Centenas de inquilinos estão a queixar-se junto da Associação dos Inquilinos Lisbonenses, sobre aumentos das rendas que os senhorios querem aplicar e que, às vezes, chegam ao triplo do valor atual.
Os inquilinos alegam que as rendas foram atualizadas há um ano e que não podem sofrer uma nova subida nos próximos cinco anos, noticia a TSF.
O aumento é justificado pelos proprietários com a não apresentação do comprovativo de rendimentos. Um documento que têm de ser entregue todos os anos pelos inquilinos.
Romão Lavadinho, da Associação dos Inquilinos Lisbonenses, disse à TSF que em muitos casos o documento não foi entregue porque só agora começaram a ser passadas pelas Finanças as notas de liquidação do IRS. O presidente da Associação acusa os proprietários de estarem a aplicar a lei à letra.
Romão Lavadinho lembra que as rendas só podem ser aumentadas se o inquilino passar a ter um rendimento superior a cinco salários mínimos. Defende que a lei só deveria impôr a entrega do documento das finanças de 5 em 5 anos ou permitir ao senhorio que o pedisse sempre que suspeitasse de uma alteração dos rendimentos.
Contactado pela TSF, Menezes Leitão, presidente da Associação Lisbonense de Proprietários, desconhece estes casos. Mas diz que, a existirem, está apenas a cumprir-se aquilo que a lei prevê.
Para poder comentar deves entrar na tua conta