
Descentralização de competências para autarquias dinamiza construção
O Governo aprovou o acordo com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) para a transferência de competências da administração central para as autarquias, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, esta terça-feira, dia 19 de julho. A esta mudança estão associadas obras de manutenção das escolas e construção de novos centros de saúde no país.

Obras em escolas e centros de saúde: câmaras têm 100 milhões de fundos
As câmaras municipais têm à disposição 100 milhões de euros de fundos europeus para reabilitar escolas e centros de saúde que se encontrem degradados. Para os concursos existe, no entanto, uma limitação das dotações por zonas: as regiões Norte e Centro, por exemplo, contam com 30 milhões de euros para requalificação das escolas, menos que o Alentejo e o Algarve, que dispõem de dez e cinco milhões, respetivamente. A medida consta no Despacho n.º 6871/2022, de 31 de maio de 2022, já publicado em Diário da República.

Novo centro de saúde de Carcavelos será construído na antiga Legrand
Carcavelos, no concelho de Cascais (Grande Lisboa), vai ter um novo pólo de saúde, construído nos terrenos da antiga fábrica da elétrica Legrand. A obra deverá estar concluída em fevereiro de 2023, segundo anunciou o município esta quarta-feira, dia em que foi lançada a “primeira pedr
Governo aprova 15 milhões de euros para construção e remodelação de centros de saúde
Boas notícias para as construtoras (além dos utentes, claro está). O Governo aprovou a transferência de 15 milhões de euros para trabalhos de remodelação e construção de centros de saúde nos distritos de Lisboa, Leiria, Setúbal e Santarém.

Buraco nas contas dos hospitais EPE ultrapassou os 460 milhões
O buraco nas contas dos hospitais com estatuto empresarial (EPE) ultrapassou os 460 milhões de euros no final de outubro.

hospitais pedem pagamento de taxas que já prescreveram
há utentes que estão a ser notificados pelos hospitais e centros de saúde para pagarem dívidas relativas a taxas moderadoras que já prescreveram. segundo avança a edição desta segunda-feira do jornal de negócios, os utentes não são obrigados a pagar dívidas prescritas.

serviço nacional de saúde com saldo positivo pela primeira vez em quatro anos
o serviço nacional de saúde (sns) fechou o primeiro semestre do ano com saldo positivo de 74,8 milhões de euros, algo que não acontecia pelo menos há quatro anos.

rumores
analistas esperam que bce baixe taxa de juro de referência: o banco central europeu (bce) deverá cortar esta quinta-feira a taxa de juro de referência para 0,5%.
médicos vão passar a trabalhar 40 horas por semana em 2013
os médicos vão passar a trabalhar 40 horas semanais, das quais até 18 horas serão em urgência hospitalar, anunciaram neste domingo os sindicatos e o ministro da saúde, paulo macedo.
enfermeiros contratados pelo estado recebem quatro euros por hora
os enfermeiros que comecem a trabalhar, a partir desta segunda-feira, nos centros de saúde da região de lisboa e vale do tejo e que tenham sido contratados pelas empresas de prestação de serviços vencedoras do último concurso da administração regional de saúde, vão receber quatro euros por hora, rev

chamadas e e-mails para médico de família podem custar três euros
telefonar ou mandar um e-mail para o médico de família pode custar três euros, segundo a interpretação que alguns centros de saúde estão a fazer do diploma com as novas taxas moderadoras.
falta de médicos de família obriga governo a contratar no estrangeiro
o governo vai continuar a contratar no estrangeiro para colmatar a falta de médicos de família nos centros de saúde, revela o diário económico.