Comentários: 0
Venda de sede da EDP é o maior negócio imobiliário da última década

O banco BIC foi responsável pelo financiamento da aquisição do emblemático conjunto de quatro edifícios onde se encontra instalada a sede corporativa da EDP, na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa. O comprador foi o fundo norte-americano GA–Capital (Global Asset Capital), que tem escritórios nos EUA e na Europa, que foi representado no negócio pela consultora imobiliária Jones Lang LaSalle (JLL). Trata-se da maior operação de investimento imobiliário da última década na zona central de Lisboa.

Ainda não são conhecidos pormenores oficiais do negócio, mas acredita-se que a transação terá sido realizada por um valor a rondar os 56 milhões de euros. Em causa está a compra de edifícios na freguesia de Santa Maria Maior– dois localizados nos números 12 e 13 da Praça Marquês de Pombal e dois nos números 43 e 45 da Rua Camilo Castelo Branco – que têm uma área total de 24.000 metros quadrados

Em comunicado, a JLL refere que esta operação de financiamento poderá ser encarada como um reflexo da crescente reabertura da banca portuguesa à atribuição de crédito à economia nacional, o que deverá constituir um impulso positivo considerável para a evolução do mercado de investimento imobiliário português, que nos últimos anos se tem deparado com restrições de acesso ao financiamento.

“Consideramos que a operação que nos foi proposta reúne as condições de risco e rendibilidade adequadas aos pressupostos internos de captação de novo crédito e integra-se na estratégia de crescer em clientes que proporcionem uma combinação equilibrada de volume e margem, com o objetivo de cumprir um ganho de quota de mercado em crédito concedido”, disse fonte oficial do banco BIC, citada no mesmo comunicado.

Já o diretor de Capital Markets da JLL, Fernando Ferreira, considera que “o facto de uma operação desta dimensão ter sido financiada por um banco português é uma excelente notícia para o mercado de investimento imobiliário”. “O regresso do crédito que podemos antecipar tendo em conta a crescente abertura da banca é determinante para impulsionar o volume de investimento no país, especialmente na área institucional, em que a alocação de capital sempre teve uma forte componente de alavancagem”, frisou.

De referir que está em construção o edifício onde se situará a nova sede da EDP, na Avenida 24 de julho, também na capital.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta