Obra já arrancou e vai custar 1,1 milhões de euros. Já há interessados em comprar estes lotes destinados à instalação de empresas.
Comentários: 0
Parque empresarial na Cerveira
Wikimedia commons

Há cada vez mais investidores a escolher o interior do país para instalarem as suas empresas. E para dar resposta à crescente procura que se faz sentir, a Câmara Municipal de Vila Nova da Cerveira decidiu avançar com a construção daquele que será o quinto polo do parque empresarial da Cerveira. A obra já está em curso e deverá estar concluída em abril de 2023. O investimento associado é de 1,1 milhões de euros.

O que motivou a construção da nova zona de acolhimento empresarial foi precisamente “a procura crescente por parte dos investidores”, admite Rui Texeira, presidente da Câmara de Vila Nova da Cerveira. E, sublinha também, que é uma “forma de combater a desertificação do interior, criando dinamismo económico no interior do concelho”, que pertence ao distrito de Viana do Castelo.

“Há necessidade de desenvolver o interior do concelho, atraindo mais atividade económica e, por consequência, mais pessoas, assegurando a potenciação do vigor industrial de Vila Nova de Cerveira”, autarca de Vila Nova da Cerveira

É na Freguesia de Sapardos que a empreitada de construção do novo “Parque Empresarial de Cerveira – Polo V” está a ser levada a cabo. Localizada junto ao nó da A3, a obra prevê a criação de 12 lotes de dimensões idênticas, com cerca 2.700 m2 cada, numa área total de 32.602 m2, explicam na nota publicada na página oficial da autarquia.

A sua construção vai seguir à risca os critérios do Sistema de Indústria Responsável (SIR). E vai disponibilizar um “conjunto de infraestruturas com repercussões nos custos do produto, nomeadamente, na produção e utilização de energias renováveis e reutilização de águas”, especificam na mesma nota.

Os trabalhos estão a avançar a “bom ritmo”, sendo que agora está a decorrer a instalação das infraestruturas no arruamento principal. Esta obra orçada em 1,14 milhões de euros e cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020 através de um fundo FEDER de 667 mil euros, deverá estar concluída até ao final de abril de 2023.

Empresas no interior do país
Câmara Municipal de Vila Nova da Cerveira

Já há investidores interessados na aquisição dos lotes

A procura de espaços para instalar empresas tem sido notada pela autarquia, que avança que já foram registados “um elevado número de interessados na aquisição dos lotes”, diz a mesma publicação. E há até “um interessado que quer três lotes”, adiantou Rui Teixeira. A venda dos mesmos será realizada através de hasta pública em data a anunciar.

Para o presidente da câmara Rui Teixeira “esta nova área de acolhimento empresarial no concelho pretende colmatar a carência de espaços com aptidão para a instalação de empresas e a procura urgente por estes espaços, promovendo fortes dinâmicas económicas".

Este já é o quinto polo deste parque industrial da Cerveira. Segundo o autarca socialista, nos quatro polos já existentes “estão instaladas mais de 30 empresas que empregam mais de quatro mil trabalhadores”, entre as quais se destacam “grandes empresas do setor automóvel e dois dos maiores produtores do mundo de barcos de recreio”, sustentou.

*Com Lusa

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta