Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Arrendamento

Últimas notícias sobre "Arrendamento" publicadas em idealista.pt/news

"Senhorio social"? Não, obrigado. Proprietários querem antes um subsídio de renda

Seguir o exemplo europeu com a criação de um subsídio de renda, já previsto na legislação, é a a contraproposta da Associação Nacional de Proprietários face ao objetivo do Governo de avançar com o "senhorio de cariz social". A ideia do Executivo é criar um regime de benefícios que compensem os senhorios por cobrarem rendas mais baixas à classe média.

Notícia sobre:

Rendas voltam a ficar congeladas por mais cinco anos

Boas notícias para muitos inquilinos. Más notícias para outros tantos proprietários, sobretudo em Lisboa e Porto. O PS e Bloco chegaram a acordo para alargar o período transitório das chamadas rendas antigas, que estava previsto terminar em 2017. Isto significa que os inquilinos com mais de 65 anos, portadores de deficiências com incapacidade igual ou superior a 60% e os de lojas com interesse histórico e cultural vão estar protegidos durante mais cinco anos contra o aumento das rendas.

Notícia sobre:

Uma casa com vista: quanto pagarias por viver em frente a um cemitério?

No mercado imobiliário há um código não escrito que diz que, se queres ter um cliente feliz, deves ser transparente. A quase todos já nos terá acontecido ir ver uma casa que não se ajustava ao que aparecia nas fotos do anúncio ou que escondia algo que, oportunamente, o fotógrafo tinha deixado fora da imagem. Isto não acontece neste apartamento do Porto, comercializado pela agência Uniplaces, que decidiu mostrar o bom e menos atrativo deste moderno apartamento para arrendar com vista para o cemitério da cidade.

Uma casa com vista: quanto pagarias por viver em frente a um cemitério?
Notícia sobre:

Rendas apoiadas com novas regras a 1 de setembro

As alterações ao regime do arrendamento apoiado, que visam "uma maior justiça social", entram em vigor na próxima semana, no dia 01 de setembro de 2016. Aprovado em julho passado na Assembleia da República, o diploma estabelece que a taxa de esforço máxima não possa ser superior a 23% do rendimento mensal corrigido do agregado familiar do arrendatário. E, para “efeitos meramente informativos”, o contrato celebrado deve apresentar o valor real da renda sem o apoio.

Notícia sobre:

Rendas em Londres baixam pela primeira vez desde 2010 - o efeito do Brexit continua

Londres destacava-se no panorama internacional por ser a cidade com rendas mais caras do mundo, vivendo anos de sobreaquecimento no mercado imobiliário. Mas a capital inglesa está a arrefecer, na sequência do Brexit, quando os britânicos votaram a saída do Reino Unido da decisão da União Europeia (UE). Os novos contratos de arrendamento baixaram em julho pela primeira vez desde novembro de 2010.

Notícia sobre:

Deco Alerta: contrato escrito, a arma que te protege de burlas nas casas de férias

Queres arrendar uma casa de férias e proteger-te no caso de alguma coisa correr mal? Hoje ajudamos-te a protegeres-te mais, no tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Rendas das casas vão subir 0,5% em 2017

Boas notícias para inquilinos; más notícias para senhorios. As rendas de habitações em Portugal, depois de dois anos de estagnação, vão subir em 2017, mas pouco. A atualização do valor deverá fixar-se à volta dos 0,5%, tendo em conta o valor do Índice de Preços do Consumidor (IPC), publicado esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Ainda assim será o maior aumento desde 2014.

Notícia sobre:

Estado gasta 8,3 milhões de euros por mês em rendas de imóveis

O Estado é, ao mesmo tempo, um dos maiores proprietários e inquilinos de Portugal. Por mês, em média, o arrendamento de imóveis a privados custa à volta dos 8,3 milhões de euros ao erário público, sendo que no primeiro trimestre deste ano tinha perto de 1850 rendas ativas, segundo o último relatório do Sistema de Informação de Imóveis do Estado (SIIE), da Direção-Geral do Tesouro.

Notícia sobre:

Proprietários de casas para turistas obrigados a ter quotas para arrendamento habitacional...

Os proprietários de imóveis que estão a operar no negócio do alojamento local, com casas para turistas, vão passar a ser obrigados a destinar uma parte das suas propriedades para arrendamento habitacional. A medida está a ser preparada pelo grupo de trabalho das Políticas de Habitação, Crédito Imobiliário e Tributação do Património Imobiliário, no Parlamento.

Notícia sobre:

Marcelo já promulgou novo regime de rendas apoiadas para a habitação

O novo regime de arrendamento apoiado para a habitação, que tem em vista uma "maior justiça social" já foi promulgado pelo Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa, considera que o diploma "tenta minorar, nas duas últimas normas, os efeitos financeiros da sua aplicação ainda durante o ano de 2016", segundo uma nota publicada este sábado no site da Presidência.

Notícia sobre:

Páginas