
Os consumidores portugueses ainda manifestam alguma resistência no que toca à compra de produtos online. Mas a desconfiança aumenta – mesmo muito – quando se trata da partilha ou comunicação dos seus dados pessoais a certas marcas ou sites. Cerca de 83% dos inquiridos nacionais não confia na segurança da partilha de dados, de acordo com o estudo lançado pelo Observador Cetelem.
Sim, é verdade, os portugueses são mesmo os mais desconfiados. A maioria dos inquiridos (os já referidos 83%) revelam estar preocupados com a partilha de dados, um valor muito superior (19%) à média do estudo. Os portugueses são apenas seguidos de perto pelos consumidores espanhóis (81%). Os dinamarqueses, tal como os húngaros, por outro lado, demonstram ser os consumidores mais tranquilos com a partilha de informação pessoal na Internet. Apenas 49% dos inquiridos se mostram desconfiados nesta matéria.
O estudo do Observador Cetelem Consumo 2017 revela que quando pretendem efetuar compras na Internet, os inquiridos nacionais estão entre aqueles que menos confiam na descrição dos produtos: cerca de 70%, 4% abaixo da média global. Relativamente aos prazos de entrega, os portugueses revelam, igualmente, algumas dúvidas, já que apenas 68% dizem confiar nos mesmos, menos 6% que o valor médio.
No entanto, e apesar das reservas às compras online, 43% dos portugueses confiam na Internet, o que representa mais 3% que a globalidade do estudo, que foi realizado em 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido e Eslováquia.
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