Para tentar mitigar os efeitos das festividades, o arranque de 2022 será de contenção. As aulas só recomeçam a 10 de janeiro, e o teletrabalho volta a ser obrigatório.
Comentários: 0
Semana de contenção em janeiro
Foto de Max Fischer no Pexels

A semana de 2 a 9 de janeiro de 2022 será de contenção de contactos. O país vai estar sob medidas mais apertadas, com o objetivo de conter a propagação da Covid-19 após o período do Natal e Ano Novo. O calendário escolar relativo ao 2º período vai sofrer um adiamento de cinco dias (para todos os graus de ensino, exceto universidades) e só arranca a 10 de janeiro. Vão estar também encerradas as discotecas e bares, e o teletrabalho será obrigatório.

O arranque do ano letivo foi adiado para 10 de janeiro, em vez da data inicialmente definida no calendário escolar, que previa o início do 2.º período no dia 3. O adiamento, aplicado a todas as escolas públicas e privadas, creches e ATLs, será compensado com dois dias na interrupção do Carnaval e outros três nas férias da Páscoa. 

O apoio aos pais será reativado na semana de janeiro sem aulas, como já aconteceu no passado, no âmbito das medidas contra a Covid-19 anunciadas, disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Com a necessidade desta semana sem aulas, será reativada "a medida de apoio à família, exatamente como foi construída em momentos anteriores, precisamente para garantir que há este apoio aos pais para acompanharem os filhos quando isso é necessário", disse a ministra, frisando que a modalidade é igual à que já foi feita no passado.

O apoio é pago a 66% da remuneração base, com um mínimo de 705 euros (o salário mínimo em 2022) e até 2.115 euros (três salários mínimos), pago em partes iguais pelo empregador e pela Segurança Social.

Teletrabalho obrigatório entre 2 e 9 de janeiro

O teletrabalho volta a ser recomendado desde já e será obrigatório entre 2 e 9 de janeiro, semana de contenção de contactos após as festividades do Natal e do fim do ano.

"Sempre que possível, o teletrabalho é recomendável para evitar excesso de contactos que permitam agravar a situação de pandemia", disse o primeiro-ministro, António Costa, no final da reunião do Conselho de Ministros que aprovou medidas para conter a pandemia de Covid-19.

Teletrabalho obrigatório em janeiro
Foto de Ivan Samkov no Pexels

Recorde-se que o teletrabalho tinha deixado de ser recomendado a 1 de outubro. Em agosto já tinha sido dado um passo no sentido da redução do recurso ao teletrabalho, com o Governo a decidir então que esta modalidade deixava de ser obrigatória nos concelhos de maior risco, passando apenas a ser recomendada em todo o território continental.

*Com Lusa

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta