
Os meses de julho e agosto são, por norma, os eleitos para a maioria das famílias fazer as malas e ir de férias. E muitas acabam por querer levar consigo os respetivos animais de estimação. Será que é fácil ou possível viajar com os “amigos” de quatro patas em transportes públicos, como comboios ou aviões, por exemplo? Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
Vou de férias em julho e estou a enfrentar um problema. Tenho um cão e gostava de o levar comigo para o local em que vou passar as férias. Será possível viajar com ele? Há regras para tal?
A tua questão é comum a muitos consumidores e, embora no mercado existam já muitos locais em que os nossos animais de estimação podem ficar, a maioria das famílias não quer partir para férias sem os seus companheiros de quatro patas.
Sabendo que queres passar as férias com os teus cães, podes facilmente descobrir alojamentos turísticos que aceitem animais domésticos. São cada vez mais as opções disponíveis e quanto à viagem, também, tudo se pode resolver.
O transporte ferroviário é a solução gratuita para transportares o teu cão. O comboio tem regulamentação específica para o transporte de animais e, de acordo com a lei, os passageiros podem transportar gratuitamente apenas um animal de companhia, dentro de uma transportadora equivalente a bagagem de mão. Exceção feita a animais perigosos e potencialmente perigosos, que não podem ser transportados.

O transporte de animais de companhia em autocarro ou camioneta é igualmente permitido. As condições de transporte são similares às descritas para o comboio, mas terás de pagar meio bilhete, sendo certo que os animais de companhia não podem, em caso algum, tomar lugar nos bancos dos veículos afetos ao transporte público.
Quanto ao avião, o teu cão pode viajar na cabine ou no porão, segundo o peso, o tamanho e a espécie. Se o peso, com a caixa, não ultrapassar os oito quilos, o teu companheiro pode ir na cabina. Caso o peso, com a caixa incluída, ultrapasse os oito quilos, tem de viajar no porão. É ainda necessário fornecer comida e água para a viagem. Animal e caixa, em conjunto, não podem pesar, regra geral, mais de 45 quilos.
Informa-te aqui.
*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 20 ou do email decolx@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta