Comentários: 0
A tua empresa ainda tem um site com "http"? Então vai ser bloqueado
www.techgenyz.com

O browser da Google, Chrome, vai começar a marcar como "inseguros" os sites sem uma tecnologia de encriptação. Isto significa que as páginas na internet quando forem "http://" em vez de "https://" podem ser bloqueadas por falta de uso do protocolo de segurança. Apesar de ser apenas uma letra em causa, não se trata de um mero detalhe. As ligações sem encriptação podem facilmente ser intercetadas por terceiros na rede e representam um risco acrescido quando se está a introduzir informações privadas numa página, como é o caso das passwords.

A nova versão do browser foi lançada esta terça-feira e, gradualmente, chegará aos mais de dois mil milhões de dispositivos que usam o programa, noticia hoje o ECO. Trata-se de uma medida para forçar os gestores de sites a adotarem medidas de segurança mais apertadas, nomeadamente a encriptação das ligações com os utilizadores.

Scott Helme, investigador na área da segurança, disse à revista Wired que esta alteração é uma “mudança realmente significativa” nos padrões atualmente em vigor. 

Google privilegia HTTPS nas buscas

Os sites mais recentes, por norma, já têm um certificado de segurança emitido por uma entidade certificada. Além de dar mais segurança, o protocolo “HTTPS” (SSL ou TLS) proporciona uma maior visibilidade nos motores de busca. Há já vários anos que a Google dá mais destaque a páginas seguras, que encriptem as ligações com os utilizadores.

Em Portugal, de acordo com o ECO, uma percentagem significativa de sites ainda não usa o protocolo pedido pela Google, sobretudo os que têm um legado mais pesado. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta