
A Estação do Rossio, em Lisboa, foi reabilitada há cerca de uma década e, até então, tinha disponível uma área de escritório de 1.000 metros quadrados (m2). Este mesmo espaço foi agora arrendado à Heden, que duplica assim a área daquele que é o seu quinto espaço de cowork na capital: o Heden Rossio. Com esta operação, a Estação do Rossio ficou totalmente ocupada.
Foi em outubro de 2019, que a Heden ocupou cerca de 1.100 m2 de escritórios da Estação do Rossio para ali instalar o seu novo espaço de cowork na cidade. E, pouco tempo depois, a empresa arrendou mais 1.000 m2 do mesmo edifício, duplicando assim a área de cowork disponível no futuro. Se antes o espaço teria capacidade para 160 pessoas, agora terá capacidade para acolher 350 pessoas, entre visitantes temporários, freelancers ou clientes empresariais.
Aquele que é o quinto espaço de cowork da Heden em Lisboa será fruto do investimento total que ronda os 800 mil euros e vai ter mais de 2.000 m2, distribuidos por 2 pisos. A conclusão da ampliação do Heden Rossio está prevista para antes do início do verão, segundo confirmaram os fundadores László Varga e Manuel Bastos ao Dinheiro Vivo.

A oportunidade única para a Heden
A localização deste edifício - que pertence à IP Património -, a sua história e acessibilidade em termos de transportes públicos foram fatores, que conjugados, tornaram a Estação do Rossio o “espaço ideal para a proposta de cowork da Heden”, comenta Sofia Tavares, head of Office Leasing da JLL. “O facto de ter disponível uma área adequada em termos de dimensão e ser moderna em termos de infraestruturas e layout, tornou-a uma oportunidade a não perder”, conclui a responsável.
Também Manuel Bastos, CEO do Heden, admite que quando surgiu "a oportunidade de aumentar a nossa capacidade na emblemática estação do Rossio, não pensámos duas vezes", disse citado em comunicado enviado às redações. Isto porque, segundo o próprio, "a pandemia mostrou-nos que a flexibilização do trabalho é uma solução atrativa para empresas e colaboradores" e "prova disso são os nossos resultados de ocupação e, agora, o reforço do investimento neste novo espaço".
Este emblemático edifício situado junto à Praça dos Restauradores, entre o Rossio e a Avenida da Liberdade, possui além dos escritórios, também um auditório de uso comum, a "Sala do Rei", com capacidade para 80 pessoas, e um parque de estacionamento com 25 lugares entre espaços cobertos e exteriores, descreve a consultora JLL que foi responsável pelo recente arrendamento do espaço à Heden.
Para a Heden, este investimento "revela a aposta ganha no futuro híbrido do trabalho". Além do espaço no Rossio, a Heden conta ainda com mais quatro centros de cowork na capital, situados em Santa Apolónia, Chiado, Graça e Intendente. E, segundo diz a empresa, a ocupação atualmente ronda os 100% em todos os espaços.
Para poder comentar deves entrar na tua conta