
A transformadora de mármores e granitos António Longarito Lda., de Barcelos, comprou a empresa bracarense Mercado da Pedra, que estava nas mãos do Castro Group, por cerca de 1,5 milhões de euros, entrando, assim, no segmento de luxo. Havia mais duas empresas na corrida, uma portuguesa e uma espanhola, tendo o negócio ficado consumado em plena pandemia da Covid-19.
Segundo Paulo Castro, CEO do Castro Group, a Mercado da Pedra é detentora de uma “vasta coleção de pedras exóticas e uma forte presença no segmento de luxo, a nível nacional e internacional”.
Citado pelo Jornal de Negócios, o responsável adiantou que as negociações de venda da Mercado da Pedra “iniciaram-se em 2019 em paralelo com os representantes dos três interessados, dois nacionais e outro espanhol”. A escolha recaiu na portuguesa António Longarito, Lda, “cujo projeto assenta na continuidade da estratégia e manutenção dos 25 postos de trabalho”, revelou.
A assinatura da escritura de compra e venda foi inicialmente marcada para o dia 13 de março, mas devido à pandemia do novo coronavírus o negócio “acabou por ser assinado a 1 de junho”, contou Paulo Castro, justificando a decisão de vender a Mercado da Pedra para mover capital para financiar a mais recente aposta do Castro Group no investimento imobiliário: “Este encaixe financeiro irá alavancar alguns dos nossos projetos imobiliários em curso”.
A transação foi, entretanto, consumada “por cerca de 1,5 milhões de euros”, revelou o comprador, Jorge Longarito, filho do fundador da António Longarito, CEO e seu acionista único. “Com a compra da Mercado da Pedra, diversificamos a nossa oferta, sendo esta complementar à que tínhamos, abraçando agora as várias fases de transformação de pedra natural e captando o mercado de luxo”, explicou Jorge Longarito, que assumiu os comandos da empresa desde que o pai faleceu, em 2015.
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