Comentários: 0

A economia continuará a destruir emprego em 2013, mas esta situação conhecerá uma inversão um ano depois. As mais recentes projeções do Banco de Portugal (BdP), divulgadas esta terça-feira, apontam para um crescimento do emprego da ordem dos 0,5% em 2014, o que se traduzirá em mais 22 mil empregos. Em 2015, este cenário deverá repetir-se. Quanto a salários, o BdP estima que no privado os valores vão subir.

De acordo com o Diário Económico, que cita os dados do Boletim Económico de Inverno, esta melhoria do cenário do mercado de emprego irá sustentar uma recuperação do consumo privado e do investimento acima do anteriormente esperado.

O BdP espera agora que a economia contraia 1,5% este ano (contra -1,6% antes apontados e acima da previsão de -1,8% do Governo) e avance para terreno positivo em 2014 e 2015, crescendo 0,8% e 1,3%, respetivamente. Ainda assim, em termos acumulados, o PIB contraiu 6% entre 2011 e 2013.

Outra das previsões do boletim refere-se aos salários do setor privado. Numa altura em que a Troika continua a pedir ao Governo mais medidas para reduzir as remunerações, o BdP admite algum aumento nos salários neste setor nos próximos dois anos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta