Comentários: 0

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) está a preparar o lançamento da quinta geração móvel (5G). Para tal vai “avaliar o interesse dos operadores nas faixas que tecnologicamente possibilitam o desenvolvimento dos vários serviços que podem ser prestados com esta nova geração móvel, inclusive comunicações Machine-to-Machine (M2M) e Internet of Things (IoT)”.

Em comunicado, a entidade refere que “a passagem para o 5G reveste-se de grande relevância pelas enormes potencialidades que acarreta em termos de inovação e desenvolvimento do setor e do país”.

O regulador pretende saber qual é a “opinião do mercado sobre o procedimento a adotar para fazer a atribuição do espetro, uma vez que a lei prevê que poderá ser no regime de acessibilidade plena ou estar sujeita a procedimentos de seleção por concorrência ou comparação, nomeadamente leilão ou concurso”. “Pretende-se ainda saber em que condições o espectro deverá ser atribuído, bem como as condições de utilização”, lê-se no documento. 

O processo de consulta pública sobre a disponibilização de espectro estará a decorrer até 19 de abril.

De referir a tecnologia 5G esteve em foco durante o Congresso Mundial das Comunicações, que se realizou na semana passada em Barcelona, Espanha.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade