
As varandas abertas podem ser um lugar maravilhoso tanto para humanos como para animais de estimação. No entanto, no caso dos nossos amigos de quatro patos há vários riscos que nos podem deixar com o coração nas mãos.
Ter um recanto ao ar livre é fundamental numa casa. Um local onde podemos relaxar e apreciar a vista, mas é comum as pessoas acharem que se trata de um espaço perfeito para ter um animal de estimação, o que pode não ser verdade principalmente sem supervisão, ou sem as medidas de segurança adequadas.
As varandas abertas podem ser, de facto, um espaço importante para o animal de estimação. Descobre tudo o que deves fazer para tornar a varanda num espaço divertido, seguro e de relaxamento.
Varanda aberta em casa: cuidados a ter

As varandas abertas apesar de poderem proporcionar bons momentos ao teu animal de estimação. No entanto, também têm um ambiente estimulante para os bichinhos mais curiosos: seja o pássaro que teima em pousar no parapeito, os cães que passeiam na rua ou até mesmo as buzinas de carros.
Esses estímulos podem levar a acidentes infelizes como quedas, fugas ou comportamentos inesperados (e anormais). Por isso mesmo, e para evitar dissabores, é importante na proteção do espaço.
Varanda ou terraço: o que torna o espaço adequado?
Uma ida à varanda não é igual para um humano ou para um animal, por isso, é importante criar determinadas condições, principalmente se o tencionas deixar naquele espaço por várias horas:
- Espaço adequado: garante que o teu animal se pode movimentar livremente, tendo em conta o seu tamanho;
- Segurança máxima: deves garantir que reuniste todas as condições que evitem que o teu animal possa fugir;
- Temperatura perfeita: nem demasiado calor, nem demasiado frio. Os animais precisam de uma temperatura amena para poderem estar confortáveis;
- Iluminação e som ambiente: é importante deixares o teu animal com luz suficiente para que ele possa facilmente detetar os obstáculos. Podes deixar também um som ambiente para que ele se sinta acompanhado até à tua chegada;
- Dormir, é dentro de casa: podes deixar o teu animal na varanda enquanto te ausentas ou precisas de limpar a casa, mas não deves deixá-lo naquele espaço durante a noite evitando que fique ansioso;
- Necessidades básicas: para que o teu fiel amigo esteja sempre confortável, deves deixar em quantidade suficiente água e comida. Além disso, no caso de teres gatos, podes deixar também a sua caixa de areia.
Animais de estimação: dicas de conforto
Com algumas dicas e pouco esforço, podes tornar a tua varanda ou terraço num verdadeiro oásis para o teu animal de estimação:
Proteção do espaço para animais de estimação

As redes mosquiteiras não servem só para evitar a entrada de insetos indesejados dentro da tua casa, como também podem ser úteis para evitar que os teus animais saltem, trepem ou passem para a varanda do vizinho.
Fechar a varanda, pode ser uma boa opção para quem quer manter o espaço 'anti-fugas', sem abdicar da luz natural. Além disso, também traz mais conforto nos dias de frio, chuva e vento, permitindo que os animais de estimação possam desfrutar desse espaço durante todo o ano.
Se não queres ficar com uma marquise em casa, as redes de proteção são uma alternativa em conta. Podes optar por vários modelos (mais finas ou mais grossas) dependendo do animal que tenhas. A grande vantagem desta solução é que há opções de redes que podes por e tirar se não quiseres comprometer a estética do terraço.

Para criares um acesso limitado, tens as portas ou cercas de segurança que podem ser removíveis ou fixas e que te permite delimitar algumas zonas. Tem atenção ao tamanho do teu animal no momento de escolher uma cerca, isto porque, se a cerca não estiver adequada o teu animal pode saltar ou trepar facilmente.
Piso ou tapetes antiderrapantes
Se o teu animal já não tem a mobilidade ou reflexos de antigamente, ou mesmo se tens um 'puppy' cheio de energia, os tapetes ou pisos de exterior antiderrapantes são a solução perfeita para que ele possa expressar-se sem escorregar.
Dar sempre 'um olho' no teu animal de estimação

É sabido que não se deve deixar os animais de estimação sozinhos por longos períodos, mas a verdade é que a azáfama do dia a dia nem sempre colabora. Isso é especialmente verdade quando deixas os teus patudos na varanda, convém dar uma olhadela com regularidade para confirmar que está tudo bem com o animal.
Se há coisa boa que os tempos modernos nos permitem é 'estar' em vários sítios ao mesmo tempo. Instalar câmaras de segurança permite-te supervisionar o espaço em diferentes ângulos e algumas até enviam alertas para o smartphone se detetarem movimento no raio de visão.
Um espaço dedicado ao teu melhor amigo onde possa brincar e descansar

A colocação de camas, arranhadores, esconderijos e brinquedos, pode ser uma boa estratégia para manter os teus animais entretidos e longe do perigo. Além disso, quando estiverem cansados podem dormir uma sesta num local acolhedor.
Criar um abrigo
Para que o teu animal se sinta mais confortável e possa abrigar-se do mau tempo ou refrescar nos dias de sol, podes colocar uma casota ou refúgio.
Colocação de plantas
Convém dares uma volta às plantas que tens na varanda. Isto porque, algumas espécies são venenosas para os animais. Erva de gato ou valeriana são exemplos de plantas que, além de darem cor à tua varanda, irão proporcionar um estímulo positivo para os teu gatos, sem risco de toxicidade.
Animais em casa: benefícios de ter uma varanda segura
Ter um espaço exterior em casa, agrada a humanos mas ainda mais aos animais, porque nós estamos habituados a passar tempo em espaços fechados (no final de contas, vivemos entre quatro paredes).
Por outro lado, os nossos patudos ainda seguem os instintos à flor do 'pelo' e por isso precisam de passar algum tempo ao ar livre.

Ter uma varanda ou terraço, vai ajudar o teu animal a:
- Reduzir dos níveis de stress e de ansiedade. Os estímulos exteriores ajudam-no a relaxar;
- Praticar atividade física. Podem brincar, e nos caso de espaços maiores, podem mesmo dar uma corrida e saltar;
- Melhorar comportamentos dos animais. Gastam a energia acumulada e têm mais facilidade em cumprir ordens e não destruir objetos (a tua mobília fica a salvo);
- Contactar com o ar fresco e com o sol.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta