Energia solar à varanda: EDP lança mini painéis para apartamentos
A EDP Comercial acaba de lançar uma solução que promete democratizar o acesso à energia solar em ambiente urbano: mini painéis solares concebidos para serem instalados nas varandas de apartamentos. A proposta pretende responder a uma das limitações mais comuns dos residentes em edifícios: a impossibilidade de instalar painéis nos telhados.
As 100 marcas portuguesas mais valiosas em 2024 são…
A EDP volta a ser em 2024 a marca portuguesa mais valiosa, algo que ocorre “consistentemente há vários anos”, refere a consultora OnStrategy, que publicou recentemente o Top 100 das marcas portuguesas mais valiosas em 2024. Galp Energia e Jerónimo Martins ocupam o segundo e terceiro lugares do ranking, respetivamente.
Caso EDP: Pinho e Salgado condenados a 10 e a 6,3 anos de prisão
O ex-ministro da Economia Manuel Pinho e o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES) Ricardo Salgado foram condenados a penas de 10 anos e de seis anos e três meses de prisão, respetivamente, no julgamento do Caso EDP. As defesas vão, no entanto, recorrer.
EDP instala até 42 mil painéis solares em lojas Decathlon na Europa
A EDP foi selecionada pela Decathlon para instalar até 80 projetos de produção de energia renovável nos edifícios da empresa em seis países europeus. “Vão ser instalados até 42 mil painéis solares nos telhados, estacionamentos cobertos e outros locais da Decathlon, alcançando uma capacidade instalada de até 21 megawatts-pico (MWp)”, refere a EDP, um dos principais impulsionadores de energia solar descentralizada na Europa.
Fundo de Pensões da EDP vende imóveis e terreno (Porto) por 45 milhões
O grupo MCaetano, do empresário e promotor imobiliário Manuel Caetano, em parceria com outros dois investidores, comprou os imóveis e o terreno que o Fundo de Pensões do Grupo EDP colocou à venda em março, na Rua do Ouro, no Porto. O negócio ficou fechado por 45 milhões de euros, mais 19% que o valor pelos quais os ativos foram colocados à venda pela EDP: 26 milhões de euros.
Quanto lucram as 15 empresas cotadas em bolsa? 12,9 milhões por dia...
As 15 empresas que compõem o PSI, o índice de referência da bolsa portuguesa, obtiveram lucros de 4,7 mil milhões de euros em 2022, mais 33,5% que no ano anterior. Feitas as contas, estamos a falar de ganhos que rondam os 12,9 milhões de euros por dia, bem mais que a média obtida em 2021, que foi de 9,6 milhões por dia.
Energia mais acessível: EDP cria Bairro Solar nas Caldas da Rainha
A EDP Comercial vai criar uma Comunidade de Energia nas Caldas da Rainha que “vai beneficiar com energia mais acessível centenas de famílias e empresas da cidade”, revela a empresa em comunicado, salientando que o projeto Bairro Solar envolve também 35 famílias vulneráveis que vão receber benefícios pela criação desta comunidade solar para autoconsumo.
EDP Renováveis vende parque solar nos EUA por 281 milhões
A EDP Renováveis anunciou que vendeu o parque solar Indiana Crossroads Solar Park, no Indiana, Estados Unidos, à Northern Indiana Public Service Company por cerca de 300 milhões de dólares (281 milhões de euros).
CTT e EDP vão criar bairros solares para alimentar famílias e empresas
A EDP e os CTT – Correios de Portugal acabam de assinar uma parceria estratégica para a instalação de centrais de produção de energia solar em mais de 40 localizações espalhadas pelo país. Os membros destes bairros solares – nome dado pela EDP às comunidades locais de energia – terão poupanças na eletricidade de até 35%.
“Maior parque solar flutuante" da Europa nasce no Alqueva
Aquele que será “o maior parque solar flutuante” numa albufeira de barragem na Europa nasce em Portugal. Trata-se da Central Solar Flutuante de Alqueva, no Alentejo, que vai ser inaugurada esta sexta-feira, dia 15 de julho de 2022. Esta infraestrutura conta com 12 mil painéis fotovoltaicos e vai gerar energia para abastecer as casas de cerca de 1.500 famílias.
Antigo edifício da EDP em Leiria dá lugar a cowork
O antigo edifício da EDP em Leiria, atualmente desocupado, vai dar lugar a um espaço de cowork, segundo a informação avançada pela vereadora Catarina Louro.
PSI-20: cotadas em bolsa com lucros em 2021
Seis das 19 empresas do PSI-20 já apresentaram as suas contas de 2021. E a ver pela amostra foi um ano de lucros, apesar da pandemia da Covid-19. EDP Renováveis, Galp, Navigator, Semapa e Novabase viram o seu lucro crescer num ano, de 2020 para 2021, o que não aconteceu com a EDP. A elétrica continua a ser, no entanto, a empresa com melhores resultados líquidos: 657 milhões de euros.
Familiares e imobiliária de Manuel Pinho sem sigilo bancário e fiscal
O ex-ministro da economia Manuel Pinho está indiciado por crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais no caso EDP. E, agora, o Ministério Público (MP) está empenhado em saber onde Manuel Pinho e a sua esposa, Alexandra Pinho, esconderam o património imobiliário ou financeiro. Foi com esse objetivo que decretou a quebra do sigilo bancário e fiscal dos familiares diretos do casal e ainda da imobiliária da família.
Manuel Pinho vendeu imóveis e mais património antes de ser detido
Manuel Pinho foi detido esta terça-feira (14 de dezembro de 2021) no âmbito do caso EDP, tendo passado a noite na prisão. A detenção acontece depois do ex-ministro da Economia – do primeiro Governo de José Sócrates (exerceu a função entre 2005 e 2009) – se ter desfeito de parte do património que tinha em Portugal, nomeadamente imobiliário.
EDP Renováveis vende sete parques eólicos em Espanha à Finerge – negócio ronda os 426 milhões
A EDP Renováveis (EDPR) assinou um contrato com a Finerge S.A., um dos maiores produtores de energia renovável de Portugal, para a venda da totalidade da sua participação acionista numa carteira de parques eólicos terrestres em operação, com uma capacidade instalada de 242 MW. O negócio ronda os 426 milhões de euros.
Novo edifício da EDP desenhado por arquiteto Pritzker em colaboração com Carrilho da Graça
Será junto à sede do Grupo, na frente riberinha de Lisboa, que vai nascer o novo edifício da EDP, desenhado pelo vencedor do Pritzker 2016, o arquiteto chileno Alejandro Aravena, em colaboração com o arquiteto português Carrilho da Graça.
Primeiro “Bairro Solar” de Portugal vai nascer no Belas Clube de Campo
A EDP Comercial e a Planbelas – imobiliária que promove e gere o empreendimento Belas Clube de Campo, nos arredores de Lisboa – lançaram, no Lisbon Green Valley, o primeiro “Bairro Solar, Comunidade de Autoconsumo Coletivo de Energias Renováveis (CACER)” de Portugal. O objetivo é promover a produção de energia a partir do sol e, por isso, 100% renovável, e o seu autoconsumo, gerando poupanças substanciais na fatura de eletricidade.
Caso EDP: guia para entender o que está em causa
António Mexia, presidente da EDP, e João Manso Neto, presidente da EDP Renováveis, foram suspensos das funções pelo juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, Carlos Alexandre, tal como tinha sido solicitado pelo Ministério Público (MP), para não perturbarem a investigação de que são alvo. Os dois gestores são suspeitos, em coautoria, da prática de quatro crimes de corrupção ativa e de um crime de participação económica em negócio, tendo sido constituídos arguidos há cerca de três anos. Agora ficam também proibidos de viajar para o estrangeiro, impedidos de entrar nos edifícios da EDP e contactar com com arguidos e testemunhas.
O reinado da EDP Comercial no mercado livre de eletricidade à lupa
Em maio de 2019, o mercado liberalizado de eletricidade tinha perto de 5,16 milhões de clientes. Trata-se de um crescimento líquido de cerca de 14,2 mil clientes (0,3%) face a abril. A EDP Comercial continua a ser, de longe, a empresa com maior quota de mercado (79.7%).
EDP cobrou a mesma fatura em duplicado a dezenas de milhares de clientes
Dezenas de milhares de clientes da EDP viram a mesma fatura ser cobrada por débito direto duas vezes, por engano da elétrica. A empresa liderada por António Mexia justifica o ocorrido com um ""erro de comunicação com o banco", assegurando que a situação foi logo resolvida. Os consumidores de eletricidade foram os que mais reclamaram pelo serviço prestado pelas empresas energéticas no ano passado e sobretudo por temas de faturação.
EDP declara Estado de Emergência em Coimbra e pondera pedir ajuda internacional
A EDP Distribuição declarou este domingo (14 de outubro de 2018) o Estado de Emergência para o distrito de Coimbra, o mais grave previsto no seu plano de atuação, e admitiu recorrer a meios internacionais para reparar os danos causados pela tempestade tropical Leslie.
Acionistas da EDP decidem levar Estado a tribunal
A EDP vai contestar nos tribunais internacionais o pagamento de 285 milhões de euros por alegada sobrecompensação no cálculo da disponibilidade das centrais que operavam em regime CMEC (custos de manutenção do equilíbrio contratual). O secretário de Estado da Energia aprovou a cobrança desta quantia e está a analisar a possibilidade de exigir outros 72,9 milhões.
EDP acusada de lesar consumidores em 140 milhões de euros ao fazer subir preços na fatura da luz
A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou a EDP de abuso de posição dominante no mercado, prática que causou aumentos de preços na fatura de eletricidade paga pelos consumidores - terão sido lesados em 140 milhões de euros. A elétrica portuguesa já veio negar ter recebido sobrecompesações.
O gestor mais bem pago da bolsa portuguesa é...
António Mexia, que em abril foi nomeado para um quinto mandato consecutivo à frente da EDP, é há alguns anos o gestor mais bem pago da bolsa de Lisboa. No ano passado ganhou 2,2 milhões de euros.
Fica a saber tudo sobre a OPA da China Three Gorges à EDP
O grupo chinês China Three Gorges (CTG) lançou – na sexta-feira (11 de maio) à noite – uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a EDP e sobre a EDP Renováveis. No caso da elétrica, os chineses oferecem 3,26 euros por ação (um prémio de 4,82% face ao valor de fecho das ações na sexta-feira) enquanto para a EDP renováveis a contrapartida é de 7,33 euros por ação (um valor abaixo da cotação na sexta-feira, 7,845 euros.