Comentários: 0
Guia: como vender mais no Facebook

Cada empresa, de acordo com a sua dimensão, perfil e setor, terá que orientar a sua própria estratégia. Mas em termos gerais, nos dias que correm, o Facebook é uma plataforma de venda e promoção da qual não se pode abdicar e que gera retorno. Apresentamos-te aqui um pequeno guia para que possas potenciar as tuas vendas na rede social mais famosa do mundo.

As 10 dicas de Vírginia Coutinho, autora de The Social Book e atualmente social media strategist da Socialbakers, citadas pelo Dinheiro Vivo, são as seguintes:

1. Faz promoções exclusivas para os seguidores. Ao fazer uma promoção exclusiva e apenas a anunciar no Facebook conseguirá medir exactamente o retorno gerado, promoverá um aumento de vendas imediato e fará com que os seus seguidores se sintam mais "valorizados".

Estas promoções podem ir desde descontos mensais, flash sales até promoções pontuais de serviços e produtos. Pode ainda fazer promoções para aniversariantes ou aproveitando alguma comemoração específica.

2. Sê transparente e fornece toda a informação sobre os produtos. Pormenores como o não mencionar o preço do serviço ou produto poderão fazer diferença no momento da compra.

Ao não colocares o preço poderás estar a perder potenciais interessados e, para além disso, provavelmente terás de responder em privado ou por comentários a várias solicitações de preço.

3. Facilita o processo de compra. Inclui na publicação o link para a loja, ou cria uma loja no Facebook, um formulário de contato, etc.

Tenta é facilitar o processo de compra para evitar ter de trocar dezenas de emails para vender um simples produto ou serviço, e que o comprador percepcione o processo como muito complicado.

4. Tem um bom "atendimento ao cliente". Dificilmente escolherás ir a uma loja física com um mau atendimento ao público.

O mesmo se passa nas redes sociais. Procure ter um bom apoio ao cliente na sua página, com respostas cuidadas e com bons tempos de resposta.

5. Aposta em conteúdos (publicações de qualidade). Aposta em boas imagens do produto.

Em qualquer plataforma online, onde os compradores não têm a oportunidade de ver "ao vivo" e tocar no produto, é crucial que as imagens sejam de grande qualidade.

6. Aposta em anúncios de Facebook. Faz anúncios para um determinado produto ou serviço e testa-os. Poderão ser uma boa forma de alavancar o seu negócio.

Por exemplo, se vendes colares a 25 euros, inviste 50 euros em anúncios e vê o retorno imediato que estes lhe renderam.

Não te esqueças que para além desse retorno imediato, em vendas, as suas possibilidades de venda serão maximizadas também a médio e longo, já que terá mais fãs e possivelmente mais clientes e vendas no futuro.

É ainda importante que, ao apostar em anúncios que direcionam os utilizadores que neles clicam para a sua página de Facebook, se certifique que tem o máximo de informação visível acerca da promoção que anunciou. Para tal, pode marcar uma publicação no topo da página ou instalar uma capa com informação sobre essa promoção.

7. Promove o produto do mês. Se vendes vários produtos, experimenta dedicar um mês a um produto.

Comunica-o com maior frequência, e dê-lhe especial destaque, por exemplo na capa da página.

8. Partilha testemunhos e experiências.

Incentiva à partilha de testemunhos na sua página por parte dos clientes, ou partilhe testemunhos que obteve noutras redes (devidamente identificados).

9. Atualiza frequentemente a tua página de Facebook.

Para venderes através da plataforma é importante que transmita confiança, e a tua página não deverá parecer abandonada ou gerida de forma amadora.

10. Mede e melhora constantemente. Testa e vê que tipo de conteúdo, que segmentação de anúncios, que tipo de promoção, que dias da semana, lhe traz mais vendas. Aprende e melhora a tua gestão com base nessas informações.

Algumas empresas não têm uma loja física, nem website. Isto é, não têm nenhum outro meio de comunicação ou ponto de venda para além da página de Facebook.

Nesse caso, é crucial ser credível e perceber que a página será a montra da empresa, devendo por isso transmitir a qualidade que pretende (por exemplo, uma página de um hotel 5 estrelas tem de conseguir transmitir essa qualidade, exclusividade).

Apostar em imagens de qualidade para a capa e nas publicações, e colocar conteúdo cuidado e com regularidade, é meio caminho para captar mais a atenção dos seus seguidores ou potenciais seguidores.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta