
O stock de data centers na Europa e no Médio Oriente (EMEA) registou, durante o primeiro trimestre de 2025, um aumento de 11% face ao ano anterior, atingindo as 2.641 unidades ativas. Em termos de capacidade total de energia, isto representa 10.850,71 MW.
Segundo os dados agora divulgados no relatório da Savills, que revelou este aumento, encontram-se atualmente em construção 2.706 MW em França, na Suécia, Reino Unido, Alemanha e Irlanda. Já os projetos em pipeline em fase inicial sobem aos 17.513 MW e estendem-se à Península Ibérica, sugerindo uma atratividade crescente do sul europeu no que respeita a empreendimentos de grande dimensão, apoiados pela melhoria das infraestruturas e pelo interesse de investidores.
Neste sentido, Portugal torna-se um dos destinos da Europa mais atrativos para a instalação de novos data centers, algo que Tiago Cortez, I&L Capital Markets Associate da Savills, explica pelas “condições únicas para a instalação” que o país reúne, “nomeadamente por ter uma das mais elevadas percentagens de produção energética proveniente de fontes renováveis na União Europeia, preços de energia abaixo da média europeia e uma das melhores redes de fibra ótica do mundo que o tornam na porta de entrada de muitos dos cabos submarinos que interligam continentes através de redes de grande capacidade de conexão de dados”.
O responsável refere ainda, em comunicado, que “com o crescimento exponencial da Inteligência Artificial (IA) e a consequente necessidade de infraestruturas com maior capacidade, Portugal está cada vez mais presente nos planos de investimento para este setor nos próximos anos”.

Rendas estabilizam e volumes de investimento aumentam
Depois de três anos de aumento das rendas médias, os valores de rendas de data centers parecem ter estabilizado na maioria das categorias de arrendamento na região EMEA. Pese esta estabilização, estão previstos novos aumentos ainda durante este ano, como consequência de três principais fatores: subida da procura, aumento dos preços da energia e contínua inflação dos custos de construção.
Quanto aos volumes de investimento no setor dos data centers, estes aumentaram, sobretudo no que diz respeito a joint ventures entre operadores deste ramo e investidores institucionais. A concorrência foi intensificada pela entrada de novos operadores, algo que também impulsionou a atividade empresarial.
Os players do mercado imobiliário têm procurado lançar ou adquirir plataformas, no entanto, à medida que o acesso à energia se dificulta, os proprietários de terrenos reconhecem o valor inerente dos mesmos para utilização de data centers, o que complica a dinâmica de aquisição.
“Com os portfeólios a tornarem-se cada vez mais intensivos em capital, os investidores estão a explorar opções criativas de estruturação de negócios. Isto pode incluir IPOs, cisões ou estratégias de sindicação ao nível dos ativos, permitindo que vários investidores participem em empreendimentos de grande escala ou partilhem a exposição a portefólios inteiros. O mercado de investimento está a tornar-se mais sofisticado, com considerações de liquidez a começar a remodelar a forma como os negócios são estruturados e o capital é alocado”, esclarece Cameron Bell, Director EMEA Data Centre Advisory da Savills.
Já Lydia Brissy, Director in Savills European commercial research team, destaca o crescimento exponencial do mercado de IA na Europa, “o que, por sua vez, aumentará ainda mais a procura de desenvolvimento rápido de centros de dados”.
“A Statista prevê que a dimensão do mercado europeu de IA será de aproximadamente 52,94 mil milhões de euros até ao final de 2025, com uma taxa de crescimento anual composta de 26,27%, atingindo 215,93 mil milhões de euros até 2031. Esta trajetória sublinha a importância crucial do desenvolvimento de infraestruturas”, conclui a responsável.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta