Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Pandemia

Últimas notícias sobre "Pandemia" publicadas em idealista.pt/news

Melhorar a casa no "pós-pandemia": a tendência de restaurar e reaproveitar

Com a pandemia, e em concreto com o teletrabalho, muitos portugueses tiveram de ganhar – ou adaptar – espaços em casa, sendo que o lar passou a ser, literalmente, o local onde tudo acontece. Não é de estranhar, por isso, que com o chamado “regresso à normalidade” haja vontade e/ou necessidade de renovar a casa, dando-lhe como que uma “segunda vida”. A tendência de restaurar e reaproveitar espaços e mobiliário está, assim, a ganhar força.

Notícia sobre:

Vendas da Ikea em Portugal crescem 5% em tempos de pandemia

A Ikea encerrou o ano fiscal de 2021 (1 de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021) com 462 milhões de euros em vendas. Trata-se de um crescimento de 5% em relação ao ano anterior, apesar de ser um valor inferior ao verificado na pré-pandemia da Covid-19. O “fantasma” da crise das matérias-primas e do setor do transporte de mercadorias está, no entanto, a deixar o setor em alvoroço.

Notícia sobre:

Apoio a trabalhadores a recibos verdes criado na pandemia termina este ano

O Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores (AERT), criado para fazer face às quebras de rendimento dos trabalhadores independentes – a recibos verdes – ou de trabalhadores que ficaram sem o subsídio de desemprego e sem proteção social, termina este ano. No Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) não está contemplada esta prestação, apesar de estar prevista uma norma onde o Governo se compromete a reativar os apoios extraordinários, se a evolução da pandemia o justificar.

Notícia sobre:

Subida do preço das casas faz soar o alarme de risco de bolha imobiliária na Europa

Não é novidade que o setor imobiliário foi um dos que melhor conseguiu fintar a crise em tempos de pandemia da Covid-19. Uma resiliência que não teve impacto no preço das casas, que continuaram a subir um pouco por todo o mundo de forma generalizada, nomeadamente em Portugal. Um cenário que está a contribuir para que o risco de bolha imobiliária esteja a ganhar força, alerta o banco suíço UBS no seu mais recente relatório, divulgado esta quarta-feira (13 de outubro de 2021).

Notícia sobre:

OE2022: máscaras e geles desinfetantes continuam com IVA reduzido

As máscaras de proteção respiratória e os geles desinfetantes cutâneo vão continuar a estar sujeitos à taxa reduzida do IVA no próximo ano, de acordo com a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), já entregue na Assembleia da República – a votação final global está agendada para o dia 25 de novembro.

Notícia sobre:

Imobiliário em alta na pandemia à boleia do segmento residencial

A pandemia da Covid-19 apareceu sem pedir licença em 2020 e deixou marcas em praticamente todos os setores económicos, mas o mercado imobiliário mostrou-se resiliente e soube fintar a crise sanitária, nomeadamente o segmento residencial. Os números mais recentes comprovam isso mesmo: em 2020, o mercado imobiliário mundial registou um aumento de 5% do seu valor, atingindo a marca dos 326,5 biliões de dólares (277,97 biliões de euros) e ultrapassando em quase quatro vezes o PIB mundial de 2020. Em causa está uma análise da Savills.

Notícia sobre:

Construir o turismo do futuro: “Este é o tempo de recomeçar”

Reerguer o turismo é a missão de Portugal nos próximos anos. Aquele que foi considerado o setor mais afetado pela pandemia da Covid-19 já dá sinais de recuperação e o Plano Reativar o Turismo (PRT), com os seus 6 mil milhões de euros, vem ajudar neste processo. Mas há ainda muito a fazer para em 2027 conseguir superar os 27 mil milhões de euros em receitas turísticas – o objetivo traçado. Aliar a sustentabilidade à criação de riqueza e bem-estar em todo o território, apostando na diversificação de mercados, é o caminho. O turismo residencial e o mercado de ‘branded residences’ (unidades residenciais pertencentes a uma marca de alojamento) podem ser a chave do futuro do setor.

Notícia sobre: