
Trabalhar a partir de casa não se traduziu na eliminação total dos ambientes de trabalho tóxicos. Em alguns casos, aliás, este cenário agudizou-se, pelo défice de colaboração e entreajuda entre equipas. O teletrabalho e a distância podem dificultar a comunicação e alimentar este tipo de ambientes, mas é possível identificar os sintomas e melhorar positivamente as relações tóxicas laborais.
De acordo com Carla Rebelo, CEO da Adecco Portugal, citada pela Human Resources, “ao contrário do que o primeiro confinamento sugeria – que o teletrabalho poderia aliviar muitas tensões inerentes aos problemas no local de trabalho –, o modelo não se revelou uma panaceia para os ambientes tóxicos”.
Apesar disso, segundo a responsável, é possível mitigar a toxicidade entre equipas que estão a teletrabalhar e construir relações interpessoais saudáveis. Estas são algumas soluções:
1. Equipas devem contactar mais, mesmo virtualmente
Segundo a Human Resources, os líderes devem estabelecer uma relação próxima com os membros-chave da equipa, um a um, para descobrir se há algum problema, e estimular reuniões virtuais entre todos com maior frequência para fortalecer as interações sociais.
2. Humanizar os colaboradores
Deve haver tempo para que as equipas partilhem coisas sobre a sua vida e os colaboradores se conheçam melhor uns aos outros. Partilhar detalhes sobre as suas rotinas, famílias, filhos, sobre a sua saúde é importante, uma vez que a partilha de informação pessoal gera confiança.

3. Equipa tem de participar na resolução de problemas
As equipas devem ser as principais responsáveis pela resolução de problemas. O líder tem um papel importante, mas não pode intervir sempre. “Uma equipa que está constantemente a pedir a um líder para mediar desacordos ou escolher entre uma série de soluções é uma equipa disfuncional”, escreve a publicação.
4. Problemas devem ser debatidos abertamente
Mesmo que virtualmente, as equipas devem falar abertamente sobre os problemas sem medo. A liderança deve por isso criar um ambiente seguro para que os colaboradores possam partilhar o que sentem. Reservar um tempo em cada reunião, por exemplo, para discutir erros e o que pode ser melhorado.
Para poder comentar deves entrar na tua conta