Se vives com gatos, cães ou coelhos, estas são as plantas seguras e não tóxicas que podes ter em casa.
Comentários: 0
Plantas pet-friendly
Pixabay

Se existem animais que comem plantas, os gatos e cães são bons exemplos. Os nossos animais de estimação preferidos são admiradores natos destes seres vivos verdejantes e muitas vezes acabam por mastigá-los.  Mas não te preocupes. Existem várias plantas seguras para gatos, cães, pássaros e coelhos que não são tóxicas nem perigosas e que vão conferir alguma diversão à tua casa. Estas são as plantas inofensivas para animais de estimação.

Plantas seguras para gatos

Pela sua natureza felina, os gatos são muito atrevidos e curiosos e acabam por explorar tudo aquilo o que tens em casa, sobretudo os vasos com plantas decorativas. Tenta decorar os ambientes interiores e exteriores com plantas que não façam mal a gatos para que possam saboreá-las ou atacá-las tranquilamente. Temos a certeza que as suas peripécias irão fazer-te libertar uma boa gargalhada.

Erva gateira

A erva de gato ou Nepeta cataria é uma das plantas não tóxicas para gatos que deves ter em casa. Esta é a planta preferida dos gatos, pois contem nepetalactona, responsável por estimular o seu sistema nervoso. É tão aditiva que o gato não irá a largar, lambendo-a ou mordendo-a várias vezes ao dia. 

Gatos e cães em casa? As plantas seguras para animais domésticos 
Pixabay
A erva de gato alivia problemas digestivos, ajuda os gatos a deitarem para fora as bolas de pêlo e alivia o stress acumulado. Não convém colocar o vaso sob exposição direta do sol, porque poderá secar.

Chamaedorea para gatos

A chamaedorea é uma palmeira perfeita para os teus gatos andarem aos saltinhos. Nativa do México e da Guatemala, é uma planta que não tem perigo para o teu felino, sendo excelente para decorar apartamentos com pouca luminosidade.

Gatos e cães em casa? As plantas seguras para animais domésticos 
Bachelot Pierre J-P, CC BY-SA 3.0, Wikimedia Commons

Tenta manter o solo húmido e toma cuidado para que o teu animal de estimação não derrube o vaso. A chamaedorea também não oferece qualquer problema para cães ou coelhos.

Plantas que os cães podem comer

Os cães ouvem atentamente os nossos conselhos. Mesmo assim, nem sempre os conseguirás controlar e é preciso conhecer algumas plantas seguras para cães, que podem ficar espalhadas por toda a casa.

As plantas que os cães podem comer são fonte adicional de vitaminas, que ajudam o seu sistema imunitário. São exemplos a hera inglesa, utilizada para decorar jardins e a lavanda, que muitos colocam em gavetas de armários para deixar um aroma fresco e que, por vezes, os cães gostam de provar.

Rosas não são tóxicas para cães

Recebeste um lindo ramo de rosas mas estás preocupado com o teu cão? Podes dormir descansado porque as rosas não são tóxicas para os cães. Deixa que o teu amigo desfrute de um ambiente alegre, colorido e sobretudo de um ar mais limpo.

Gatos e cães em casa? As plantas seguras para animais domésticos 
Pixabay

Confirma que não existem espinhos que podem ferir as patas dos teus cães e ter consequências desagradáveis ​​quando ingeridos. Não são aconselhadas rosas a quem tem gatos, pois podem provocar esporotricose, uma doença grave comum nos felinos.

Plantas com flor fazem bem aos cães?

As tão coloridas gerberas não são tóxicas para os animais de estimação, nem a violeta africana, nem a margarida azul, flor de maio ou jasmim. Estas plantas com flor alegram qualquer ambiente e vão deixar o teu cão confortável.

Gatos e cães em casa? As plantas seguras para animais domésticos 
Pixabay

Os cães podem comê-las e não há qualquer perigo de intoxicação. Convém utilizar fertilizantes que não sejam tóxicos nem prejudiciais aos teus animais domésticos, muitos dos quais encontram-se à venda em Portugal.

As ervas aromáticas fazem bem aos cães e gatos?

É uma das principais dúvidas de quem partilha o lar com cães e gatos. As plantas aromáticas dão sabor aos nossos pratos e são também plantas seguras para cães e gatos.

Gatos e cães em casa? As plantas seguras para animais domésticos 
Pixabay
Se o teu animal comer um pouco de manjericão, de alecrim ou orégãos não haverá qualquer risco de intoxicação. A hortelã-pimenta é ótima para aliviar problemas gastrointestinais, além de combater o mau hálito. O tomilho, graças às suas propriedades expetorantes, ajuda no alívio da tosse, enquanto a salsa é ótima para eliminar as dores nas articulações.

Contudo, quando ingeridas em excesso, o teu companheiro de quatro patas poderá vomitar com frequência. Logo, as ervas aromáticas são seguras para os gatos e cães, mas não devem estar sempre à sua disposição.

Plantas tóxicas ou venenosas para gatos e cães

Existem pessoas que infelizmente decoram as divisões da sua casa com plantas tóxicas e venenosas para cães e gatos, que produzem reações cutâneas, problemas digestivos e até poderão originar situações mais graves.

Gatos e cães em casa? As plantas seguras para animais domésticos 
Pixabay

Fizemos uma lista de plantas tóxicas que devem ser retiradas imediatamente dos espaços frequentados pelos teus animais:

  • Lírio da paz e outras espécies de lírios;
  • Antúrio;
  • Azálea;
  • Arruda;
  • Liliáceas;
  • Espada-de-são-jorge;
  • Hibisco;
  • Azevinho;
  • Visco;
  • Aloé vera;

São plantas perigosas para animais domésticos sobretudo pela produção de óleos e pólen. Mesmo assim, convém ter atenção porque existem plantas que são tóxicas na totalidade e outras que são tóxicas apenas nas suas raízes, frutos ou folhas.

Afasta estas plantas de cães e gatos para evitar problemas respiratórios, excesso de produção de saliva, insuficiência renal, polidipsia, febre, tosse e pele seca. Estas são as principais sequelas provocadas por plantas tóxicas em animais domésticos.

Dicas para cuidar de plantas pet-friendly

É melhor prevenir do que remediar e isso aplica-se nos truques para saber que plantas são pet-friendly.

Gatos e cães em casa? As plantas seguras para animais domésticos 
Pixabay
  1. Deves saber se as plantas são comestíveis para humanos, pois normalmente as plantas não tóxicas para cães e gatos também não têm riscos para os seus donos;
  2. Se os animais gostam de comer plantas é preferível mantê-las em lugares inacessíveis. Coloca-as em prateleiras mais altas ou mesmo em vasos suspensos ou pendentes. As plantas que caem do teto são encantadoras e permitem ao teu cão ou gato fazer exercício. 

Para evitar que as plantas pet-friendly acabem sempre na barriga do teu cão ou gato, poderás diluir um pouco de sumo de limão em água e utilizá-lo como repelente natural. Isso ajuda a manter a tua planta hidratada e saudável. O mesmo acontece se utilizares vinagre de maçã diluído, dos quais os animais fogem a sete pés.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta