Grupo JOM constrói retail park em Penafiel

Antiga sede da Cavipor em Penafiel renasce como retail park

O grupo JOM, com origem nos negócios do mobiliário e da decoração, continua ativo em Portugal, estando também a apostar no segmento residencial, onde desenvolveu projetos no Porto, em Vila Real e em Guimarães. O grupo fundado pelo empresário Joaquim de Oliveira Mendes está agora encarregue de dinamizar um novo empreendimento imobiliário em Penafiel. Em causa está a construção de um retail park, num investimento avaliado em cerca de 12 milhões de euros.
Pedro Coelho, CEO da Square Asset Managment

“Para o imobiliário haver uma inflação controlada e a 2% até é bom”

A Square Asset Management (Square AM) foi constituída como sociedade independente regulamentada há 22 anos, em 2002. Três anos mais tarde, em 2005, foi lançado o fundo de rendimento aberto CA Património Crescente, o maior fundo imobiliário nacional, e mais recentemente o Property Core Real Estate Fund. Pedro Coelho recebe-nos, sorridente e de braços abertos, no escritório da Square AM, localizado no 14º piso da Torre 3 das Amoreiras, naquela que é uma das melhores vistas sobre Lisboa, como faz questão de referir. “Para o imobiliário haver uma inflação controlada e a 2% até é bom”, diz, com o Tejo como pano de fundo, o CEO da sociedade em entrevista ao idealista/news. “Há uma parte de uma geração nova que não sabe bem viver com a inflação e está habituada a preços fixos, digamos assim. Os mais antigos já tiveram inflações muito mais altas”, argumenta. 

Imobiliário em Lisboa: câmara identifica 10 projetos estratégicos

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) identifica 10 projetos estratégicos imobiliários que estão a ser desenvolvidos na capital. São “dez projetos que consideramos estruturantes, dez áreas de desenvolvimento em Lisboa”, que constituem “grandes oportunidades de investimento” na cidade, disse Paulo Diogo, diretor de Urbanismo da CML, esta terça-feira (9 de abril de 2024), durante a sua intervenção na conferência “Territórios de Oportunidade – Novos Modelos de Construir Cidade”, realizada no âmbito da 11ª edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa (SRUL).

Build to Rent: “Como é possível funcionar em Espanha e em Portugal não?"

“Como é possível em Espanha o Build to Rent (BTR) – construir para arrendar, traduzindo à letra – funcionar num quadro legal perfeitamente definido e onde é possível captar investidores institucionais para ajudar a resolver o problema da habitação e em Portugal não se conseguir fazer o mesmo?”. A pergunta, em jeito de alerta, é lançada por Nelson Rêgo, CEO da gestora de investimentos OGER, em entrevista ao idealista/news.
Exposição ao imobiliário comercial em Portugal

Exposição dos bancos portugueses ao imobiliário comercial “é pequena”

Christine Lagarde alertou recentemente para riscos que existem este ano, com mais crédito malparado e a exposição dos bancos europeus a setores vulneráveis como o imobiliário comercial. Apesar do aviso deixado pela presidente do Banco Central Europeu (BCE), este é um cenário que não deverá afetar Portugal, onde o imobiliário comercial tem um peso e risco menor na banca nacional, pelo facto da política de concessão de crédito ter sido muito mais restritiva face à praticada noutros países da Europa.
Promoção imobiliária em Portugal

A importância das seguradoras na promoção imobiliária

A corretora de seguros Verlingue, que em 2020 renovou a forma como apoia os clientes no setor da construção, participou, desde então, na proteção de mais de 900 milhões de euros em novos projetos imobiliários, 36% dos quais no ano passado. A Verlingue, recorde-se, chegou a Portugal através da aquisição da Luso Atlântica, fundada em 1990.
Amancio Ortega compra un edificio de oficinas en Luxemburgo por 165 millones

Amancio Ortega compra imóvel de escritórios no Luxemburgo por 165 milhões

A Pontegadea, a empresa de investimentos imobiliários detida pelo empresário espanhol Amancio Ortega, fundador e maior acionista da Inditex (dona da Zara, entre outras marcas), “engordou” o seu portefólio, tendo comprado um edifício de escritórios no Luxemburgo por 165 milhões de euros. O imóvel, denominado Royal Park, é a sede da empresa CVC na capital do país e tem 10.000 metros quadrados (m2). Além do fundo CVC, também estão sediados no edifício o FIS Private Bank (agora denominado BTG Pactual) e o escritório de advogados norte-americano Goodwin Procter.