Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Arrendamento

Últimas notícias sobre "Arrendamento" publicadas em idealista.pt/news

Governo prepara plano para atrair investidores a construir e promover casas a preços acessíveis

Aumentar o número de casas disponíveis no mercado a preços acessíveis. Este é o grande objetivo da secretária de Estado da Habitação e é, para alcançar este desígnio, que diz orientar todos os esforços e estratégias. Ana Pinho considera que, em Portugal, a solução para a crise habitacional não passa por limitar os preços do arrendamento por via administrativa - como se quer fazer na vizinha Espanha, por exemplo - sob o risco de se "perderem ainda mais casas".

Notícia sobre:

Viver no centro histórico do Porto com rendas acessíveis - candidaturas abriram ontem

Arrancou esta segunda-feira, dia 20 de janeiro de 2020, o prazo das candidaturas a um conjunto de 15 habitações reabilitadas no Centro Histórico do Porto, que o Município vai pôr no mercado de arrendamento a rendas acessíveis. Os interessados podem formalizar os pedidos até ao próximo dia 28 de fevereiro, presencialmente na sede da Porto Vivo, SRU.

Notícia sobre:

Senhorios sem recibos eletrónicos têm de fazer comunicação anual de rendas até final do mês

Os proprietários que tenham casas arrendadas e que, em 2019, não tenham emitido recibos eletrónicos de rendas através do Portal das Finanças têm até final de janeiro efetuar junto do Fisco a comunicação anual de rendas recebidas. Em causa está a entrega da declaração Modelo 44, que pode ser feita em papel ou online.

Notícia sobre:

Dívidas de rendas à Segurança Social acumulam mais de 3,5 milhões

Além de apontar falhas ao negócio da venda de imóveis à Câmara de Lisboa, o TC considera os “mecanismos de controlo interno implementados” insuficientes no que diz respeito à “cobrança tempestiva da receita de rendas e na recuperação da dívida”. No final de 2018, a Segurança Social tinha 3,5 milhões de rendas por cobrar acumuladas há mais de nove anos.

Notícia sobre:

Câmara do Porto vai lançar sorteio para 15 casas com renda acessível na Sé

A Câmara do Porto vai sortear 15 casas com renda acessível no centro histórico da cidade. Os fogos estão totalmente reabilitados e prontos a habitar, mas nem todos serão elegíveis para concurso. "Terão mais hipóteses de sucesso os agregados jovens, com crianças e com rendimentos mais baixos”, segundo a autarquia. 

Notícia sobre:

Lisboa: programa Renda Segura “apresentado em breve em reunião de câmara para ser aprovado”

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai arrendar habitações a particulares para subarrendar como renda acessível. Falamos do programa Renda Segura, que foi apresentado no final de 2019 pelo presidente da autarquia, Fernando Medina. Para Ricardo Veludo, vereador do Urbanismo, com esta iniciativa “elimina-se o risco do incumprimento do pagamento da renda”. 

Notícia sobre:

Vale a pena ter seguros de recheio em casas arrendadas?

Mesmo quando se vive numa casa arrendada, o investimento que se faz no recheio para tornar o imóvel num lar é significativo. Desta forma, para se precaverem casos de acidentes ou outros sinistros, o melhor é mesmo contratar uma apólice que compense a perda do valor financeiro de móveis, eletrodomésticos, obras de arte ou outros.

Notícia sobre:

Arrendar casa em Portugal ficou 3,2% mais caro em 2019

O mercado de arrendamento em Portugal está (e estará) no olho do furacão, com o valor das rendas pedido pelos senhorios aos potenciais inquilinos a disparar com o passar dos meses. Em 2019, os preços aumentaram em média 3,2%, um valor que compara com a subida verificada no ano anterior (1,9%).

Notícia sobre:

Lei da habitação vitalícia entra hoje em vigor

A partir de hoje já vai ser possível ter uma casa para toda a vida sem ter de a comprar. O Direito Real de Habitação Duradoura (DHD) já foi publicado em Diário da República e permite que os inquilinos vivam de forma permanente e vitalícia numa habitação, mediante o pagamento ao proprietário de uma caução inicial e de uma prestação mensal.

Notícia sobre: