Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Arrendamento

Últimas notícias sobre "Arrendamento" publicadas em idealista.pt/news

Mais de 40% dos jovens candidatos ao Porta 65 sem apoio para arrendar casa

Entre 2007 e 2016, mais de 40% dos jovens candidatos ao Porta 65 ficaram sem apoio ao arrendamento, segundo dados do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). É para corrigir esta situação que o Governo diz estar a trabalhar num "reforço substancial na dotação do programa" para o próximo ano.

Notícia sobre:

Queres arrendar casa e não consegues por causa do teu animal de estimação? O PAN quer mudar isso

Chegou esta semana ao Parlamento um projeto de lei que visa obrigar os senhorios a aceitarem famílias com animais de estimação quando fizerem um contrato de arrendamento. O objetivo da iniciativa, da autoria do PAN (Pessoas-Animais-Natureza) é promover a igualdade, tendo em conta que todos os cidadãos têm a mesma dignidade social.

Notícia sobre:

Famílias querem pagar metade do valor das rendas pedido pelos senhorios

O mercado de arrendamento parece estar a ganhar cada vez mais adeptos, sobretudo em Lisboa e Porto, mas a oferta não está a corresponder à procura. Os preços, esses, são muito elevados: em média os valores praticados são o dobro do que as famílias estariam disponíveis para pagar. Uma das consequências desta tendência é o aumento dos incumprimentos.

Notícia sobre:

Rendas sobem 0,54% em 2017, o maior aumento em três anos

O valor das rendas deverá aumentar 0,54% no próximo ano, o que representa a maior subida desde 2014, segundo os números da inflação dos últimos 12 meses até agosto, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Arrendamento jovem: mais casas com descontos a partir de dia 20

O período de candidaturas ao Programa Porta 65 Jovem relativo à terceira fase de 2016 decorre entre 20 de setembro e 7 de outubro. Trata-se de uma iniciativa do IHRU que apoia o arrendamento de habitação para residência permanente e que tem como beneficiários jovens entre 18 e 30 anos, jovens em coabitação, jovens casais ou em união de facto (um dos elementos pode ter até 32 anos).

Notícia sobre:

Rendas congeladas: Costa primeiro-ministro contra Costa não primeiro-ministro

A Associação Lisbonense de Proprietários (APL) acusa António Costa de ter um discurso antagónico, com versões contraditórias, sobre as rendas congeladas, antes e depois de ser primeiro-ministro. “Pressionado pelas forças políticas de esquerda que suportam o Governo, o primeiro-ministro defende agora um regresso ao congelamento das rendas, com os senhorios a suportarem obrigações sociais do Estado”, aponta a associação, suportando-se de um vídeo de 2011 do agora chefe de Governo, num programa televisivo.

António Costa com os restantes comentadores da Quadratura do Circulo, fotografados pelo Expresso
Notícia sobre:

Arrendamentos de alojamentos para universitários rendem um milhão por semana

O negócio de arrendamento de alojamentos a estudantes universitários está a gerar um milhão de euros por semana, em termos médios, para a Uniplaces. A plataforma online, especializada nesta área do imobiliário, diz ainda que agrega mais de 3000 proprietários particulares e profissionais, e que as zonas que registam maior procura por parte dos universitários em Lisboa são os Anjos, Arroios e Alameda, seguidos por São Sebastião, Santos, Bica e Bairro Alto.

Notícia sobre:

Renda apoiada: Lisboa vai aplicar já as novas regras, mas Porto e IHRU só em 2017

As alterações ao regime do arrendamento apoiado, que visam “uma maior justiça social”, entraram em vigor esta quinta-feira (dia 1), mas alguns senhorios de habitação social, nomeadamente o IHRU e a Câmara Municipal do Porto, só vão aplicá-las no início de 2017. Já a Câmara Municipal de Lisboa, que é a maior senhoria de habitação social do país – tem cerca de 23 mil fogos –, vai implementar já as novas medidas.

Notícia sobre:

"Senhorio social"? Não, obrigado. Proprietários querem antes um subsídio de renda

Seguir o exemplo europeu com a criação de um subsídio de renda, já previsto na legislação, é a a contraproposta da Associação Nacional de Proprietários face ao objetivo do Governo de avançar com o "senhorio de cariz social". A ideia do Executivo é criar um regime de benefícios que compensem os senhorios por cobrarem rendas mais baixas à classe média.

Notícia sobre:

Rendas voltam a ficar congeladas por mais cinco anos

Boas notícias para muitos inquilinos. Más notícias para outros tantos proprietários, sobretudo em Lisboa e Porto. O PS e Bloco chegaram a acordo para alargar o período transitório das chamadas rendas antigas, que estava previsto terminar em 2017. Isto significa que os inquilinos com mais de 65 anos, portadores de deficiências com incapacidade igual ou superior a 60% e os de lojas com interesse histórico e cultural vão estar protegidos durante mais cinco anos contra o aumento das rendas.

Notícia sobre:

Páginas