A Câmara de Oeiras, cujos serviços estão instalados num edifício apalaçado no centro histórico da vila, ao lado do Palácio Marquês de Pombal, vai ter uma nova sede. O futuro Fórum Municipal ocupará um terreno de quase dois hectares em frente ao centro comercial Oeiras Parque e vai custar cerca de 28 milhões de euros.
Segundo o Público, o projeto, da autoria do gabinete do arquiteto Mário Sua Kay – venceu o concurso em 2007 –, teve uma primeira versão que satisfazia os objetivos ambiciosos da autarquia. Previa uma torre principal de 15 pisos na qual ficariam os vários departamentos camarários, uma “praça pública” com bares, restaurantes e lojas e um edifício complementar com serviços de atendimento ao público.
Inicialmente o projeto foi orçado em 33,7 milhões de euros, mas o município presidido por Paulo Vistas, do movimento Isaltino Oeiras Mais à Frente, encomendou uma segunda versão e acabou por conseguir reduzir os custos.
Em vez de dois edifícios, o futuro Fórum Municipal terá apenas uma torre de 15 pisos, instalada num terreno com 18 mil metros quadrados. Nos primeiros três andares ficarão os serviços de atendimento ao público, as zonas de lazer, a cantina, uma zona de formação, um posto médico e ainda o Salão Nobre e a sala de reuniões da câmara. Nos pisos superiores ficarão os vários departamentos camarários e os gabinetes dos vereadores e da presidência, escreve a publicação.
De referir que os pormenores do projeto foram apresentados esta segunda-feira aos dirigentes e coordenadores municipais. Será agora discutido na câmara, sendo que Paulo Vistas quer avançar com a obra ainda este ano.
Para poder comentar deves entrar na tua conta