem suspender os contratos de trabalho ou reduzir temporariamente os períodos normais de trabalho, ficando a ganhar dois terços do ordenado original, sendo que 70% do valor será pago pela Segurança Social (SS) e 30% pelo empregador. Para ajudar os trabalhadores, a SS disponibilizou uma calculadora que permite simular salários, mostramos-te alguns cenários.

Notícia sobre:

Governo espanhol ajuda famílias com criação de moratórias no pagamento da prestação da casa

Espanha seguiu os passos de Itália e vai também criar uma moratória que liberta as famílias mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus do pagamento das mensalidades do crédito à habitação. Uma medida, de resto, que também se vai verificar em Portugal, com o Governo a prever a existência de nova legislação até final de março. 

Notícia sobre:

Coronavírus: manual para ajudar as empresas a proteger os seus colaboradores

O coronavírus está a “obrigar” as pessoas e as empresas a adaptarem-se, tendo de adoptar novas formas de viver, conviver e trabalhar. A consultora Mercer preparou um guia para as empresas – intitulado “Dez considerações para proteger os seus colaboradores” –  no qual examina o impacto causado pelo COVID-19 e dá algumas sugestões.

Notícia sobre:

Portugal, um modelo de estabilidade na Europa... que esconde fragilidade - diz Bloomberg

Portugal está na moda e é apontado, internacionalmente, como um milagre. Mas parece que afinal nem tudo são rosas na economia nacional. O alerta é dado pela Bloomberg, que a poucos dias dos portugueses irem às urnas – as eleições legislativas realizam-se domingo (6 de outubro de 2019) – publicou um artigo no qual diz que Portugal é um modelo de estabilidade na Europa que esconde fragilidade.

Notícia sobre:

"A crise ainda não passou", considera mais de metade dos portugueses

Mais de metade dos portugueses considera que a crise não passou, mantendo a desconfiança e insegurança - que condicionam depois os comportamentos de consumo e poupança. O desemprego é uma das maiores preocupações.

Notícia sobre:

'Boom' imobiliário não chega para salvar emprego na construção - menos 14 mil trabalhadores em 2018

Depois da construção ter recuperado 55 mil empregos entre 2015 e 2017, no ano passado voltou a perder mais de 14 mil trabalhadores. O 'boom' imobiliário não está a ser suficiente para salvar emprego no setor.

Notícia sobre:

Portugal com metade de desempregados face à crise com a ajuda do imobiliário

Em setembro de 2013 - em plena crise económica - havia 697,3 mil desempregados registados em Portugal. Esse número caiu para cerca de metade e atualmente existem 334,9 mil pessoas sem trabalho inscritas nos centros de emprego, segundo os dados de novembro de 2018, divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). O imobiliário está entre as atividades com maior expressão nas ofertas de emprego mais recentes.

Notícia sobre:

Instabilidade internacional pode deixar projetos imobiliários na gaveta

Nos últimos anos a gestora SILVIP tem vindo a adaptar os dois fundos que gere – Fundo VIP e Fundo Sete Colinas – à nova dinâmica do mercado imobiliário. Em declarações ao idealista/news, o director geral explica o porquê desta mudança. Especialista em imobiliário, Luís Carita considera que o setor atravessa um bom momento, mas deixa o alerta: a burocracia da autarquia de Lisboa e o atual cenário internacional, nomeadamente o potencial efeito contágio dos Estados Unidos da América, Itália, Alemanha e Reino Unido, podem deixar projetos imobiliários em Portugal na gaveta.

Notícia sobre:

As 5 ameaças à economia mundial e os 20 países mais “em perigo” (Portugal é um deles)

Estará iminente (mais) uma crise financeira mundial? São várias as vozes que dão como certo esse cenário, entre elas a de Nouriel Roubini, o economista que anteviu a crise do subprime. E apesar das principais economias estarem a crescer, há várias ameaças a pairar sobre a economia mundial.

Notícia sobre: