Através do TASMU Smart Qatar, empresa entra no Médio Oriente para alagar a oferta de soluções para o segmento dos 'data centers'.
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Márcia Pereira, CEO da Bandora
Márcia Pereira, CEO da Bandora
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

A Bandora, empresa portuguesa pioneira na transformação digital dos edifícios através de soluções de Inteligência Artificial (IA) que otimizam a sua eficiência energética, prepara-se para entrar no mercado do Catar.

Após a sua primeira aposta na internacionalização, em julho de 2025, ao entrar no mercado norte-americano, a tecnológica lusa conta agora com o apoio do governo local, beneficiando de acompanhamento especializado, para alargar a sua oferta de soluções para o segmento dos 'data centers' (centros de dados).

Surgindo no âmbito do TASMU Smart Qatar, um acelerador liderado pelo Ministério das Comunicações e Tecnologias de Informação do Catar que pretende atrair e impulsionar startups dos setores de Transporte e Logística, Saúde, Ambiente e Smart Cities, esta etapa de abertura de uma sucursal no Catar tem como objetivos a promoção do relacionamento com clientes dos setores privado e público, a atribuição de vistos de trabalho que permitam estadias longas da equipa portuguesa e a apresentação de investidores que poderão acompanhar a próxima ronda de investimento.

A empresa portuguesa foi uma das 47 escolhidas numa fase de pré-aceleração, entre centenas de candidaturas, e uma das 26 que avançou para a fase seguinte. Um ‘Demo Day’ marca o final do processo, apenas para as startups finalistas que apresentarão as suas ideias em janeiro de 2026.

“Este projeto foi, sem dúvida, uma excelente oportunidade para concretizarmos a nossa aposta na região do Golfo, por ter mercados com um enorme potencial. Além de podermos contribuir para a transformação digital dos edifícios, tornando-os 100% autónomos com a nossa solução - que já está bastante desenvolvida, sobretudo para o retalho e a restauração -, vamos aproveitar para explorar um novo segmento, o dos data centers”, revela afirma Márcia Pereira, CEO da Bandora.

“Acreditamos que podemos fazer evoluir a nossa solução nesse sentido, dando resposta a esta nova necessidade de minimizar o seu impacto ambiental, decorrente do elevado consumo de energia e de água, e que esta é a região certa para a testar tendo em conta o elevado número de data centers que aqui estão a ser construídos”, conclui.

A Bandora tem já presença em mercados de países como Portugal, Estados Unidos, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Perú, Colômbia e, agora, Catar. Prevê-se ainda a sua expansão para a República Dominicana e para o Brasil. 

Márcia Pereira, CEO da Bandora
Márcia Pereira, CEO da Bandora

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