Comentários: 0
Mais de 100 mil funcionários públicos escapam a cortes salariais

O buraco nas contas dos hospitais com estatuto empresarial (EPE) ultrapassou os 460 milhões de euros no final de outubro. Segundo o Jornal i, que analisou as contas individuais de 39 hospitais, centros hospitalares e unidades locais de saúde (ULS) com estatuto EPE – os dados do Centro Hospitalar Oeste Norte não foram publicados, bem como os dos cinco do setor público administrativo –, os resultados operacionais negativos atingiram os 460,8 milhões. Um montante que representa um agravamento de 176,9 milhões (87,3%) face ao período homólogo.

De acordo com a publicação, os números não batem certo com o valor divulgado pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) para o total das instituições EPE: -455,7 milhões de euros.

Quando confrontada com estes números, que resultam da soma dos resultados de cada um dos hospitais divulgados no site da ACSS, a porta-voz do instituto que gere os dinheiros da Saúde disse não entender “o número avançado”. “Em termos comparáveis (excluindo o Centro Hospitalar do Baixo Vouga e ULS Litoral Alentejano, sem período comparável) o resultado operacional é de -455,79 milhões de euros, como apresentado no microsite de monitorização mensal, representando um agravamento contabilístico de 55,4%”, referiu.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta