Comentários: 0

Será já no próximo mês de setembro que a Câmara Municipal do Porto vai começar a entregar as casas que estão a ser recuperadas no centro histórico da cidade, no âmbito do programa de reabilitação no valor de quatro milhões de euros que a autarquia tem em curso. O objetivo é promover o regresso ao "coração" do Porto de famílias que vivem atualmente em bairros periféricos da Invicta. 

Numa primeira fase, a autarquia espera instalar 130 famílias em 57 casas e 17 edifícios municipais ao longo dos próximos dois anos, de acordo com o Jornal de Notícias. A Câmara financia perto de metade do valor do investimento do programa e os restantes dois milhões de euros são assegurados pela extinta Fundação para a Zona Histórica do Porto

As pessoas que vão viver no centro histórico ao abrigo desta medida terão o Regime de Arrendamento Apoiado, pagando em função dos rendimentos do agregado familiar. 

Prédios nos Lóios e Clérigos

O anúncio da entrega das casas em setembro foi feito numa visita, recentemente, a prédios localizados nas ruas de Trás e dos Caldeireiros (próximo do largo dos Lóios e da Torre dos Clérigos) que serão reabilitados e preparados para alojar famílias inscritas na empresa municipal Domus Social. 

O vereador da Habitação do Porto, Manuel Pizarro, citado pelo diário, adiantou então que as primeiras casas estão "praticamente prontas" e localizam-se nas zonas da Ribeira, Sé e Miragaia. 

Devolver famílias ao coração da cidade

"Queremos contrariar o que aconteceu nas últimas décadas e fazer com que o enorme impacto do turismo na regeneração urbana desta zona seja também acompanhado pela possibilidade de pessoas de todas as classes sociais morarem no centro histórico", disse Manuel Pizarro. 

Dando nota de que "a câmara tem o direito de opção sobre imóveis no centro histórico", o responsável revelou que "em alguns casos, em imóveis cujo preço e a possibilidade de reconversão sejam interessantes, vamos exercer essa opção", acrescentou Manuel Pizarro. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade