Daniela Rebouta

Compra e venda de casas: "Para mim, o luxo não tem um número"

Daniela Rebouta está na mediadora imobiliária Engel & Völkers (E&V) desde 2019. “Já fiz um bocadinho de tudo”, confessa ao idealista/news a atual – desde 2023 – Sales Director da E&V Lisboa, Oeiras e Setúbal. A conversa realiza-se nos escritórios da multinacional alemã em Lisboa, em plena Avenida da Liberdade, e tem como tema central a mediação imobiliária no segmento residencial de luxo. Um nicho que “está de ótima saúde”, indica, antecipando um ano de 2026 “ainda melhor” que o de 2025. Sem rodeios, diz que “o que os clientes procuram é sobretudo qualidade de vida”. E deixa um aviso: "Não posso vender luxo se o meu serviço não é de luxo".

Mediação imobiliária de luxo: “Portugal oferece um produto diferenciado”

“O negócio da mediação imobiliária, nomeadamente no segmento de luxo, está de boa saúde, e podemos dizer, inclusive, que vive um dos seus melhores momentos”. Otimismo é, portanto, palavra de ordem para Adriano Nogueira Pinto, Diretor Coordenador Nacional da DS Private, que em entrevista ao idealista/news antecipa a continuidade de Portugal “no radar dos investidores e compradores de luxo internacionais”. “O país oferece, neste segmento, um produto diferenciado, como projetos de arquitetura de autor, imóveis com certificações ambientais e localizações prime altamente valorizadas”, analisa.
Alfredo Valente, CEO da iad Portugal

iad Portugal compra PrimeBiz e admite novas aquisições em Portugal

É caso para dizer que este é um negócio entre mediadoras imobiliárias. Falamos da aquisição da PrimeBiz por parte da iad Portugal, empresa de origem francesa que assinala 10 anos de operação em território nacional – é a sua primeira operação de aquisição no país. “É um passo importante na consolidação do nosso percurso e reflete o momento de maturidade que vivemos após uma década de crescimento sólido”, confidencia Alfredo Valente, CEO da iad Portugal, ao idealista/news.
Casas de luxo no Algarve

Casas de luxo: mediadora Piquet Realty Portugal aposta no Algarve

A Piquet Realty Portugal, mediadora imobiliária especializada no segmento de luxo que representa a Piquet Realty, marca internacional fundada há cerca de 20 anos pelo empresário brasileiro radicado nos EUA Cristiano Piquet, anunciou que deu início a uma nova fase de crescimento a nível nacional com foco no Algarve. “Estamos a dar início a uma nova etapa da nossa trajetória. Depois de nos consolidarmos em Lisboa e Cascais, chegou a vez de nos expandirmos para o Algarve”, disse em comunicado Marlos Gonçalves, CEO da Piquet Realty Portugal.

As 10 casas de luxo mais visitadas este verão – e que estão à venda

Passear por anúncios de casas de luxo na internet tornou-se um hábito cada vez mais comum entre os portugueses. Entre fotografias de mansões com jardins imensos, apartamentos no topo de prédios com vistas incríveis ou quintas no meio da natureza, muitos dedicam parte do seu tempo livre a explorar propriedades que são um regalo para a vista. O idealista compilou as 10 casas com preços superiores a um milhão de euros que suscitaram maior interesse entre os seus utilizadores este verão.
Rui Torgal, CEO da ERA Portugal

Casas novas nas periferias? “Está sempre ligado à mobilidade”

Assim que assumiu funções de CEO da ERA Portugal, no início de 2020, em vésperas da pandemia, Rui Torgal decidiu cancelar a convenção anual da rede imobiliária. Uma decisão que “causou convulsão”, mas que considera ter sido “corajosa”. Passaram mais de cinco anos e muita coisa mudou no setor da mediação imobiliária, desde logo com a chegada em força da tecnologia e da Inteligência Artificial (IA). “As pessoas estão e estarão sempre no centro daquilo que é a nossa visão para o negócio”, confidencia ao idealista/news, numa entrevista na qual aborda, entre outros temas, a necessidade de aumentar a oferta de casas no país, nomeadamente nas periferias de Lisboa e Porto. Uma solução de construção nova que só terá resultados melhorando a mobilidade: “Não podemos só olhar para uma sem olhar para a outra”.

IA na mediação: “Nenhuma máquina criará os laços que criamos com clientes”

“Em 21 anos muita coisa mudou na mediação imobiliária”, assegura Miguel Ribeiro, fundador da Predimed, que nasceu em 2004. E o mercado também é diferente: “Na altura estávamos num momento de estagnação de preços e de muito equilíbrio entre oferta e procura. (…) Hoje vivemos num mercado onde há uma enorme pressão do lado da procura e onde a oferta não acompanha, razão pela qual temos uma constante subida de preços. O investimento estrangeiro é muito maior e geograficamente muito mais transversal”, explica ao idealista/news, salientando que a atividade dos consultores imobiliários “é fortemente centrada nas pessoas e nas suas emoções”. “Nenhuma máquina conseguirá jamais interpretar os sonhos, os desejos de uma pessoa, jamais criará os laços que criamos com clientes”, alerta.
Warren Buffett

Quanto ganhou Warren Buffett nos últimos 60 anos

Warren Buffett pode reformar-se, mas o seu nome permanecerá lendário no mundo das finanças durante muito tempo. A capacidade de investir e criar lucros gigantescos é tal que existem até instrumentos de negociação baseados na confiança cega das suas estratégias. Os investimentos do 'Oráculo de Omaha', que aos 94 anos está pronto para passar as rédeas de CEO da Berkshire Hathaway a Greg Abel, superaram o S&P 500 em muitos dos últimos 60 anos: falamos de um retorno total de 5.502.284% em comparação com o retorno total de 39.054% do S&P 500. O ganho anual composto da Berkshire nesse período foi de 19,9%, quase o dobro do retorno anual de 10,4% do S&P 500.

Imobiliárias respiram confiança: o porquê do sucesso e como será 2025?

Vivem-se momentos de dinamismo e confiança no mercado da mediação imobiliária em Portugal, nomeadamente no segmento residencial. Mais casas houvesse para dar resposta à enorme procura existente em todos as áreas do setor, e mais casas seriam vendidas ou arrendadas. 2024 é, de facto, um ano que deixa boas memórias para várias mediadoras, que registaram números recorde, e o idealista/news foi tentar perceber o que explica este sucesso. Sobre o futuro, no atual contexto global de incerteza, há desafios à vista, mas as perspetivas são animadoras.
Barcelona

Dils estreia-se no mercado espanhol com a compra da Lucas Fox

Depois de ter iniciado operações no mercado português, em maio de 2024, a Dils decidiu reforçar a sua presença na Península Ibérica. Acaba de estrear-se em Espanha com a aquisição de uma participação maioritária na Lucas Fox, uma referência na comercialização de imóveis residenciais de luxo no país vizinho.
Como abrir uma imobiliária em Portugal, Espanha e Itália

Diferenças e requisitos para ser agente imobiliário em Portugal, Espanha e Itália

No dinâmico mundo imobiliário, os agentes imobiliários desempenham um papel fundamental na intermediação de transações de compra, venda e arrendamento de imóveis. Em Espanha, Itália e Portugal, para ser agente imobiliário é necessário ser maior de idade (maior de 18 anos). E em Espanha, por exemplo, algumas Comunidades Autónomas exigem o registo no Registo de Agentes Imobiliários, como a Catalunha, as Ilhas Baleares ou a Comunidade Valenciana. Mas não é obrigatório ter formação específica. O mesmo acontece em Portugal, onde é necessário ter uma licença concedida pelo Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC). Em Itália é também necessária a licença correspondente e o registo no registo da Câmara de Comércio. Além disso, neste país esta figura está regulada por lei, no artigo 1754.º do Código Civil, relativo à mediação empresarial.
Como criar uma agência imobiliária

Como abrir uma agência imobiliária em Portugal

A mediação imobiliária continua de boa saúde em Portugal, sendo um dos setores que melhor resposta tem dado às várias crises. Resiliência e inovação têm sido palavras de ordem e a digitalização e a tecnologia ganharam força nos últimos tempos, sem tirar o lugar à componente humana. A verdade é que o imobiliário, que contribui para o crescimento económico e financeiro do país, continua a oferecer inúmeras oportunidades, havendo, por isso, muitas pessoas tentadas a apostar e investir neste setor, nomeadamente no negócio da compra, venda e arrendamento de casas. Mas há passos a dar na hora de montar/abrir uma agência imobiliária em Portugal. Fica a saber quais são. 
Agentes imobiliários

O que é um agente imobiliário, o que faz e quais as suas funções?

No universo do setor imobiliário, no que diz respeito à mediação imobiliária, ou seja, ao processo de venda, compra e arrendamento de uma casa, há uma figura indispensável. O protagonista é o agente imobiliário, que desempenha um papel fundamental em todas as transações. Neste artigo, explicamos o que é um agente imobiliário, o que faz e quais as suas funções. Toma nota. 
imobiliárias

Convenção anual da UNU Rede Imobiliária marcada para 15 de março

A UNU Rede Imobiliária vai realizar no próximo dia 15 de março de 2024, no Porto Palácio Hotel, a sua Convenção Anual. Este evento irá reunir franqueados, diretores, consultores e parceiros num “ambiente de colaboração e inspiração”.
agentes imobiliários

Disciplina, a regra de ouro para ser um agente imobiliário de sucesso

Dormir bem e comer bem, fazer exercício. Relaxar e divertir-se. Dar atenção a amigos e família. Garantir o bem-estar físico e mental. O que é que isso tem que ver como o imobiliário? Tudo. Agentes imobiliários de sucesso são focados e disciplinados (na vida pessoal e profissional). Têm de estar preparados para o bem e para o mal, para o que quer que aconteça, segundo dizem os ‘gurus’ internacionais do setor. Isto porque o mercado é feito de ciclos, sobe e desce, mas não há mercados bons e maus. Tudo se resume à atitude de cada um, à necessidade de sair da zona de conforto, correr riscos, reprogramar rotinas, e entender a nova economia de conveniência.
IMPIC e Fisco atentos à mediação imobiliária "clandestina"

Fisco e IMPIC apertam cerco aos mediadores imobiliários “clandestinos”

O Fisco vai passar a comunicar ao Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) as transações imobiliárias que são feitas em Portugal. Trata-se de uma medida que visa reduzir a quantidade de informação que os mediadores estão obrigados a preencher trimestralmente e detetar casos de mediadores “clandestinos” que estejam a operar sem licença. Segundo o IMPIC, nos últimos 11 anos, o número de imobiliárias disparou, tendo as licenças válidas passado de 2.908 em 2013 para 9.762 em 2023.