Comentários: 5

Há cerca de um ano, Scott Gerami, um experiente vendedor imobiliário de Naperville, uma tranquila cidade dormitório nos arredores de Chicago com apenas 100.000 habitantes, estava a navegar na internet quando viu algo que o deixou de boca aberta. Um vídeo no Youtube que mostrava um drone (veículo aéreo não-tripulado) que gravava imagens através de uma câmara. Gerami não parou de pensar na ideia e decidiu construir o seu próprio drone.  

“É uma ideia espetacular, atrativa e pouco habitual de mostrar uma casa. Oferece aos potenciais compradores uma perspetiva diferente da habitação e da zona envolvente”, disse Scott Gerami, de 52 anos, que é há quase 30 anos consultor imobiliário na multinacional Remax.

Gerami comprou peças e “fechou-se” na garagem a construir o seu próprio drone. Após várias tentativas, entrou em contacto com a empresa Mad Lab Industries, dedicada à criação de quadricópteros – helicópteros de quatro hélices manuseados por controlo remoto. Eles fabricaram as peças e Gerami montou-as, tendo acrescentado uma pequena câmara go pro de alta definição e um gps.

Drones, os melhores amigos dos vendedores imobiliários (vídeos e fotos)

Estava construído o primeiro “drone imobiliário”. Mas a primeira experiência foi um desastre. “Ficou desorientado e foi perdido para norte. Pus-me no carro e fui segui-lo, mas perdi o rasto dele”, recorda Gerami, que gastou cerca de mil dólares (732 euros) com o equipamento.  

Também perdeu o segundo protótipo, mas aprendeu a lição. Agora tem dois drones a funcionar, e depois de investir mais de 4.000 dólares (2.930 euros) acredita que é o “primeiro vendedor imobiliário do mundo a usar esta tecnologia para vender casas”.

Casas de luxo

A tecnologia das aeronaves não tripuladas tornou-se famosa, de forma lamentável, na guerra contra o Afeganistão, onde os EUA as usavam para bombardear locais onde se encontravam talibãs sem pôr em risco a vida dos soldados. Agora, os drones foram “domesticados” e passaram a ter uma missão muito menos sangrenta, transformando-se nos melhores amigos dos consultores imobiliários.

Em meados do ano passado, Scott Gerami começou a ampliar as imagens aéreas recolhidas pelos seus drones para vender casas e a iniciativa foi um êxito. Desde então, várias empresas dedicadas ao imobiliário de luxo começaram a usar os equipamentos para oferecer aos clientes algo nunca antes visto no setor.

Várias imobiliárias têm nos respetivos sites vídeos filmados com a “vista de pássaro”. A Halstead Property, por exemplo, tem dois vídeos: o de uma casa de estilo georgiano em Dreenwich (Connecticut), que custa 6,1 milhões de dólares (4,5 milhões de euros), e o de uma mansão nos Hamptons (Nova Iorque), avaliada em 7,6 milhões de dólares (5,6 milhões de euros).

Drones, os melhores amigos dos vendedores imobiliários (vídeos e fotos)

“Não vendemos casas de 150.000 dólares (110.000 euros) com esta tecnologia”, disse ao The New York Times o diretor de marketing web da Halstead Property, Mathew Leone. “As casas de vários milhões de dólares necessitam de propostas de marketing exclusivas, não podem ser comuns/normais”, referiu.

De referir, no entanto, que a utilização desta tecnologia de luxo está muito controlada pelas autoridades. Atualmente, a lei norte-americana impede o uso de drones a nível comercial, cobrando pelo serviço. Por isso mesmo, estes vídeos são uma “oferta” das imobiliárias aos clientes preferidos. Os drones não podem voar a mais de 120 metros de altura nem perto de aeroportos.

Os drones em Portugal

O uso de drones para captação de imagens por parte das forças de segurança, de empresas privadas ou de cidadãos comuns é uma questão que ainda não entrou na agenda dos legisladores. Segundo o Público, numa notícia que data de dezembro, o uso de veículos aéreos não-tripulados é cada vez mais comum no país e não tem enquadramento legal.

Como podes ver no vídeo em baixo, foi usado um destes equipamentos para promover um empreendimento, a Casa do Pego, localizada na Comporta. O resultado está à vista…

Ver comentários (5) / Comentar

5 Comentários:

Tiago
31 Janeiro 2014, 11:36

ouh!! onde é que isto vai parar???

3 Fevereiro 2014, 21:38

Eu já tenho isto cá há muito tempo...

5 Fevereiro 2014, 20:23

In reply to by anónimo (not verified)

É PORQUE TENS

19 Fevereiro 2014, 18:13

empréstimo entre o particular
Olá, Private franceses, suíços, belgas, canadenses, Você precisava de empréstimos de dinheiro entre indivíduos para lidar com as dificuldades financeiras que finalmente quebrar o impasse que os bancos causa, pela rejeição de seus arquivos de aplicativo créditos. Eu sou um indivíduo capaz fazer um empréstimo no valor que você precisa e muito acessível, com condições que tornam sua vida mais fácil. Aqui estão as áreas onde eu possa ajudá-lo: * Financeiro * Home Loan * Empréstimo de Investimento * Dívida Consolidação * Linha de Crédito * Segunda hipoteca * Redenção * Empréstimo Crédito Pessoal Você está no arquivo e banco proibido você tem não por bancos ou é melhor ter um projeto e precisa de crédito, financiamento ruim ou precisam de dinheiro para pagar as contas, aluguel, dinheiro para investir no negócio. Então, se você precisa de empréstimo de dinheiro, não hesite em contactar-me para obter mais detalhes sobre minhas condições muito favoráveis. Meu empréstimo com você a solução para seus problemas financeiros e garantir um bom estudo.

desarrollo.news
5 Março 2014, 23:14

lo de los drones da mucho miedo

Para poder comentar deves entrar na tua conta