"Portugal é, de certa forma, uma mini-Merlin"
A Merlin Properties (MP), Socimi espanhola que está presente em Portugal há vários anos – tem investido nos segmentos imobiliários de escritórios e logística e em centros comerciais e data centers –, está a entrar numa nova fase, marcada por uma mudança estrutural no seu negócio: a entrada dos centros de dados como eixo de crescimento e peça central da transformação provocada pela Inteligência Artificial (IA) no setor imobiliário. Em entrevista ao idealista/news, o CEO da empresa, Ismael Clemente, refere-se ao mercado nacional como sendo, “de certa forma, uma mini-Merlin", continuando o país a ser um destino de investimento atrativo.
Arrow lança a From: para gerir o seu portefólio imobiliário em Portugal
Fundada em 2005 e com sede no Reino Unido, a Arrow Global, gestora europeia especializada em crédito e imobiliário, gere cerca de 125 mil milhões de euros em ativos, dos quais mais de 13 mil milhões em Portugal, através da Arrow Global Portugal. A empresa anuncia, agora, o lançamento da From:, “a nova plataforma B2C que coloca o cliente no centro do desenvolvimento do seu portefólio imobiliário”. Ajudará a “maximizar o valor e o potencial dos seus ativos imobiliários”, segundo adianta em comunicado. O objetivo é “alcançar a venda de 2.500 unidades em três anos”.
'Holding' da Auchan avança para compra do Alegro Setúbal
A Tiekenveen Holding B.V. notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) sobre a aquisição do controlo exclusivo da Alegro Setúbal – Gestão e Exploração de Centros Comerciais. Sediada nos Países Baixos, a Tiekenveen é uma empresa de gestão de participações sociais controlada pelo grupo de distribuição retalhista ELO, que opera em Portugal com a marca Auchan.
Grupo imobiliário português cria área de negócio para captar vistos gold
O grupo Pagani Capital, que tem como fundador e CEO João Pagani Toscano, está em reestruturação com uma nova área de negócio, o ‘private equity’, que irá atuar em simultâneo com o imobiliário, focada em fundos de investimento e em captar vistos gold. O seu primeiro fundo, Pagani Capital Partners Fund, já foi lançado e tem como objetivo levantar 32 milhões de euros: vai servir para investir num ecoresort no Algarve e já está em fase de captação.
CGD perdeu mais de metade dos 300 milhões emprestados a projeto de luxo
Este é um processo que se arrasta há vários anos, envolvendo a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a empresa falida Birchview. Em causa está um empreendimento imobiliário localizado no Algarve, denominado "The Keys", que é responsável por um buraco nas contas do banco público na ordem dos 300 milhões de euros, sendo a Birchview um dos seus maiores devedores. A CGD apenas conseguiu recuperar, até à data, menos de metade do montante emprestado.
Antiga prisão da PIDE em Maputo vai ser um museu-hotel
A transformação da Vila Algarve, que serviu como prisão da PIDE no período colonial, em Maputo (Moçambique), num museu-hotel vai "imortalizar" a história do povo moçambicano, disse à Lusa o Diretor Nacional de História do Ministério dos Combatentes.
Golden visa: procura por parte de fundos de investimento está a acelerar
Os fundos de investimento e as sociedades gestoras estão a sentir um interesse cada vez maior por parte de investimentos elegíveis para vistos gold (Golden Visa). A procura está a crescer, sobretudo, por parte dos americanos, isto apesar do investimento não estar diretamente relacionado com a autorização de residência para atividade de investimento (ARI).
Nhood e bowhood desenvolvem nova geração de soluções imobiliárias
A Nhood associou-se à bowhood para desenvolver uma nova geração de soluções imobiliárias temporárias, modulares, desmontáveis e reutilizáveis, numa parceria que pretende oferecer soluções ágeis, capazes de responder à evolução dos usos e às exigências ambientais dos territórios.
Negócios imobiliários no Novo Banco: grupo de espanhóis na mira da PJ
À medida que se vão desenrolando as investigações às polémicas vendas de imóveis do Novo Banco, mais informações vêm ao de cima.
Hospitalidade de luxo: “Apostamos em edifícios com carácter”
O Grupo Aspasios nasceu em Barcelona (Espanha) em 2005 com a missão de “oferecer uma nova forma de alojamento urbano, isto é, apartamentos turísticos premium geridos de forma digital”, revela o CEO, Ezequiel Salzberg. A expansão para Portugal aconteceu em 2022, tendo a empresa já projetos em Lisboa e Porto. “[O país] é um pilar fundamental na nossa estratégia de crescimento”, confidencia ao idealista/news, adiantando que a aposta passa por “edifícios com carácter, muitos deles reabilitados”, onde o património é preservado, “combinando-o com soluções funcionais e contemporâneas”.
Britânica Pollen Street Capital compra (através da Finsolutia) a Hipoges
A britânica Pollen Street Capital comprou, através da portuguesa Finsolutia, a plataforma gestora imobiliária e de crédito Hipoges. As empresas revelam, em comunicado, que “o grupo combinado reunirá mais de 2.000 profissionais e aproximadamente 55 mil milhões de euros em ativos sob gestão, com equipas locais em quatro países e 11 cidades, garantindo uma forte cobertura nacional em Portugal, Espanha, Itália e Grécia”. O valor do negócio não é divulgado e a sua concretização está sujeita às autorizações regulamentares habituais.
Hotel de luxo Le Monumental Palace comprado pelo grupo espanhol H10
Integrou o portefólio do Banco Espírito Santo (BES) e passou para as mãos do empresário Mário Ferreira em 2013. O empresário português vendeu-o, depois, ao grupo francês Paris Inn Group, detentor da marca hoteleira de luxo Maison Albar, por cerca de 38 milhões de euros. Falamos do Maison Albar - Le Monumental Palace, um hotel de luxo no Porto com 63 quartos e 13 suites que volta agora a ter novo dono, tendo sido vendido pelo grupo Centaurus (ex-Paris Inn Group) ao grupo espanhol H10.
EntreCampos – Lote B2 traz apartamentos à antiga Feira Popular
Os terrenos da antiga Feira Popular de Lisboa, em Entrecampos, fizeram correr muito tinta. Certo é que ali está a nascer aquele que é um dos maiores projetos imobiliários da capital e do país, senão o maior: terá um novo parque verde e edifícios de habitação, escritórios e unidades de comércio e equipamentos. Falamos do EntreCampos, da Fidelidade Property, que já arrecadou, por exemplo, o prémio “Best New Mega Development” no MIPIM Awards 2025. Um dos edifícios de habitação é o EntreCampos – Lote B2, que será construído numa área de construção com cerca de 61.000 metros quadrados (m2).
Comprar casa: o que é a reserva de imóvel e o CPCV?
Quando vamos comprar um imóvel pela primeira vez deparamo-nos com alguns conceitos dos quais nunca tínhamos ouvido falar antes, ou até tínhamos mas não sabíamos ao certo do que se tratava (e é tudo normal).No “dicionário” do mundo imobiliário há determinadas expressões que nos deixam um pouco à deri
A hora de Mamdani em Nova Iorque: rendas congeladas e mais habitação acessível
Zohran Mamdani foi eleito o 111º presidente da câmara de Nova Iorque (EUA), numa vitória histórica que colocará um reconhecido socialista democrata à frente da capital financeira do mundo. Votaram mais de dois milhões de pessoas, o número mais elevado desde 1969, segundo a Comissão Eleitoral da Cidade de Nova Iorque.
Parceria luso-brasileira traz a Lisboa projeto com mais de 200 casas
Lisboa vai ver nascer, nos próximos anos, um projeto imobiliário com mais de 200 unidades. Sairá do papel na sequência de uma parceria entre a promotora imobiliária portuguesa Overseas e o Grupo André Guimarães, um dos principais promotores imobiliários do Brasil. As empresas antecipam, em comunicado, que o empreendimento permitirá gerar um valor geral de vendas superior a 150 milhões de euros. O idealista/news sabe que estará localizado no concelho de Lisboa, e não nas periferias da capital, e que está previsto as obras arrancarem no segundo semestre de 2026.
Grupo Hoti Hoteis entra no imobiliário com investimento de 80 milhões
O Grupo Hoti Hoteis anunciou esta quinta-feira (30 de outubro de 2025) que decidiu alargar a sua área de atividade ao setor do imobiliário, tendo avançado já com um investimento de 80 milhões de euros em Aveiro.
De fábrica de massas a escola: um “projeto único” em Alcântara
Esta é a história de uma antiga fábrica de massas que foi transformada numa escola internacional. Localizada em Alcântara, uma zona de Lisboa que está a atrair cada vez mais empresas e promotores e investidores imobiliários, nomeadamente no segmento residencial, a Lisboan International School nasce nos icónicos edifícios da antiga fábrica de massas “A Napolitana”: instalações que foram adquiridas ao Grupo Auchan, que ali teve escritórios. “Visitei muitos projetos escolares ao longo dos anos e, para mim, este é um projeto absolutamente único”, começa por dizer ao idealista/news o islandês Gudmundur Jonsson, diretor da escola, que começou a funcionar no presente ano letivo.
Revelamos os últimos workshops presenciais do idealista de 2025
Competitividade é palavra de ordem no mercado imobiliário, estando os clientes cada vez mais (e melhor) informados e exigentes num cenário de oferta de casas limitada, quer seja para comprar ou para arrendar. Neste contexto, o idealista realiza em novembro quatro workshops presenciais, que são, de resto, os últimos que organiza este ano. Vão decorrer em Leiria (dia 11), Coimbra (dia 12), Guimarães (dia 19) e Vila Nova de Gaia (dia 20) e representam uma oportunidade para partilhar conhecimento sobre tendências, tecnologias e dados do imobiliário com os profissionais do setor. A entrada é gratuita.
Projeto turístico de luxo The Shore Residences muda de mãos
O projeto turístico de luxo The Shore Residences, localizado junto à Quinta do Lago e em frente à Praia do Ancão, no Algarve, mudou de mãos: foi vendido pela promotora imobiliária Vanguard Properties (VP), que tem estado muito ativa em Portugal nos últimos anos, nomeadamente no segmento de luxo, a fundos geridos pela Arrow Global Portugal. O valor da transação não é divulgado.
Buscas no Novo Banco por “ilegalidades na venda de ativos imobiliários”
A Polícia Judiciária (PJ) realizou buscas esta quarta-feira (29 de outubro de 2025) na sede do Novo Banco e nas instalações da consultora KPMG, em Lisboa, num inquérito que investiga suspeitas de corrupção ativa e passiva, segundo anunciou. Em causa está a operação intitulada ‘Hair-Cut’, que investiga alegadas irregularidades na venda de ativos imobiliários da instituição, situados na zona de Sesimbra. De referir que as buscas acontecem no dia em que ficou consumada a venda do banco por parte do Governo e do Fundo de Resolução ao grupo bancário francês BPCE.
iad Portugal compra PrimeBiz e admite novas aquisições em Portugal
É caso para dizer que este é um negócio entre mediadoras imobiliárias. Falamos da aquisição da PrimeBiz por parte da iad Portugal, empresa de origem francesa que assinala 10 anos de operação em território nacional – é a sua primeira operação de aquisição no país. “É um passo importante na consolidação do nosso percurso e reflete o momento de maturidade que vivemos após uma década de crescimento sólido”, confidencia Alfredo Valente, CEO da iad Portugal, ao idealista/news.
“A digitalização é a chave da transformação do setor imobiliário”
Alfredo Valente, CEO da iad Portugal, mediadora imobiliária de origem francesa que opera no mercado nacional há dez anos, considera que o setor “continua a demonstrar vitalidade e resiliência, mesmo num contexto de importantes desafios macroeconómicos e de escassez de oferta”. E apesar dos desafios antevê que a procura de casa se mantenha sólida e que haja um aumento no número de transações em 2025. A digitalização, frisa, é “a chave da transformação do setor imobiliário”.
Mobiliário do Onyria Quinta da Marinha Hotel está à venda
A venda exclusiva do mobiliário do Onyria Quinta da Marinha Hotel, em Cascais, já arrancou, através da Second Serve, plataforma digital lançada em abril de 2025 e dedicada à venda de mobiliário e equipamentos de hotelaria em segunda mão. Isto apesar do encerramento do hotel estar previsto apenas para o final de novembro. Os compradores já podem, assim, adquirir o mobiliário do hotel a preços imbatíveis, recebendo as peças no momento do encerramento da unidade.
Antiga fábrica Confiança será a maior residência universitária do país
Já está a decorrer a construção daquela que será a maior residência universitária do país, localizada em Braga, na emblemática antiga fábrica Confiança. O projeto foi adjudicado por 25,51 milhões de euros e está a ser construído pelo Grupo Casais, devendo estar totalmente pronto no verão de 2026, com um total de 786 camas.