
A equipa de supervisão bancária do Banco Central Europeu (BCE), que ainda ocupa o icónico edifício Eurotower, em Frankfurt, vai deixar definitivamente estas instalações no final de 2025, quando expira o atual contrato de arrendamento. Até lá, vai mudar-se para o edifício Galileo, localizado a poucos metros do atual centro de operações do supervisor bancário.
Além da realocação do pessoal que atualmente trabalha na Eurotower, o BCE também está a planear a a mudança das equipas que trabalham a partir do edifício Japan Center, também em Frankfurt, embora o contrato de arrendamento dessas instalações não expire até o final de 2028.
A CapitalLand, empresa proprietária da torre Galileo, disse que o BCE assinou um contrato de arrendamento de 10 anos para ocupar cerca de 93% da área total locável líquida do edifício. A este respeito, a partir do segundo semestre de 2025, a CapitaLand cederá progressivamente a área arrendada ao BCE assim que as iniciativas de melhoria contínua dos ativos (AEIs) do edifício estiverem concluídas.
O BCE explicou que esta medida reduzirá a sua pegada física e ambiental, baseando as suas operações no edifício principal do distrito de Ostend, em Frankfurt, e no edifício Galileo, no centro da cidade. "Esta consolidação diminuirá o consumo total de energia do BCE, apoiando as suas metas de eficiência energética, e permitirá uma estrutura de custos mais flexível", disse.
Desta forma, o BCE despede-se no final de 2025 da Eurotower, o edifício de 148 metros de altura, construído na década de 1970, que alberga o banco central da zona euro desde a sua fundação, em 1998, e entre 1995 e 1998 do seu antecessor, o Instituto Monetário Europeu.
No entanto, em meados da década passada, durante a presidência de Mario Draghi, o BCE já tinha transferido as suas funções de política monetária da Eurotower para a atual sede do banco central, no edifício Großmarkthalle, no bairro de Ostend, em Frankfurt am Main, aproveitando a transformação do antigo mercado retalhista da cidade.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta