Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Arrendamento

Últimas notícias sobre "Arrendamento" publicadas em idealista.pt/news

Porto Vivo lança sorteio para arrendar 28 apartamentos e 11 lojas

Arrancam hoje, dia 2 de janeiro de 2017, as visitas às 39 frações no Morro de Sé, que a Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana quer arrendar por concurso. Em causa estão 28 apartamentos e 11 espaços comerciais, com preços a variar entre os 164,60 euros (T0) e os 523,90 euros (T3 triplex). Nos espaços comerciais, o mais caro é uma loja com 109,55 metros quadrados, pela qual o arrendatário terá que pagar 876,40 euros, e o mais barato é um pequeno local com 15,64 metros quadrados, com a renda mensal de 125,12 euros.

Notícia sobre:

Arrendamento a estudantes cresceu 33% num ano

O arrendamento habitacional destinado a estudantes aumentou 33% no último ano. Segundo a Uniplaces, plataforma online de alojamento, todos os meses, o número médio de anúncios disponíveis cresce 5%, o que significa que este é um segmento de mercado que se está a consolidar “entre senhorios e proprietários de imóveis”.

Notícia sobre:

Vila Real reabilita edifícios históricos para arrendar a preços acessíveis, com apoio do IHRU

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai reabilitar um conjunto de edifícios no centro histórico e na frente ribeirinha que vão ser depois colocados no mercado de arrendamento, com preços acessíveis. Para viabilizar este projeto, a autarquia algarvia assinou esta quinta-feira um protocolo de adesão ao programa Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível, com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Notícia sobre:

Casas para turistas: Alojamento Local vai pagar IRS e IRC sobre 35% das rendas

Quem arrenda casas a turistas vai sofrer um agravamento de tributação. A proposta de Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) prevê que sejam englobados 35% dos rendimentos para efeitos de IRS e de IRC, contra os 15% atuais, fazendo com que a matéria coletável aumente cerca de 20%.

Notícia sobre:

Lisboa lança programa de renda acessível em parceria com investidores privados

A Câmara Municipal de Lisboa vai lançar um Programa Renda Acessível (PRA), no âmbito do qual serão construídos entre 5 e 7 mil fogos de tipologias T0, T1 e T2 e com rendas entre os 250 e os 450 euros. Apresentado esta sexta-feira aos profissionais do setor imobiliário e investidores no Salão Imobiliário de Lisboa, o PRA destina-se à classe média, sobretudo jovens.

Notícia sobre:

Inquilinos querem cadastro de imóveis arrendados

Os inquilinos querem que seja criado um registo municipal de todos os imóveis arrendados ou no mercado do arrendamento habitacional e não habitacional. E reclamam que só possam ser arrendados imóveis que aí estejam registados. Estas propostas foram feitas pela Associação de Inquilinos Lisbonenses (AIL) ao Governo e aos partidos políticos.

Notícia sobre:

Inquilinos reclamam prorrogação para 15 anos do período transitório de atualização de rendas

A Comissão dos Inquilinos das Avenidas Novas (CIAV), em Lisboa, exigiu esta quarta-feira, no Parlamento, a prorrogação para 15 anos do período transitório para contratos de renda anteriores a 1990, em vez da proposta do PS de o prolongar 10 anos. “A nossa exigência [visa] dar tempo para que a ‘lei da vida’ resolva o problema dos contratos anteriores a 1990”, disse Magda Fonseca, da CIAV.

Notícia sobre:

Mais de 40% dos jovens candidatos ao Porta 65 sem apoio para arrendar casa

Entre 2007 e 2016, mais de 40% dos jovens candidatos ao Porta 65 ficaram sem apoio ao arrendamento, segundo dados do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). É para corrigir esta situação que o Governo diz estar a trabalhar num "reforço substancial na dotação do programa" para o próximo ano.

Notícia sobre:

Queres arrendar casa e não consegues por causa do teu animal de estimação? O PAN quer mudar isso

Chegou esta semana ao Parlamento um projeto de lei que visa obrigar os senhorios a aceitarem famílias com animais de estimação quando fizerem um contrato de arrendamento. O objetivo da iniciativa, da autoria do PAN (Pessoas-Animais-Natureza) é promover a igualdade, tendo em conta que todos os cidadãos têm a mesma dignidade social.

Notícia sobre:

Famílias querem pagar metade do valor das rendas pedido pelos senhorios

O mercado de arrendamento parece estar a ganhar cada vez mais adeptos, sobretudo em Lisboa e Porto, mas a oferta não está a corresponder à procura. Os preços, esses, são muito elevados: em média os valores praticados são o dobro do que as famílias estariam disponíveis para pagar. Uma das consequências desta tendência é o aumento dos incumprimentos.

Notícia sobre: