Comentários: 0
Rendas até 1966 sobem 5,04% no próximo ano
autorizado

O executivo já publicou em Diário da República os factores de correcção das rendas antigas para 2013, que confirmam os aumentos esperados desde que foi publicada - pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) – a taxa de inflação sem habitação nos últimos 12 meses até à data de 31 de agosto. Desta forma, as rendas dos contratos anteriores a 1966 vão aumentar 5,04% no próximo ano enquanto as posteriores a 1967 (e até 1979) vão subir 3,36%.

Na prática, os aumentos para contratos anteriores a 1980 aumentam entre 3,36% e 5,05%. A juntar à publicação desta portaria está a entrada em vigor da nova lei das rendas, que acontece na próxima segunda-feira, dia 12, e aplica-se aos contratos anteriores a 1990. Uma situação que o presidente da Associação de Inquilinos Lisbonenses não vê com bons olhos. “A lei permite que ocorram os dois aumentos, uma vez que se trata de duas situações diferentes", disse Romão Lavadinho, citado pelo Correio da Manhã, lembrando que pediu ao governo para congelar o “aumento no próximo ano”.

Já António Frias Marques, presidente da Associação Nacional de Proprietários, acredita que, em geral, só vai haver um aumento. “[Com a nova lei das rendas, está previsto um processo de] negociação entre senhorios e inquilinos que pode demorar meses, pelo que alguns proprietários podem optar por aplicar esta portaria com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2013", explicou.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta